Quais são os tipos de CFOP?

Perguntado por: Juliana Antunes Amorim  |  Última atualização: 24. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

Desse modo, alguns exemplos dos principais códigos CFOP são:
  • 1.102: Compra para comercialização.
  • 2.102: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 2.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 5.102: Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Quantos tipos de CFOP existem?

Como existem mais de 500 códigos, você pode se confundir e precisar consultar o seu contador ou a tabela CFOP atualizada. Alguns dos seus principais exemplos são: 1.102 - Compra para comercialização.

Quais são os CFOPs mais usados?

Normalmente, são utilizados os códigos 5000 (Saídas ou prestações de serviços para o mesmo estado), 5900 (Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços) ou 5933 (Prestação de serviço tributado pelo ISS).

Como saber qual CFOP devo usar?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

O que significa os 4 dígitos do CFOP?

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é uma sequência numérica de 4 dígitos criada pelo governo brasileiro para padronizar a entrada e saída de mercadorias das empresas, identificando também quais prestadores de serviço estão responsáveis por elas.

MELHOR ORDEM PRA APRENDER O CFOP NO CUBO MÁGICO

26 questões relacionadas encontradas

Qual é o CFOP de venda?

Ambas CFOP 5101 e CFOP 5102 representam operações de venda de seu município para o estado. Porém a diferença é que a 5101 indica venda de produção do estabelecimento e a 5102 indica uma venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros.

O que acontece se o CFOP estiver errado?

Usar o CFOP incorreto ao emitir uma NF pode ser um erro comum, que resulta em problemas como pagamento indevido de impostos, assim como pode configurar como crime tributário ou evasão fiscal em alguns casos. Quando identificado, esse problema pode ser resolvido.

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Como saber se o CFOP e 5.102 ou 5405?

Quando usar 5102 ou 5405? Use o CFOP 5102 para na nota fiscal de venda de mercadorias adquiridas de terceiros e o CFOP 5405 para remessa de mercadorias por conta e ordem de terceiros em que a empresa atua como uma intermediária.

Qual CFOP usar na nota fiscal?

Sempre que você precisar emitir uma nota fiscal para dar saída em alguma mercadoria (uma venda, por exemplo), você irá utilizar um CFOP que inicie com '5', '6' ou '7'. Sempre pense na sua empresa nesse momento.

Qual é o CFOP de saída?

CFOP 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado.

O que significa CFOP de entrada?

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é uma peça fundamental na engrenagem tributária do comércio exterior. Neste artigo, direcionado a despachantes aduaneiros, exportadores e importadores, exploraremos minuciosamente o CFOP de entrada, abordando aspectos técnicos e operacionais.

Qual é o CFOP de prestação de serviços?

6300 – Prestação de serviços de comunicação; 6350 – Prestação de serviços de transporte; 6900 – Outras saídas de mercadorias ou prestação de serviços.

O que é a classificação fiscal?

Trata-se de uma espécie de lista que atribui um número a cada tipo de mercadoria, padronizado globalmente. Com isso, qualquer um pode identificar um produto que vem de outro país apenas consultando a documentação.

Quando usar CFOP 5.102 ou 6102?

Portanto, entenda que o CFOP 5102 é usado para operações de saída dentro de um mesmo estado, até mesmo operações intermunicipais, o importante é que respeitem a fronteira estadual. Quanto ao CFOP 6102, mesmo que também seja utilizado para operações de saída, lembre-se sempre que é para transações interestaduais.

Qual a diferença do CFOP 5.102 e 5108?

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) foi criado pela SEFAZ e é um código que identifica a natureza de circulação de mercadorias e serviços de transporte intermunicipais, interestaduais e internacionais. Já o 5102 é o número que identifica que a mercadoria foi adquirida ou recebida de terceiros.

Quando se usa o CFOP 5405?

Em outras palavras, quando uma empresa possui filiais ou unidades em estados distintos do país e precisa movimentar mercadorias entre esses locais, utiliza-se a CFOP 5405 para registrar essa transação.

Qual é o CFOP para venda fora do Estado?

Portanto, a diferença é exatamente para onde a saída é feita: se dentro do estado, o CFOP adequado é CFOP 5102. Se for fora, o CFOP 6102.

Qual CFOP não movimenta estoque?

Esses dias um dos contadores de nossos clientes nos informou sobre um outro CFOP de entrada que não deve movimentar o estoque. O citado é o CFOP 2949. No caso, ele seria usado quando uma empresa fornecedora possui um armazém geral que é um estabelecimento diferente.

Quando usar CFOP de simples remessa?

Quando emitir uma nota fiscal de simples remessa?
  1. Quando os produtos precisarem sair do seu estabelecimento em caráter permanente ou momentâneo;
  2. Quando uma mercadoria não vendida que não possui nota fiscal, como amostras grátis, por exemplo, estiver sendo transportada até o seu estabelecimento;

Qual é o CFOP para devolução de mercadoria?

O CFOP de devolução para ele é o 5202, que indica devolução de compra para comercialização, caso a operação aconteça dentro do mesmo estado.

Pode ter CFOP diferentes na mesma nota?

Sim, pois para cada item de mercadoria da NF-e há um CFOP próprio, o que permite a emissão de uma NF-e com mais de um CFOP. Para maiores esclarecimentos, ver o Manual de Integração – Contribuinte.

Quando se usa o CFOP 5101?

O CFOP 5101 se refere à venda de produção do estabelecimento. Ele também se aplica à venda de “mercadoria por estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa destinada a seus cooperados ou o estabelecimento de outra cooperativa”.

O que significa a sigla CST?

CST (o Código de Situação Tributária) é um classificador que determina a incidência do ICMS sobre um produto ou serviço.

Artigo anterior
É possível transmitir H Pylori?
Artigo seguinte
Como são construídos os indicadores sociais?