Quais são os tipos de cárie?

Perguntado por: Nicole Ariana de Carvalho  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)

Para começar: conheça 3 tipos de cárie no dente
  • Cárie coronária. Também conhecida como cárie inicial, é o tipo mais comum. ...
  • Cárie radicular. A cárie radicular nasce na raiz do dente, sendo mais comum em jovens e adultos. ...
  • Cárie recorrente. Já a cárie recorrente é a que se repete no mesmo lugar.

Quais são os 3 tipos de cárie?

Os três tipos de cáries

Dessa forma, temos a cárie coronária, radicular e a recorrente (em que sua caracterização é um pouco diferente).

Como podem ser classificadas as cáries?

Pode ser classificada como cárie profunda ou cárie aguda aquela que atinge a polpa dentária. Em alguns casos, é uma lesão coronária que toma grandes proporções e afeta os tecidos internos do dente. Em outros, uma pequena trinca ou um ponto minúsculo favorece a penetração dos microrganismos nessa porção dentária.

Quais os tipos classificação de lesões de cárie?

  • D1: lesões em esmalte não cavitadas.
  • D2: lesões cavitadas em esmalte.
  • D3: lesões cavitadas em dentina.
  • D4: lesões cavitadas em dentina acometendo polpa.

Como saber se a cárie é grave?

Os sintomas são os de uma "dor de dentes", para usar uma linguagem comum: uma dor intensa, constante, súbita e disseminada por toda a área do rosto onde se encontra o dente afetado. A dor deve-se ao facto de a polpa ser um tecido que contém muitos nervos.

Cárie Dentária o que é ? Quais os tipos e como prevenir | Dra Bianca Rosa

22 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para a cárie destruir o dente?

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Quando a cárie é preocupante?

A cárie incipiente se torna preocupante quando não é tratada a tempo, podendo progredir e afetar as camadas mais profundas do dente, é importante reconhecer os sinais de cárie incipiente, como sensibilidade, manchas brancas ou levemente escuras nos dentes, para buscar tratamento adequado e evitar complicações futuras.

Qual a cor da cárie ativa?

Diagnóstico de cárie ativa com cavitação

Ao exame clínico, quando a cavidade apresentar cor amarelada, umidade, aspecto de tecido amolecido, e, ao deslizar um instrumento cortante o tecido se destacar facilmente, essa lesão está ativa e em progressão.

Como saber se a cárie está ativa ou não?

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

Quando a cárie atinge a raiz?

Esse tipo de cárie se desenvolve quando a raiz, que normalmente está abaixo da linha da gengiva, fica exposta — condição que acontece devido ao processo de retração gengival. O problema ocorre porque a superfície da raiz não é protegida pelo esmalte dentário, que reveste a coroa, parte visível do dente.

Como deixar a cárie inativa?

A carie pode se tornar crônica, inativa, se você priorizar uma excelente escovação, e alimentação correta sem sacarose (açúcar de uma forma geral) e usar fluor criteriosamente sob orientação profissional. Hoje em dia, podemos inativar, se for pequena e controlar com radiografias e exames clínico periódico.

O que acontece quando a cárie come todo o dente?

Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente (região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente). Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaço nas gengivas, inflamações e até sangramento na escovação.

Como é o início da cárie?

Manchas brancas

Normalmente, a mancha branca é o primeiro sinal da cárie inicial.

Qual a diferença de cárie ativa e inativa?

A cárie ativa pode formar uma cavidade bem úmida com aspecto marrom-claro ou amarelado dentro do dente. Já com a cárie inativa, os buracos têm uma aparência endurecida e seca que, em sua maioria, possuem uma coloração amarronzada.

Qual a diferença entre lesões de cárie e cárie?

Enquanto a doença cárie dentária representa um processo dinâmico decorrente de eventos metabólicos que ocorrem no biofilme dentário, a lesão de cárie é entendida como a sequela deste processo patológico [Kidd, 2004]. Fazer tal diferenciação é importante e necessária, já que impacta na maneira de se abordar o problema.

O que é uma cárie oculta?

A cárie oculta é uma lesão na dentina, uma camada interna do dente.

Precisa tirar cárie inativa?

É uma tentativa de “autoproteção” do dente antes que a cárie se instale pela presença constante da placa bacteriana. É, portanto, uma defesa do organismo e não precisa ser removida.

Como saber se tem cárie na raiz do dente?

Quais os sintomas da cárie na raiz do dente?
  1. sensibilidade ao calor e frio;
  2. dor de dente constante e aguda na região afetada;
  3. dor durante a mastigação;
  4. inchaço e vermelhidão na gengiva ao redor do dente cariado;
  5. sensação de que o dente está solto;
  6. rachaduras no esmalte do dente;
  7. retração do tecido gengival;

É possível ter cárie mesmo escovando os dentes?

Algumas pessoas desenvolvem cárie mesmo escovando e cuidando bem dos dentes enquanto outras, menos rigorosas com a higiene bucal, não têm esse problema.

Porque o dente com cárie fica preto?

Bactérias. Existem algumas bactérias, principalmente associadas a cáries ou periodontite, que produzem substâncias, e quando em contato com a arcada dentária, podem resultar em descolorações, causando as manchas pretas.

Como é a evolução da cárie?

Além do processo biológico, a ocorrência de cárie pode ser motivada por fatores socioeconômicos, condições demográficas e comportamentais. É caracterizada como uma perda contínua do tecido dentário devido aos ácidos produzidos pela bactéria.

Como tratar cárie crônica?

O tratamento mais comum para tratar a cárie crônica é a restauração, este é indicado principalmente para aqueles que a cárie já tomou conta de todo o dente, afetando e destruindo principalmente a coroa dental.

Quanto tempo posso ficar com uma cárie?

A cárie é provocada por bactérias que estimulam ácidos capazes de corroer os dentes. No entanto, o seu desenvolvimento pode ocorrer em semanas ou demorar vários meses. A dor aparece somente quando a corrosão quebra o esmalte do dente. A cárie pode afetar os dentes de leite e, principalmente, os dentes permanentes.

Como saber se a cárie atingiu o nervo do dente?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

Como é a dor de dente com cárie?

Quem já enfrentou a dor da cárie, por exemplo, sabe o quanto ela é agoniante e incômoda. Dois exemplos: é comum sentir dor ao mastigar e, em casos mais graves, ela pode ser latejante e persistente. Veja neste conteúdo opções para você ter um alívio da dor e entenda como prevenir e tratar a cárie. Boa leitura!

Artigo anterior
Qual o vestibular de medicina mais difícil do Brasil?
Artigo seguinte
Qual o marco da governança corporativa para o mercado brasileiro?