Quais são os sintomas de pólipos no intestino?

Perguntado por: Mauro Matheus Neto Torres Lourenço  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Quais são os sintomas do pólipo intestinal?
  • fezes com muco 2;
  • mudança na cor das fezes (estrias vermelhas ou cocô com coloração preta) 3;
  • sangramento retal 3;
  • prisão de ventre ou diarreia que dura mais de uma semana 3;
  • dor abdominal, semelhante à cólica 3;
  • anemia por deficiência de ferro 3.

Quem tem pólipo no intestino sente dor?

Já pacientes com pólipos no intestino e no ânus podem sentir dor abdominal e uma sensação estranha no ânus após a eliminação de fezes, como se ainda tivesse algo ali a ser eliminado. Também podem apresentar mudança na cor das fezes, além de eliminar muco e/ou sangue junto com o cocô.

O que o pólipo intestinal pode causar?

Os pólipos são tumores localizados mais comumente no intestino grosso (cólon). Eles podem ser não neoplásicos, como pólipos hiperplásicos e hamartomas, ou neoplásicos, como os adenomas e pólipos serrilhados. Apesar de a maioria dos pólipos serem benignos, os pólipos neoplásicos podem evoluir para um câncer no cólon.

É normal ter pólipos no intestino?

Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são removidos durante o procedimento e encaminhados para biópsia.

O que o pólipo pode causar?

Os pólipos podem ser achados no exame de ultrassom de rotina e serem assintomáticos. Em outros casos produzem aumento do fluxo menstrual, sangramento anormal fora da menstruação e cólicas. Podem também ser causa de infertilidade. Atingem de 10% a 20% das mulheres, sendo que 1% dos pólipos podem ser malignos.

Será que eu tenho pólipo?

28 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para um pólipo se tornar câncer?

Um pólipo pode levar de 10 a 15 anos para se transformar em câncer. Com o rastreamento, os pólipos podem ser diagnosticados e retirados antes que eles tenham a chance de se transformar em câncer. O câncer colorretal é uma das principais causas de morte por câncer em homens e mulheres nos Estados Unidos.

O que faz o pólipo crescer?

Eles surgem quando há erros genéticos que iniciam o crescimento celular desordenado. Por essa razão, os pólipos podem evoluir para casos de câncer. Eles podem surgir qualquer região do intestino grosso e, geralmente, quanto maior for o pólipo, maiores as chances de desenvolvimento de câncer na região.

O que é bom para curar pólipos no intestino?

Não existe remédio para tratá-los. A cirurgia é realizada em casos selecionados onde o risco de câncer é alto. Procure um gastroenterologista para melhor esclarecimentos.

Qual exame detecta pólipos no intestino?

O médico pode sentir pólipos ao inserir um dedo enluvado no reto, mas geralmente os pólipos são descobertos quando a colonoscopia é realizada para exame completo do intestino grosso. Esse exame completo e confiável é realizado porque normalmente há mais de um pólipo, e qualquer um deles pode ser canceroso.

Quem tem pólipos no intestino o que não pode comer?

Alimentos que devem ser evitados

Para evitar que os pólipos intestinais fiquem inflamados ou cresçam, não se deve comer alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, bolos, salgadinhos, comidas congeladas ou industrializadas como, molhos, caldos, fastfood, embutidos e queijos amarelos.

Quando um pólipo é preocupante?

Quando um indivíduo tem mais de 4 pólipos ou uma das mais de 1 centímetro de diâmetro ou um pólipo com células anormais (visto no exame microscópico, com sinais de displasia celular), o risco de novos pólipos e câncer forçado a fazer colonoscopias de vigilância, repetidamente, para o diagnóstico precoce.

Como saber se o pólipo é benigno ou maligno?

Biópsia, ou seja, ocorre a coleta de uma pequena amostra de tecido para análise laboratorial para determinar se o pólipo é benigno ou canceroso.

Como é feita a retirada de pólipos no intestino?

Os pólipos intestinais são geralmente retirados por um procedimento chamado polipectomia, durante a realização de uma colonoscopia, em que uma haste que está presa ao aparelho, puxa o pólipo da parede do intestino, para evitar que se transformem em um câncer.

Quais são os 8 sintomas de câncer no intestino?

Tenha uma boa leitura!
  1. Constipação e diarreia. O câncer colorretal altera o funcionamento do intestino, afetando o seu ritmo sem que haja uma razão aparente. ...
  2. Fezes finas e longas. ...
  3. Ausência de alívio depois de evacuar. ...
  4. Sangue nas fezes. ...
  5. Inchaço. ...
  6. Dor abdominal e cólica. ...
  7. Perda de peso. ...
  8. Fraqueza corporal.

Onde dói quando se tem câncer de intestino?

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

O que pode ser confundido com pólipo?

Miomas Uterinos: Os miomas são tumores benignos compostos de tecido muscular que desenvolvem-se no útero. Eles podem causar sintomas semelhantes aos dos pólipos, como sangramento vaginal anormal e dor pélvica.

Qual é o exame que pode substituir a colonoscopia?

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Qual o tipo de pólipo mais perigoso?

Podem estar presentes pólipos de diversos tipos (a Polipose Adenomatosa Familiar – PAF, é a mais comum), sendo as poliposes adenomatosas as mais comuns e perigosas.

Quais são os sintomas de tumor no intestino?

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Como acabar com pólipos no intestino de forma natural?

Entre os alimentos ricos com esses nutrientes, podemos citar a cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, brócolis, soja, ovo, abacate, laranja, limão, morango, kiwi, acerolas e pimenta vermelha. Outra dica para prevenção de pólipos intestinais é investir em uma dieta rica em fibras e com baixo índice de gordura animal.

Como Desinflamar pólipos?

O tratamento do pólipo nasal pode ser feito por meio do uso de medicamentos, como sprays aplicados diretamente no nariz, que ajudam a aliviar os sintomas e a diminuir a coriza, por exemplo. Nos casos em que isso não é efetivo, o paciente pode ter que realizar um procedimento cirúrgico para a remoção do pólipo nasal.

Quem tem pólipos no intestino pode comer feijão?

"Ao comer regularmente feijão e lentilhas, você diminui o risco de pólipos cancerosos do cólon (pequenos crescimentos)", disse Rosenfeld.

O que acontece se não retirar os pólipos?

A presença de pólipo uterino pode ser causa de sangramento uterino anormal e infertilidade. Além disso, existe uma pequena possibilidade de malignização (transformação em câncer) do pólipo.

É normal encontrar pólipos na colonoscopia?

Os pólipos podem acometer até 20% da população, e se não tratados podem evoluir para câncer com o passar do tempo. Por isso a colonoscopia é recomendada para homens e mulheres a partir dos 45 anos, caso não tenham histórico familiar de câncer colorretal.

O que causa pólipos no reto?

Histórico familiar: Pessoas com familiares que já tiveram pólipos colorretais ou câncer colorretal têm um risco maior de desenvolver a condição; Sedentarismo; Tabagismo; Obesidade.

Artigo anterior
Como limpar vidros e espelhos com vinagre?
Artigo seguinte
Quem libertou a Raposa de Nove Caudas?