Quais são os tipos de barragens?

Perguntado por: Gaspar Fábio Leite de Valente  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

Tipos de barragens existentes
  • Barragem de rejeitos. Esse tipo de barragem é considerado como 'o mais comum e mais barato'. ...
  • Barragem de terra. Também considerado um tipo de barragem comum, que pode ser apoiada em tipos variados de fundação. ...
  • Barragem de enrocamento com face de concreto. ...
  • Barragem contraforte de concreto.

Quais os tipos de Barragens de Rejeitos *?

Tipos de barragens de rejeitos

Barragem por alteamento a montante: No método de alteamento a montante, se constroem degraus com o próprio material de rejeito, ele é o mais simples e também o menos seguro. … Nesse sistema, a barragem vai sendo elevada na forma de degraus conforme vai aumentando o volume dos rejeitos.

Como se classificam as barragens?

Uma barragem será considerada de alto risco caso o somatório resultante da pontuação dos critérios de avaliação obtidos nessas matrizes for superior a 62. Entre 35 e 62 pontos a barragem será considerada de risco médio. Abaixo de 35 será considerada de risco baixo.

Quais são os 4 tipos de construção de barragens de rejeitos?

Basicamente existem três metodologias construtivas para barragens de rejeito: (i) Método da jusante, (ii) Método de montante e (iii) Método da linha de centro. Consiste de construção e alteamento do barramento sempre a jusante.

Qual o tipo de barragem mais seguro?

A barragem linha de centro possui um sistema intermediário em termos de custo. E é intermediaria quanto à segurança. Esse tipo de barragem, se comparada com o modelo Montante é bem mais seguro.

aula 10 tipos de barragens

17 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de barragem de rejeito mais segura?

Barragem linha de centro

“Esse é o método mais seguro para construção de barragens de rejeito”, diz o site do Instituto de Tecnologia da Vale.

Quais são os 3 tipos de barragens?

Tipos de barragens existentes
  • Barragem de rejeitos. Esse tipo de barragem é considerado como 'o mais comum e mais barato'. ...
  • Barragem de terra. Também considerado um tipo de barragem comum, que pode ser apoiada em tipos variados de fundação. ...
  • Barragem de enrocamento com face de concreto. ...
  • Barragem contraforte de concreto.

Como são construídas as barragens?

As barragens hidrelétricas podem ser construídas com um ou vários tipos de materiais em uma mesma estrutura, entre eles: concreto, terra, enrocamento etc, usualmente utilizados nos empreendimentos das empresas Eletrobras, que têm estruturas consideradas de grande porte.

Como é construída uma barragem de rejeitos?

De maneira geral, o eixo da barragem (ou dique) é construído no fundo de um vale para barrar a lama de rejeitos utilizando solo compactado, blocos de rocha ou do próprio rejeito. À medida que o reservatório vai enchendo, novas camadas de barragem são construídas, um processo que chamamos de alteamento.

Como se constrói uma barragem de rejeitos?

No método de Alteamento por exemplo, seu funcionamento se dá da seguinte forma: um dique (feito a partir de solo compactado, blocos de rocha ou do próprio rejeito) é construído para barrar a lama e, à medida que o reservatório vai enchendo, novas camadas de barragem são construídas.

O que são barragens de terra e ou enrocamento?

As barragens de terra e/ou enrocamento são aquelas construídas com materiais naturais tais como argilas, siltes e areias ou com materiais produzidos artificialmente tais como britas e enrocamentos.

Quais os tipos de barragens de terra?

As pequenas barragens de terra podem ser classificadas em dois tipos principais: barragens simples e barragens com núcleo ou diafragma.

Quais são os elementos de uma barragem?

1- Crista; 2- Borda livre; 3- Talude de montante; 4- Proteção do talude de montante (rip-rap); 5- Talude de jusante; 6- Proteção do talude de jusante (grama ou outro elemento); 7- Trincheira de vedação; 8- Filtro horizontal; 9- Filtro vertical; 10- Dreno de pé; 11- Cortina de injeção; 12- Poço de alívio; 13- Tapete ...

O que são os rejeitos da mineração?

O rejeito de mineração é o que sobra quando se usa água para separar o minério de ferro do material que não tem valor comercial. É o jeito mais barato de fazer o beneficiamento (essa separação).

Quantas são as barragens do Brasil?

O País tem atualmente 906 barragens de mineração cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), das quais 455 estão enquadradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Qual era o tipo de barragem de Brumadinho?

A barragem que se rompeu em Brumadinho é do mesmo tipo do acidente de Mariana. Chamado de “a montante”, é um tipo de barragem que permite a ampliação para cima do dique usando o próprio rejeito como fundação.

Como funciona uma barragem de rejeitos?

A barragem funciona como uma barreira, onde são depositados os rejeitos. À medida que o rejeito é depositado, a parte sólida se acomoda no fundo da barragem. A água decantada na parte superior é então drenada e tratada, com parte sendo reutilizada no processo de mineração e o restante devolvido ao meio ambiente.

O que fazem as barragens?

Barragens são estruturas projetadas por engenheiros, utilizadas como reservatório para contenção e acumulação de substâncias líquidas ou de mistura de líquidos e sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios.

Como era feita a barragem de Brumadinho?

A barragem de Brumadinho que rompeu estava desativada e fazia parte da mina do Córrego do Feijão. ... Para isso, são construídos diques em alteamentos de terra, a chamada barragem a montante, onde também são inseridos tapetes drenantes, com o intuito de eliminar a água armazenada no interior da barragem.

O que é uma barragem e como é construída?

Uma barragem, represa ou açude é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água; o corpo de água resultante é um lago artificial, o qual também costuma receber as mesmas denominações.

Como podem ser construídas as barragens e que materiais usados?

De acordo com o tipo de material de construção. Barragens de terra: são utilizadas desde os tempos antigos para armazenamento de água, mas, atualmente, também são utilizadas para a contenção de diversos outros materiais. Elas podem ser compostas por dois tipos de terra: homogênea e zoneada.

Quais os tipos de sistemas são utilizados na construção das barragens?

Essas barragens são inicialmente construídas de terra, enrocamento, rejeitos e até concreto. Em meio ao seu processo de construção existe o método chamado de “alteamento a montante”, no qual a barreira de contenção recebe camadas do próprio material do rejeito, o que foi o caso das barragens de Mariana e Brumadinho.

Qual barragem mais utilizada no Brasil?

De acordo com Fernanda Gouveia, a tipologia da barragem é definida em função de sua forma construtiva e do material utilizado em seu corpo principal. Conheça cada uma: Barragem de terra: é a mais comum no Brasil, caracterizada por vales muito largos e ombreiras suaves.

Qual a diferença de montante e jusante?

Utiliza-se a expressão a jusante. Jusante é o mesmo que rio abaixo. Ao contrário dessa definição, montante é o lugar que está acima do ponto considerado ou se refere à sua nascente no referido curso d'água. Utiliza-se a expressão a montante.

O que é rip rap em barragens?

Rip-rap: É uma proteção formada normalmente por duas camadas, onde a camada externa é de pedras maiores que protegem o talude, principalmente da força das ondas. Já a camada interna é formada por pedras menores, com função de evitar que a água que passa pela camada exterior carregue partículas do solo do talude.

Artigo anterior
Como estimular a renovação da pele?
Artigo seguinte
Qual a geometria molecular do CH3Cl?