Quais são os tipos de caule?

Perguntado por: Raquel Salomé Oliveira  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Tipos de caule
  • Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
  • Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
  • Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
  • Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.

Quantos tipos de caules existem?

Existem três tipos deles: rizoma, bulbo e tubérculo. → Rizoma: caule espesso, com nós e entrenós bastante definidos e, geralmente, ricos em reservas. Apresenta formato mais ou menos cilíndrico com folhas modificadas em catáfilos.

São exemplos de caules?

caules eretos:
  • colmo, exemplos: bambu, cana-de-açúcar e milho;
  • estipe, exemplos: mamão e palmeiras;
  • haste, exemplos: rosa e soja;
  • escapo, exemplos: capim-dandá;
  • tronco, exemplos: árvores;

Quais são as partes do caule explique?

As principais estruturas do caule são: gemas, zona de alongamento, nós e entrenós (Figura 1). As gemas são responsáveis por originar novos ramos, folhas e flores. Estão localizadas no ápice ou nas laterais dos ramos. A zona de alongamento é a região que ocorre o alongamento dos entrenós.

Qual é o caule da árvore?

Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.

Caule – tipos, partes, função dos caules

41 questões relacionadas encontradas

O que é caule tronco?

Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. É observado na cana-de-açúcar. Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice. É típico de palmeiras.

É caule?

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

Como se forma o caule?

O caule, assim como a raiz, possui um meristema apical onde ocorre uma intensa proliferação celular e a formação dos tecidos primários. O meristema apical produz estruturas que originam as folhas, chamadas de primórdios foliares, e estruturas que originam caules laterais, chamadas de primórdios de gemas.

Quais os alimentos que são caule?

Tipos de caules comestíveis e seus benefícios
  1. Caule de brócolis.
  2. Caule de agrião. Continuando a nossa lista dos tipos de caules comestíveis e seus benefícios, temos o talo do agrião, que é fonte de vitaminas. ...
  3. Caule de aipo. ...
  4. Caule de nabo. ...
  5. Caule de couve. ...
  6. Caule de batata-doce. ...
  7. Caule de aspargo.
  8. Caule de alho-poró

Que plantas possuem rizomas?

Exemplos desses rizomas incluem bambu, espécies de grama, gengibre, carvalho venenoso e lúpulo. Os rizomas de bambu se estendem no subsolo, contendo nós e entrenós. Os novos botões axilares que aparecem nos nódulos produzem mais rizomas ou novos brotos de bambu que crescem ainda mais.

O que significa caule da planta?

Quanto à consistência: os caules podem ser classificados em: Herbáceos: caules tenros, geralmente clorofilados, flexíveis, não lignificados, característico das ervas. Exemplo: moréia (Dietes bicolor - Iridaceae). Sublenhosos: caules lignificados apenas na região basal, mais velha, junto às raízes e tenros no ápice.

Como o caule pode ser classificado?

São aqueles que se situam acima da superfície do solo. Podem ser eretos, rastejantes, trepadores ou ainda em forma de estolão.

Como são os caules aquáticos?

São chamados de caules aquáticos aqueles que se desenvolvem dentro da água, como vitória-régia, aguapé, etc. As gavinhas são adaptações caulinares que servem para fixação das plantas trepadeiras. ... Esses caules, chamados de cladódios, são adaptados à realização da fotossíntese e geralmente ao armazenamento de água.

Quais são os principais tipos de caules aéreos?

Os caules aéreos podem ser dos seguintes tipos:
  • Tronco. Os troncos podem apresentam várias ramificações. ...
  • Haste. A couve apresenta caule do tipo haste. ...
  • Colmo. No colmo observamos facilmente os nós e entrenós. ...
  • Estipe. Palmeiras apresentam caules do tipo estipe. ...
  • Rizóforos. ...
  • Rizomas. ...
  • Tubérculos. ...
  • Bulbos.

Qual legume é caule?

Também conhecidos popularmente como legumes, a batata-inglesa, o alho, a cebola e o inhame são classificados pelos botânicos como caules.

Qual a origem do caule a partir do embrião?

O caule origina-se do epicótilo do embrião. ... Durante a germinação da semente, o meristema apical continua o seu desenvolvimento, promovendo o crescimento do eixo caulinar e a adição de novas folhas.

Quais são as características do caule?

Características do caule

O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.

O que dá origem a uma nova planta?

Sementes: A semente é a fonte de uma nova vida. Ela dá início a uma nova geração da espécie. Dentro da semente fica o embrião, que vai germinar e virar uma nova planta. A semente é a casa que protege o embrião da seca e dos outros seres vivos que podem prejudicá-lo.

O que é um Estolho?

Significado de Estolho

substantivo masculino [Botânica] Tipo de caule rastejante que, de espaço a espaço, lança raízes adventícias, que são o ponto de partida de novos pés: o morangueiro multiplica-se por meio de estolhos.

O que é câmbio em biologia?

Em botânica, câmbio vascular é um tecido meristemático das plantas vasculares dicotiledôneas que dá origem ao xilema e floema secundários, nas plantas com crescimento secundário - as árvores e arbustos ou lianas lenhosas. ... O câmbio é o único meristema que forma dois sistemas: o axial e o radial.

Qual é a função da Folha?

As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.

O que é fotossíntese e qual a sua importância?

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

Quais são as raízes aquáticas?

Raízes aquáticas são raízes que se desenvolvem na água como por exemplo a vitória-régia e o aguapé.

Como é o caule do milho?

O caule do milho é um colmo ereto, geralmente não ramificado e apresentando nós e entrenós que se denominam de meritalos, os quais são esponjosos e relativamente ricos em açúcar (Figura 5). O caule, além de ter a função de suportar as folhas e partes florais, é também um órgão de reserva, armazenando sacarose.

É um exemplo de caule subterrâneo?

Os caules subterrâneos do tipo bulbo são formados pelo caule e por folhas modificadas. ... Podemos encontrar esse tipo de caule na cebola, lírio, alho, açafrão, entre outros.

Artigo anterior
O que significa cidade dos césares?
Artigo seguinte
O que vem depois de Quadrigemeos?