Quais são os subgrupos do Ativo circulante?
Perguntado por: Leandro Carlos de Branco | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)
- a1. Disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa)
- a2. Créditos.
- a3. Estoques.
- a4. Aplicações financeiras.
- a5. Despesas do exercício seguinte.
- a. Realizável a longo prazo.
- a1. Valores realizáveis em prazo superior a doze meses da data do balanço.
- a2. Valores com prazo de realização duvidoso ou incerto.
Como é dividido o ativo circulante?
O ativo está dividido entre as contas do ativo circulante e do ativo não circulante. No ativo circulante são registrados os elementos com maior grau de liquidez, ou seja, aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo.
Quais são os quatro subgrupos do ativo não circulante?
Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Quais os subgrupos do balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).
Como se divide o Balanço Patrimonial?
- os ativos;
- os passivos;
- o patrimônio líquido.
O conceito dos Subgrupos Circulante e não Circulante no Balanço Patrimonial
Quais são os grupos e subgrupos do ativo no Balanço Patrimonial?
O que é ativo e seus critérios de classificação
6404/76. De acordo com essa lei, o ativo é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: ativo circulante e ativo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do ativo, são o grau de liquidez e o ciclo operacional da entidade.
Quais são as contas do ativo não circulante?
Mas o que é Ativo Não Circulante? ... Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis. Ter a ciência sobre esse assunto é extremamente importante.
Quais são as contas que compõem o ativo não circulante?
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
Quem faz parte do ativo não circulante?
Ativo não circulante é todo aquele de utilização da empresa e que não será convertido em caixa no prazo de um ano. Ele refere-se a todos os bens que não são facilmente convertidos em unidade monetária de modo imediato. Apenas poderá ser colocado em caixa após médio ou longo prazo.
O que é considerado ativo circulante?
O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.
Como podemos definir os ativos circulantes?
O ativo circulante, como dito anteriormente, diz respeito aos direitos e bens, mas, neste caso, com maior liquidez, ou seja, que podem ser convertidos em dinheiro para a empresa a curto prazo.
Quais são as principais características do ativo circulante?
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
Quais são as contas do Passivo Não Circulante?
- empréstimos bancários de longo prazo;
- aportes financeiros de acionistas, sócios e/ou investidores com tempo de quitação superior a um ano;
- debêntures, que são títulos de créditos de um empréstimo;
- compras divididas em prestações com período excedente a 12 meses.
Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?
- Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
- Debêntures à pagar;
- Fornecedores de equipamentos de grande porte.
- Empresas controladas;
- Provisão para imposto de renda diferido;
- Financiamentos (LP) a longo prazo;
- Fornecedores (LP);
- Provisão de contingência trabalhista;
Pode ser considerado como uma conta contábil do ativo não circulante?
O que é ativo não circulante? Já no ativo não circulante se encontra o grupo das contas contábeis com os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro, mas com um prazo maior de 12 meses de realização, como a intenção de venda de móveis, computadores, etc.
Quais são as contas do ativo?
- Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
- Máquinas e Equipamentos. ...
- Móveis e utensílios. ...
- Veículos. ...
- Ferramentas. ...
- Equipamentos de informática. ...
- Imobilizado em andamento.
O que difere o ativo circulante do ativo não circulante?
Principais diferenças entre os ativos circulantes e ativos não circulantes. A principal diferença diz respeito ao tempo que a empresa precisa aguardar antes de ter acesso a possíveis finanças, que, no caso dos circulantes, é curto e, nos não circulantes, é mais longo.
Para que serve o ativo não circulante?
Ativo Não Circulante é um termo utilizado na contabilidade e no mercado financeiro para designar todos ativos de uso de uma empresa que não são facilmente ou imediatamente liquidados.
Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?
A diferença entre eles são os prazos. Sendo assim, no passivo circulante as obrigações devem ser liquidadas no prazo de 12 meses. Por outro lado, no passivo não-circulante, também conhecido como passivo exigível a longo prazo, as dívidas e obrigações são de longo prazo.
Quantos e quais são os grupos em que se divide o ativo?
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.
O que é um patrimônio ativo e quais os seus grupos?
O ativo compõe o patrimônio da empresa e, por isso, encontra-se do lado esquerdo (positivo) do Balanço Patrimonial e é subdividido em contas agrupadas em dois grandes conjuntos: Ativo Circulante e Não Circulante, em ordem decrescente de grau de liquidez.
Quais são os subgrupos do passivo?
- Passivo Circulante;
- Passivo Não Circulante; e.
- Patrimônio Líquido, dividido em: (i) Capital Social; (ii) Reservas de Capital; (iii) Ajustes de Avaliação Patrimonial; (iv) Reservas de Lucros; (v) Ações em Tesouraria e; (vi) Prejuízos Acumulados.
O que é ativo circulante e quais os exemplos das contas?
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos. ...
O que é ativo circulante e ativo permanente?
Então, vamos lá: ativo circulante é aquele que pode ser revertido, rapidamente, em espécie para empresa. ... Já o ativo fixo (ou imobilizado, ou não circulante) representa todos os bens que podem até virar dinheiro, mas demoram mais tempo para essa transformação (possuem menos liquidez).
Qual o valor do ativo circulante?
O Preço/Ativo Circulante Líquido é um indicador fundamentalista usado para análise de ações de uma empresa. De forma resumida, esse índice é uma métrica que representa a solidez de uma instituição diante de suas obrigações e quanto o mercado paga por isso.
O que é o Flushing?
Qual a diferença entre barranco e talude?