Quais são os tipos de controle de constitucionalidade?

Perguntado por: Diogo Leandro Gonçalves Martins Pacheco  |  Última atualização: 19. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

Controle jurisdicional, concentrado, difuso e ação declaratória de constitucionalidade.

Quais são as espécies de controle de constitucionalidade?

Espécies de controle de constitucionalidade
  • Judiciário ou Jurídico. · É a verificação da adequação (compatibilidade) de atos normativos com a constituição feita pelos órgãos integrantes do Poder Judiciário. ...
  • Misto. ...
  • PREVENTIVO.
  • REPRESSIVO.

Quais as espécies de controle de constitucionalidade existentes no Brasil?

No Brasil, existem cinco espécies de controle concentrado de constitucionalidade: a Ação declaratória de constitucionalidade (ADC), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADI por omissão), a Ação Direta Interventiva (ou Representação Interventiva) e a Arguição ...

Quais são as ações de controle de constitucionalidade?

Temos, assim, quatro tipos de ação do controle concentrado de constitucionalidade:
  • ADI (ADIn): Ação Direta de Inconstitucionalidade;
  • ADC (ADECON): Ação Declaratória de Constitucionalidade;
  • ADO: Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão;
  • ADPF: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Quais são as ações de controle difuso?

No controle difuso, o interessado arguirá a inconstitucionalidade da lei e o juiz, a reconhecendo, afastará a incidência da norma assim considerada no caso concreto. A repercussão, por isso, é inter partes. A norma tida por inconstitucional continuará vigente, exceto para aquele caso concreto.

Classificações do Controle de Constitucionalidade - Constitucional OAB

38 questões relacionadas encontradas

Como são denominadas as ações do controle de constitucionalidade concentrado no Brasil?

Quatro dispositivos, previstos na CF e regulados em 1999, servem ao controle concentrado: Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC), Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO).

Quais as espécies normativas passíveis do controle de constitucionalidade?

59, da Constituição da República, portanto, as leis e atos em sentido lato sensu que podem ser objeto de controle de constitucionalidade são as emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.

O que pode ser objeto de controle de constitucionalidade?

A função precípua do controle de constitucionalidade é garantir a ordem e a coerência do sistema normativo, de modo que, partindo da supremacia e rigidez constitucional, haja conformidade entre as leis e seu fundamento de validade, que é a Constituição.

Quais artigos da CF fala sobre controle de constitucionalidade?

De acordo com o artigo 102 da CF, cabe ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar a ação declaratória constitucional. Em relação a legitimidade para a propositura dessa ação a Carta Magna elenca em seu artigo 103 e também no parágrafo 4..

Quais são os pressupostos para o controle de constitucionalidade?

Para haver controle de constitucionalidade, são dois os seus pressupostos: existência de uma Constituição rígida e previsão constitucional de um mecanismo de fiscalização da validade das leis.

Quais as ações que podem ser utilizadas para provocar o controle abstrato?

102, “a” e §1°, da Constituição Federal de 1988 estabelece três espécies de ações próprias para fins de controle abstrato de constitucionalidade, são elas: (i) ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que pode ser por Ação (simplesmente ADI) ou por Omissão (ADO); (ii) ADC (Ação Direita de Constitucionalidade); e ( ...

O que é via de exceção?

Também conhecido como controle por via de exceção, caracteriza-se pela permissão a todo e qualquer juiz ou tribunal realizar no caso concreto a análise sobre a compatibilidade do ordenamento jurídico com a Constituição.

Qual foi o modelo de controle de constitucionalidade incorporado no direito brasileiro pela Constituição de 1891?

A Constituição de 1891, sobre a influência do direito norte-americano, consagrou o modelo difuso de controle constitucional, incorporando em seu texto o que já estava previsto na Constituição provisória de 1890 e no Decreto 848/1890.

Como a ADC foi incorporada no direito brasileiro?

5º, inciso LXXI, da CF/88[4], com o objetivo de dar uma solução aos casos concretos. ... Na concepção de Bernardes e Ferreira (2015), aduzem que a Emenda Constitucional de nº 3/1993, inseriu na Carta Política de 1988, a hipótese do controle de constitucionalidade denominada de ADC cujos legitimados são os mesmos da ADI.

Quanto ao controle de constitucionalidade qual o modelo é adotado na Constituição Brasileira de 1988 e qual o objetivo?

A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. ... No tocante ao controle de constitucionalidade, pode-se afirmar que a Constituição inovou ao adotar o modelo híbrido, caracterizado pela combinação de elementos do controle difuso e do controle concentrado (VIVEIROS, 2012).

O que é o controle político?

O controle político realiza-se por poderes de natureza estritamente política, o Executivo, pelo Chefe de Governo, e o Legislativo, pelo Congresso Nacional. É um controle preventivo, não judicial, pois ocorre antes que a lei entre em vigor no interior do processo legislativo.

O que é via de ação?

No Brasil, a competência para Controle de Constitucionalidade por Via de Ação Direta pertence, no plano federal, ao Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como paradigma a Constituição Federal, na ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual (ADIN), na ação declaratória de ...

O que é via de defesa?

Via incidental – pelo sistema de via incidental, ou de exceção ou de defesa conforma também é conhecido, o controle será exercido como questão prejudicial e premissa lógica do pedido principal, ou seja, deve ser analisado qual é o fundamento da pretensão do autor, como temos o exemplo da ação constitucional o mandado ...

Qual a finalidade do controle de constitucionalidade por exceção?

a) Controle por via de exceção, incidental ou concreto - O Controle por via de exceção é próprio do controle difuso. Por ele, cabe ao próprio interessado, quando apresenta sua defesa num caso concreto, suscitar a inconstitucionalidade.

O que é controle abstrato?

O controle abstrato, também conhecido como controle por via direta, tem como finalidade precípua (e não exclusiva) assegurar a supremacia da constituição (lembrando-se que o controle concreto tem como finalidade, além de conferir supremacia para a constituição, a proteção de direito subjetivo (finalidade principal).

O que é controle de constitucionalidade em abstrato?

O controle abstrato de constitucionalidade se contrapõe ao controle difuso de constitucionalidade, este tem por finalidade assegurar, por meio da declaração incidental de inconstitucionalidade, direito à parte envolvida concretamente em um litígio.

O que é controle concentrado onde ele é realizado?

O controle concentrado é o controle abstrato, “concentrado” em um único tribunal (STF), que busca examinar a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo em tese. Não há um caso concreto aqui. Esse controle se dará por meio de ações específicas, são elas: ADI (ação direta de inconstitucionalidade – art.

O que é pressuposto constitucional?

Porque a constituição em sentido formal são aquelas normas que tem essência constitucional, que tratam de declaração de direitos e garantias fundamentais, da organização dos poderes, basicamente. ...

É possível controle de constitucionalidade de constituições não escritas?

O controle de constitucionalidade é um dos instrumentos mais antigo e necessário utilizado na defesa da ordem constitucional de um determinado Estado. ... Destarte, a supremacia constitucional ainda pode ser considerada material ou formal, ao passo, que a primeira é peculiaridade de Constituições não escritas.

Por que a supremacia da constituição e a rigidez constitucional são pressupostos para o controle de constitucionalidade?

Assim, a rigidez constitucional permite a existência de uma estrutura hierárquica que tem a Constituição no topo como norma fundamental. ... Assim, rigidez e supremacia constitucional constituem pressupostos indeclináveis do controle de constitucionalidade, de modo que inexistirá este inexistindo aqueles.

Artigo anterior
Quais são as modalidades de recursos previstos no CPC?
Artigo seguinte
Quais são os indicadores KPIs?