Quais são os tipos de cal?

Perguntado por: Vítor Vítor Moura de Fernandes  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (24 avaliações)

Os tiposmais comuns são a virgem (ou viva, como também é conhecida) e a hidratada (também chamada de apagada). A primeira é obtida pela decomposição térmica da matéria-prima, ou seja, é moída e queimada em fornos com temperatura média de 900°C – processo também conhecido como calcinação.

Em que se aplica o cal?

A cal é utilizada na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Também tem emprego nas indústrias farmacêutica, cerâmica e metalúrgica. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez do solo.

Qual a diferença de cal virgem?

Lógico que pode haver inúmeros tipos de cales e algumas possuem a característica acizentada. Mas no geral, cales de construção civil ou cal virgem, devem ser brancas. Então se você receber a cal e sua cor for acizentada também é um forte indicativo que a qualidade não está tão boa.

Quais os tipos de cal hidratada existente para construção e quais as diferenças entre elas?

Cal hidratada
  • CH-I: grau de pureza alto;
  • CH-II: grau de pureza intermediário.
  • CH-III: grau de pureza baixo (tem uma produção mais econômica e pode contar com materiais não calcinados e impurezas de rochas).

Quais os tipos de Cales que temos no mercado quais suas diferenças?

Os tiposmais comuns são a virgem (ou viva, como também é conhecida) e a hidratada (também chamada de apagada). A primeira é obtida pela decomposição térmica da matéria-prima, ou seja, é moída e queimada em fornos com temperatura média de 900°C – processo também conhecido como calcinação.

Cal - O que É e Quais são os Tipos?

24 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre a cal hidratada CH1 CH2 e CH3?

Se não precisarmos de uma cal mais pura e de melhor qualidade não temos motivos para gastar mais com a cal especial. A cal hidratada pode ser: CH1, CH2 e CH3. Existem algumas diferenças entre elas em relação a pureza, granulometria e etc. A CH1 é mais nobre já a CH3 é mais pobre.

Como é usado o cal virgem?

Cal virgem é consolidado no mercado da agricultura e reconhecido por sua versatilidade. O cal virgem é uma das substâncias químicas mais utilizadas no campo e em construções civis. O produto que é extraído do calcário têm a função de ser um aditivo em trabalhos de obra.

Pode Calfinar com cal virgem?

Calfinagem é o processo de acabamento de paredes internas e externas com cal fina (popularmente calfina), que é uma argamassa composta por cal de boa qualidade e agregado miúdo (areia fina). No Brasil, é mais usado em sua forma virgem (cal virgem + areia), em sua cor branca original.

Quanto tempo dura o cal?

Esta reação química libera muito calor e demora alguns dias. Uma cal virgem em pó de boa qualidade e bem calcinada, demora aproximadamente 48 horas completar o processo de hidratação. Já para a cal em grãos, o processo de extinção pode chegar a até 2 semanas.

Qual o perigo da cal?

Ingestão: Pode causar queimadura na mucosa da boca, esôfago e estômago. A ingestão de grande quantidade pode causar problemas intestinais e possível formação de agregado sólido no estômago e intestino. Frases de perigo H 315 Provoca irritação à pele. H 318 Provoca irritação ocular grave.

Precisa de cal no reboco?

O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.

Quanto de cal vai no reboco?

Como calcular o traço do reboco

Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.

Quando usar cal no reboco?

Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura. O uso da cal na argamassa tem várias finalidades, como assentamento de blocos cerâmicos ou reboco de paredes e tetos.

Qual a diferença de cal virgem para calcário?

A cal virgem agrícola ou cal virgem dolomítica é obtida pela calcinação do calcário que perde o C na forma de CO2, formando um produto com alto teor CaO e MgO. Este produto possui um poder de neutralização maior que o calcário comum e, segundo a legislação, deve possuir um PRNT de no mínimo 120%.

Pode comer cal?

Rede Globo - Mais Você - Variedades - NOTÍCIAS - Cal virgem pode ser usada na culinária. A cal já era conhecida e utilizada no antigo Egito. Você já comeu aquele doce de abóbora em quadradinho que é crocante por fora e macio por dentro? Pois, esse doce de abóbora é feito com cal, um pó branquinho usado em construção.

Quais os benefícios do cal virgem?

A cal neutraliza os odores e evita a proliferação de micro-organismos. Para retirar aquele limo que fica sobre a terra e as plantas, basta preparar uma pasta líquida de cal virgem com água. A mistura forma o hidróxido de cálcio, que altera o pH das áreas onde musgos e mofo costumam se desenvolver.

O que é Cal Viva para que serve?

A cal, também conhecida como cal viva, é nada mais que uma substância de caráter aglomerante; em outras palavras, serve como material ativo para união de outros elementos. É muito presente no preparo de argamassas e tintas para paredes, por exemplo.

Quais são os principais componentes da cal?

Cal, sob a forma de pó seco, obtida pela hidratação adequada de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio, ou ainda, de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio, ou ainda, de uma mistura de hidróxido de cálcio, ...

O que é cal ch3?

A Cal Hidratada CH III Itaú é uma cal dolomítica de alta qualidade, atendendo aos requisitos técnicos da norma ABNT 7175, indicada para a preparação de diversos tipos de argamassas por sua ação como aglomerante e plastificante.

Quais os tipos de cal hidratada existentes no mercado de construção civil?

Também classificada em três tipos – CH I, CH II e CH III, conforme a ABNT NBR 6.473/2003 (veja a tabela B) –, a cal hidratada possui características químicas e físicas diferenciadas.

Qual o perigo da cal e quais os métodos que devemos tomar para prevenir um possível acidente na utilização deste produto?

A cal é um produto químico cáustico, por isso, recomenda-se sempre manuseá-la com o uso de EPI. Destaque para as máscaras, que evitam a inalação prolongada do pó que é extremamente fino; óculos, visando proteção contra respingos nos olhos; e luvas, que impedem o contato direto com a pele.

Qual cal usar nas plantas?

Preferencialmente, deve-se usar a cal hidratada por esta ter granulometria extremamente fina e ser mais barata. Entretanto, recomenda-se evitar o uso de cal que contenha cinza vulcânica em sua composição, por não se conhecer o conteúdo químico e o seu efeito sobre o solo ou a planta.

Artigo anterior
O que visitar em portugal em maio?
Artigo seguinte
Qual o melhor litoral do Brasil?