Quais são os sintomas da disartria?

Perguntado por: Vasco Rui Santos Leite  |  Última atualização: 1. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

Indivíduos com disartria são capazes de pronunciar sons, semelhantes às palavras que querem dizer e na ordem correta. No entanto, a fala pode ser espasmódica, com a respiração interrompida, irregular, imprecisa ou monótona, dependendo do local da lesão.

O que é disartria e quais os sintomas?

Na disartria, o paciente não consegue mais articular as palavras usando os músculos da face e da boca. É como se ele não tivesse mais o controle dessa área do corpo, assim, sua fala se torna lenta e arrastada e, muitas vezes, ele deixa de ser compreendido pelos seus amigos e familiares.

Quais são os tipos de disartria?

Existem diversos tipos de Disartria:

Flácida (frequente após AVC unilateral) Espástica (mais comum após Traumatismo Crânio-Encefálico) Atáxica (muito associada a lesões no cerebelo) Hipocinética (muito associada à doença de Parkinson)

O que causa a fala arrastada?

As causas comuns de fala arrastada ou lenta incluem beber muito álcool e não dormir o suficiente. Nesses casos, a fala irá parar quando você estiver sóbrio novamente e descansar, respectivamente.

Qual doença enrola a língua?

A disartria é um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade de articular os músculos da fala, o que implica numa dificuldade na produção de fonemas. De uma maneira leiga, a disartria costuma ser referida como "fala enrolada," à semelhança com a fala de uma pessoa alcoolizada.

DISARTRIA - O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

38 questões relacionadas encontradas

O que pode causar a disartria?

Essas estruturas podem ser lesionadas por doenças degenerativas (como esclerose lateral amiotrófica, doença de Parkinson e doença de Huntington), esclerose múltipla, traumatismo craniano, tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais ou infecções como a doença de Lyme.

O que é disartria grave?

A disartria é uma perturbação da fala que ocorre em consequência do surgimento de alterações neurológicas. Esta patologia é caracterizada pela existência de descoordenação entre os processos de articulação, vozeamento, respiração, ressonância e entoação.

Qual o tipo de AVC que afeta a fala?

A causa mais comum para este distúrbio são os AVEs (Acidente Vascular Encefálico) do tipo isquêmico, mas pode ocorrer também em outros tipos de lesão como no traumatismo cranioencefálico. O funcionamento da linguagem envolve várias estruturas cerebrais.

Qual tipo de AVC afeta a fala?

Afasia - é uma das sequelas bastante comuns nas vítimas de AVC - Acidente Vascular Cerebral - alterando a capacidade de falar, ler, escrever e ouvir, ou seja, de se comunicar adequadamente.

O que é ataxia de fala?

Ataxia é um distúrbio que afeta o equilíbrio e a coordenação motora, podendo acometer também a marcha (andar), a fala e os movimentos oculares. Por isso, as pessoas com ataxia podem ter dificuldade para andar, falar, comer e realizar tarefas cotidianas.

Como avaliar um paciente com disartria?

Para quantificar a disartria, cada componente de fala foi graduado a partir de escala de 0 a 6, sendo o 0 a ausência do distúrbio e 6 um distúrbio grave.

Qual doença causa dificuldade na fala?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Como trabalhar a disartria?

A conduta terapêutica das disartrias deve incluir os princípios do tratamento neuromuscular (NMT) em sessões estruturadas, durante as quais as estratégias de maximização da fala (por exemplo, desaceleração da velocidade, gestos articulatórios exagerados) deverão ser encorajadas e reforçadas(6).

Como melhorar a fala arrastada?

A principal forma de tratamento é feito com terapias de reabilitação, com técnicas de fonoaudiologia para melhorar a emissão da voz, regular a intensidade, articular melhor as palavras, exercitar a respiração ou, até, programar formas alternativas de comunicação.

O que pode causar fala enrolada?

Fatores de risco para AIT

— Tabagismo e sedentarismo; — Doenças como o Diabetes, aumento de colesterol ou triglicérides (dislipidemia), ter doenças cardíacas, arritmia cardíaca ou história de um infarto prévio.

Qual a diferença entre disartria e afasia?

As afasias não devem ser confundidas com demais alterações de fala, como a disartria (alteração neurológica que dificulta a articulação das palavras corretamente) e a disfonia (rouquidão), toda e qualquer dificuldade de vocalização das palavras.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Quais são os sintomas de um AVC silencioso?

Quais são os principais sintomas?
  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Quais os 6 sinais de um AVC?

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?
  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Quando a pessoa começa a falar enrolado?

A disartria é uma dificuldade de articular as palavras: a pessoa fala “embolado” / “enrolado”. Ela sabe o que quer falar, mas não consegue falar de maneira clara. Muitas vezes esse sintoma vem acompanhado de outros, como boca torta ou fraqueza de um dos lados do corpo.

Como é um AVC leve?

Dificuldade para falar, dificuldade para se comunicar, fraqueza e perda de sensibilidade numa região do corpo, perda de visão, vertigem, tontura súbita que dificulta o caminhar, ou seja, que tem dificuldade de equilíbrio e de coordenação.

Quais os 4 tipos de AVC?

Conheça os Diferentes Tipos de AVC
  • Ataque Isquêmico Transitório.
  • AVC Hemorrágico.
  • AVC Isquêmico.
  • Tipos de AVC.

O que é disartria Ataxica?

A disartria atáxica caracteriza-se por falta de contração coordenada dos músculos para articulação da fala; os movimentos são lentos e inapropriados quanto ao tônus, extensão, duração e direção; e há um tipo de tremor característico, chamado intencional, que aumenta até o final do movimento(14).

Qual o CID da disartria?

R47 - Distúrbios da fala não classificados em outra parte.

O que é disfagia e disartria?

Além disso, a disartria pode estar acompanhada de outras alterações neurológicas, como a disfagia, que é dificuldade em deglutir os alimentos, a dislalia, que é alteração na pronúncia das palavras, ou mesmo uma afasia, que é a alteração na expressão ou na compreensão da linguagem.

Artigo anterior
Quais sobrenomes são descendentes de Portugal?
Artigo seguinte
É verdade que o megalodon existe?