Quais são os tipos de células das esponjas?

Perguntado por: Emanuel Benjamim Alves Barros  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais os tipos de células de uma esponja?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Quais são os tipos de células das esponjas e qual é a função de cada tipo?

As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.

Qual a principal célula da esponja?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito.

Qual célula responsável pela produção do esqueleto das esponjas?

Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.

Células dos Poríferos - Funções das Células dos Poríferos - Esponjas - Filo Porifera - Zoologia

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.

Que tipo de estruturas formam o esqueleto das esponjas?

O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas. As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.

São células exclusivas de poríferos?

As células exteriores do corpo (pinacoderme) das esponjas são conhecidas como pinacocistos e as interiores (coanoderme) são os coanócitos, células flageladas, que é umas das características corporais exclusivas dos poríferos, além da habilidade das células mudarem de função facilmente (células totipotentes).

O que são poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Qual a célula que promove a circulação de água nos poríferos?

Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.

Quais são os três tipos de esponjas?

Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Qual a função dos tipos celulares de Porifera?

Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.

Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?

Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.

Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.

Como é o nome da parte verde da esponja?

Esponja Multiuso: Serve para a limpeza comum das louças, como talheres, pratos e potes. Possui dupla ação, o lado da espuma (normalmente amarelo) pode ser usado para limpeza delicada, já a parte mais áspera (normalmente verde), chamada também de fibra abrasiva, é ótima para a sujeira mais difícil.

Quais as características dos poríferos e dos cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Quais são os exemplos de poríferos?

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Quais são os exemplos de cnidários?

Animais que fazem parte do grupo dos cnidários
  • hidras;
  • obelias;
  • caravelas;
  • águas-vivas;
  • corais;
  • anêmonas.

Que células são exclusivas das esponjas e garantem o papel de alimentação desses animais *?

03) Os pinacócitos são células que revestem externamente o corpo das esponjas. Os coanócitos são células flageladas que revestem a espongiocele e responsáveis pela captura de alimento.

Quais são as células exclusivas dos cnidários?

Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos.

Qual a característica exclusiva dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Como é o esqueleto de uma esponja?

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?

As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas?

a) As esponjas são animais aquáticos vivendo principalmente no mar, mas existem espécies na água doce. As esponjas apresentam células conhe - cidas por porócitos que apresentam canalículos que comunicam o meio externo com a cavidade interna (Átrio).

Qual o tipo corpóreo das esponjas parece mais eficiente e permite tamanhos corpóreos maiores?

A organização leuconóide é a mais complexa dentre os tipos estruturais e permite um aumento no tamanho da esponja. A maioria das leuconóides forma grandes massas com óculos numerosos.

Artigo anterior
Quais são os quatro componentes básicos de uma célula eucariótica?
Artigo seguinte
Qual é um imposto direto?