Quais são os sujeitos da relação de consumo CDC?

Perguntado por: Beatriz Jéssica Gomes  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Não só o adquirente, mas também o usuário de produto ou serviço, é considerado consumidor; e o fato de ser pessoa física ou jurídica também não revela, por si só, a figura do consumidor, importando, isto sim, se a aquisição ou utilização se faz como “destinatário final”.

Quais os 3 elementos da relação de consumo?

Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final. A relação de consumo pode ser efetiva ou presumida.

Quais são os elementos da relação de consumo?

As relações de consumo são aquelas nas quais há, obrigatoriamente, a presença de três elementos: o consumidor, o fornecedor e um produto ou serviço. Se algum dos integrantes não estiver na situação, não é caracterizado um tipo de relação de consumo.

Quais são os tipos de consumidores CDC?

· CDC, Art. 2º: é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. ... b) É consumidor tanto aquele que adquire como aquele que utiliza o produto ou o serviço.

Quem é o consumidor na relação jurídica de consumo?

Uma relação jurídica de consumo é formada toda vez que um fornecedor e um consumidor transacionarem produtos e/ou serviços (artigo 2º da Lei n.º 8.078/1990). O consumidor pode ser tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica, desde que adquiram ou utilizem produtos e/ou serviços, como destinatários finais.

CDC: Sujeitos da Relação de Consumo

23 questões relacionadas encontradas

Quem é consumidor STJ?

Para a legislação, consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatária final. ... "Assim, considera-se consumidor aquele que retira o produto do mercado e o utiliza em proveito próprio.

Quais são os tipos de consumidores?

Os 5 tipos de Consumidores no processo de compra
  1. Iniciador. Em um primeiro momento, há o Iniciador, esse tipo de consumidor é quem irá sugerir a ideia de comprar um produto ou serviço. ...
  2. Influenciador. ...
  3. Decisor. ...
  4. Comprador. ...
  5. Usuário.

São consumidores equiparados aqueles definidos no art 17 e 29 do CDC?

17 e 29. Vejamos, então: ART. 2º, § único "Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que hajam intervindo nas relações de consumo."

Qual a diferença entre consumidor direto e indireto?

Segundo menciona o artigo 17 do Código de Defesa do Consumidor, serão equiparados a consumidor todas as vítimas do evento, ou seja, serão tidos como consumidores indiretos todos aqueles (terceiros) que forem afetados por relação jurídica de consumo.

O que são os consumidores primários?

Consumidores Primários: são todos os organismos que se alimentam diretamente dos Produtores. Neste caso, costumam ser animais herbívoros ou onívoros, pois consomem plantas. ... Consumidores Secundários: são os seres vivos que se alimentam dos consumidores primários.

Quais são os sujeitos da relação de consumo?

De acordo com o art. 2º, é “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.

O que configura uma relação de consumo?

Havendo um fornecedor, um consumidor e um produto fornecido ou serviço prestado por esse fornecedor a esse consumidor, haverá relação de consumo. Havendo relação de consumo aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, não havendo relação de consumo aplica-se o Código Civil.

Quais produtos podem ser objeto de uma relação de consumo?

Produto é qualquer bem corpóreo ou incorpóreo passível de apropriação que tenha valor econômico e possa ser objeto de relação de consumo. Incluem-se, entre esses produtos, a eletricidade e o gás. Podem ser: Moveis e Imóveis – os bens semoventes (animais) estão sujeitos à legislação ambiental.

Qual é a sua relação com o consumismo?

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.

O que caracteriza o consumo?

Consumo é o ato de adquirir bens ou serviços por meio da compra e pode ser compreendido como uma das etapas da atividade econômica. ... O consumo é realizado por pessoas individualmente, pelas famílias e até mesmo pelo Estado e empresas, que adquirem bens e serviços para desempenhar suas atividades.

Quais os elementos presentes numa relação jurídica?

A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o espiritual. O subjetivo ou pessoal, que diz respeito aos sujeitos da relação jurídica, ou seja, o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor).

O que significa a expressão consumidor por equiparação?

Tema atualizado em 9/10/2019. Na hipótese de acidente de consumo, aquele que não participa diretamente da relação, mas sofre os efeitos do evento danoso, é considerado consumidor por equiparação ou bystander, na forma do artigo 17 do CDC.

Quais os tipos de consumidor por equiparação?

Consumidor por equiparação é todo aquele que, embora não tenha participado diretamente da relação de consumo, sofre as consequências do efeito danoso decorrente de defeito na prestação de serviço à terceiros, que ultrapassa o seu objeto.

O que é um consumidor por equiparação?

Neste azo, o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 2º parágrafo único, artigo 17 e artigo 29, prevê mais uma forma de consumidor, é o consumidor por equiparação. Sendo assim, consumidor por equiparação é toda coletividade, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

O que diz o artigo 29 do CDC?

Artigo 29 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art. 29. Para os fins deste Capítulo e do seguinte, equiparam-se aos consumidores todas as pessoas determináveis ou não, expostas às práticas nele previstas.

Quem pode ser considerado consumidor e fornecedor?

Consumidor – pessoa física ou jurídica destinatária final do produto ou serviço. Fornecedor – toda pessoa física ou jurídica que produz, monta, cria, constrói, transforma, importa, exporta, distribui ou comercializa produtos ou serviços.

O que é consumidor e quais os tipos existentes de clientes?

Os tipos de clientes são perfis que representam o comportamento, personalidade e necessidades dos diferentes grupos de consumidores no momento da decisão de compra. ... Cliente decidido. Cliente indeciso. Cliente confuso.

Quais os 6 tipos de consumidores Segundo Cardoso 2010?

Em relação as informações presentes no texto acima, responda o que se pede: a) Dentre os 6 tipos de consumidores segundo Cardoso (2010). Explique dois deles. levados pelo costume; racionais; motivados pelo preço; impulsivos; emocionais e novos.

Qual a posição atual do STJ para definir quem é consumidor?

A doutrina brasileira estabelece que é consumidor o destinatário final, a exemplo da redação do art. 2º do CDC: Art. 2º Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único.

O que diz a Súmula 297 do STJ?

Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

Artigo anterior
O que é arte interativa de exemplo?
Artigo seguinte
Quais são as 7 armas do Exército Brasileiro?