Quais são os tipos de células das esponjas e qual é a função de cada tipo?
Perguntado por: Yasmin Camila Loureiro Pacheco Branco | Última atualização: 1. April 2022Pontuação: 4.7/5 (61 avaliações)
LOFÓCITOS - são móveis e que também secretam tais fibras; ESCLERÓCITOS - secretam as espículas; ESPONGIÓCITOS - secretam o esqueleto de espongina. PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
Quais são as principais células das esponjas e suas funções?
A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. ... Essas células apresentam diferentes funções, tais como transporte de nutrientes, formação de gametas e também formação do material esquelético.
Quais são os tipos de células existentes nas esponjas?
Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.
Quais são os três tipos de esponjas?
Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.
Qual a principal célula da esponja?
As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito.
Células dos Poríferos - Funções das Células dos Poríferos - Esponjas - Filo Porifera - Zoologia
Qual célula responsável pela produção do esqueleto das esponjas?
Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.
São células exclusivas de poríferos?
As células exteriores do corpo (pinacoderme) das esponjas são conhecidas como pinacocistos e as interiores (coanoderme) são os coanócitos, células flageladas, que é umas das características corporais exclusivas dos poríferos, além da habilidade das células mudarem de função facilmente (células totipotentes).
Quais são os principais tipos de esponjas Diferenciando-as?
Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos.
Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Qual é a classificação dos poríferos?
Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Que material compõem os esqueletos das esponjas?
As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).
Qual é a célula típica dos cnidários qual é a função dessa célula?
Questão 2. Que nome recebe a célula típica dos cnidários que atua na defesa e ajuda na captura de presas por esses animais? Alternativa “a”. Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.
Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Qual a função das células Pinacócito Coanócito e Amebócito?
Amebócitos – células livres de vários tipos que se deslocam por movimentos ameboides, presentes no mesênquima ou mesogleia (substância gelatinosa localizada entre as camadas de pinacócitos e coanócitos) e que são responsáveis pelo crescimento e capacidade de regeneração, pois podem originar todos os restantes tipos de ...
Qual tipo de esponja é mais eficiente na filtração?
Já as leuconoides são as mais complexas, pois possuem câmaras de coanócitos com ampla distribuição de água, dando assim uma característica especial, entre as demais esponjas, por ser muito eficiente no processo de filtração.
O que é uma esponja do mar?
Os poríferos são animais invertebrados, que possuem um conjunto corporal bem simplificado, apenas uma fina estrutura externa cheia de furinhos microscópicos e uma abertura grande na ponta, chamada de ósculo. Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos.
Por que podemos classificar as esponjas como Metazoários?
Provavelmente, eles tenham se originado de Protozoários flagelados coloniais, que passaram a viver exclusivamente em íntima associação, até constituírem um só indivíduo pluricelular. A sua inclusão no grupo dos metazoários se faz em uma linha evolutiva paralela à da maioria dos outros animais.
Quais as principais diferenças entre os poríferos e cnidários?
Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.
Quais são as características das esponjas do mar?
Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.
Que células são exclusivas das esponjas e garantem o papel de alimentação desses animais *?
03) Os pinacócitos são células que revestem externamente o corpo das esponjas. Os coanócitos são células flageladas que revestem a espongiocele e responsáveis pela captura de alimento.
Quais são as células exclusivas dos cnidários?
Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos.
Qual a característica exclusiva dos cnidários?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Quais são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja?
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
Qual a célula que promove a circulação de água nos poríferos?
Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.
Qual é o sistema nervoso dos poríferos?
Os Poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos definidos, não possuem sistema nervoso (ou qualquer outro sistema) e musculatura.
Como diagnosticar a SDRA?
O que foram os movimentos punks?