Quais são os tipos de cimentos?

Perguntado por: Guilherme Gabriel Ferreira  |  Última atualização: 6. November 2024
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

Tipos de cimento
  • Cimento Portland Comum (CP-I)
  • Cimento Portland Composto (CP-II)
  • Cimento Portland de Alto-forno (CP-III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP-IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP-V ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Branco (Portland Branco)

Quais os 5 tipos de cimento?

Os principais tipos de cimento
  1. Cimento CP I. Este cimento foi o primeiro lançado no Brasil. ...
  2. Cimento CP II-E. O CP II-E é ideal para obras com estruturas que apresentam desprendimento de calor moderado, ou que possam ser atingidas por sulfatos. ...
  3. Cimento CP II-F. ...
  4. Cimento CP III. ...
  5. Cimento CP IV.

Qual o tipo de cimento mais usado?

Cimento Portland Comum ( CP I e CP I-S)

Este é o tipo mais utilizado em todo o mundo e é indicado para a maioria das aplicações de construção, incluindo a fabricação de concreto, revestimentos e argamassas. Ele é conhecido por sua resistência e durabilidade.

Como classificar cimento?

Existem três tipos: Cimento Portland CP II-Z, Composto CP II-E, Composto CP II-F. Esse tipo de cimento possui adição de material pozolânico que garante menor permeabilidade ao material e pode ser empregado em obras civis em geral, subterrâneas, marítimas e industriais.

O que significa cp2 e cp3?

Cimento CP III

É um cimento de alto forno e contém mais escória do que o Cimento CP II-E, ou seja, possui menor liberação de calor ao reagir com a água e alta resistência a ambientes mais agressivos.

QUAIS OS TIPOS DE CIMENTO PORTLAND E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

19 questões relacionadas encontradas

Qual é o cimento mais forte cp2 ou cp4?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Qual o melhor cimento cp2 cp3 ou cp4?

Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.

Qual o cimento é mais forte cp2 ou cp3?

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Qual é o cimento mais forte?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete) ou concreto livre de porosidade chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

O que significa CP II e 40?

Indicado para canal concreteira, o CP II-E-40 possui alta resistência final, baixa demanda de água no concreto e maior compatibilidade com aditivos. Um cimento com excelente performance, produzido com o mais rígido controle acarretando na menor variação do mercado.

O que significa as siglas do cimento?

O que são as siglas nos nomes e sacarias? Os sacos de cimento carregam sempre a sigla CP, de Cimento Portland, com um número romano de I a V (um a cinco, respectivamente). Esses números significam o tipo: I – simples, II – composto, III – de alto forno, IV – pozolânico e V – de alta resistência inicial.

Qual o tipo de cimento para laje?

Quando se trata da fabricação de lajes, é essencial estar atento ao tipo de cimento. O mais indicado para essa finalidade é o cimento CP II-E, que conta com uma excelente resistência, sobretudo por ter em sua composição a escória, que é um resíduo de produção de indústrias siderúrgicas, formado por partículas de ferro.

Qual o melhor cimento hoje?

Melhores marcas de cimento e tipos indicados por aplicação
  • Cimento Portland Comum (CP I)
  • Cimento Portland Composto (CP II)
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)

Qual o cimento comum?

CP I – Cimento Portland Comum

Geralmente, é utilizado em obras gerais, que não possuam exigências específicas em relação ao tipo de cimento utilizado. Na composição, possui somente o gesso como aditivo para possibilitar mais tempo na aplicação. Sua resistência é de 25 MPa (Mega Pascal, unidade de medida de pressão).

Qual o tipo de cimento para reboco?

O reboco tradicional é uma argamassa composta de ligantes minerais com: cimento Portland ou branco e cal, areia e água dosada, rodada no canteiro de obra.

Qual o cimento mais usado no Brasil?

1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732)

O Cimento Portland Comum CP I recebe até 5% de adições, além do gesso, que tem como objetivo retardar o início de pega do cimento para possibilitar mais tempo na aplicação. É utilizado em serviços de construção em geral, que não são exigidas propriedades especiais.

Qual cimento usar na obra?

CP IV: O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Qual é o melhor cimento para construção?

O engenheiro responsável pela obra irá saber exatamente qual tipo de cimento utilizar e qual apresenta melhores condições para suportar determinadas condições. No entanto, conforme mencionado acima, o melhor cimento para concreto pode ser o CP III, por sua menor porosidade e duração mais elevada.

O que colocar no cimento para ficar mais forte?

Aditivo para Concreto Super Grout

A principal função do Super Grout é tornar o concreto mais fluido, de modo a aumentar sua trabalhabilidade. Ele também diminui a necessidade de água na hora do preparo do concreto, tornando a massa ainda mais resistente que o normal.

Qual é o cimento que tem a secagem mais rápida?

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Qual é o cimento de secagem rápida?

Cimento Nacional. O CP II-E-32 (Secagem Rápida) da Brennand Cimentos tem baixo teor de adição e é composto por escória de alto-forno que lhe garante resistência inicial superior e coloração escura.

Para que é indicado o cimento cp2?

CP II-F – Cimento Portland com material carbonático

O tipo CP II-F possui adição de 6 a 10% de material carbonático. Ele é utilizado nas aplicações gerais da construção civil, como pisos e pavimentos, concreto simples e armado.

Para que é indicado o cimento cp3?

O CP III-40-RS da Apodi, produzido com adição de escória de alto forno, é um produto desenvolvido para obras que necessitam de baixo calor de hidratação, resistência a ambientes com alta agressividade e inibição de reações como álcali/agregado e ataque por sulfatos.

Onde usar o cimento cp2?

O cimento Portland CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento de blocos e tijolos, revestimento, reboco, emboço, massa de regularização, contrapiso, calçadas, concreto convencional, concreto simples, concreto armado (fundações, lajes, pilares e vigas), concreto projetado, rolado, magro e outros.

Qual o melhor cimento para fazer o contrapiso?

O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-Z-32.

Artigo anterior
Em que posição o Brasil ficou em medalhas nas Paralimpíadas 2020?
Artigo seguinte
Porque a orelha inflama com brinco?