Quais são os sinais de pontuação e para que serve cada um deles?
Perguntado por: Matheus Moura de Coelho | Última atualização: 28. Februar 2022Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)
Travessão (–): indica diálogo ou dá destaque a algum elemento da frase. Parênteses ( ): isolam frases, palavras, datas e informações acessórias. Aspas (“ ”): indicam fala, citação e isolam certas palavras e expressões. Vírgula (,): pausa leve na leitura, a vírgula separa termos dentro do mesmo período.
Quais são os sinais de pontuação?
- Ponto (.) O ponto pode ser utilizado para: ...
- Dois-pontos (:) ...
- Parênteses ( ) ...
- Ponto de exclamação (!) ...
- Ponto de interrogação (?) ...
- Vírgula (,) ...
- Ponto e vírgula (;) ...
- Travessão (—)
Para que serve o sinal de dois pontos?
Durante a construção dos textos, servem para indicar uma pequena pausa no ritmo ou entonação de uma frase que ainda não foi concluída. Geralmente são empregados antes de citações, enumerações, exemplos, explicações ou esclarecimentos, dentre outros.
Quando usar dois pontos Exemplos?
- do discurso direto;
- de uma enumeração;
- de uma citação;
- de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;
- de informações importantes como observações, notas e exemplos;
- de orações apositivas;
- do vocativo inicial de comunicações.
Para que serve (:)?
Os dois pontos ( : )representam um sinal gráfico que faz parte dos sinais de pontuação. Na produção de textos, eles marcam uma breve pausa no discurso.
Sinais de pontuação | exclamação, interrogação, vírgula, dois pontos, travessão, aspas, reticências
Qual a forma correta !? Ou ?!?
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Para que se usa reticências?
- a) As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação de quem fala. ...
- b) Interrupção de uma frase gramaticamente incompleta. ...
- c) Ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia. ...
- d) Para indicar supressão, ou seja, ausência de palavras. ...
- e) No início ou no meio de uma citação para indicar supressão de partes.
Como usar reticências exemplos?
- Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.
- Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…
- Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…
- Não quero sobremesa... porque... porque não estou com vontade.
Qual o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
O que é junto ou separado?
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.
Como usar o oque é o quê?
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Vai e vem junto ou separado?
A forma correta é vaivém.
Embora com origem em duas formas verbais, uma do verbo ir e outra do verbo vir, esta palavra constitui um todo e por isso não leva hífen. É uma palavra aguda, ou seja, com acento tónico na última sílaba.
Qual a diferença entre demais junto é separado?
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. ... Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.
Qual é o correto demais ou de mais?
Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais.
Estou cansada demais ou de mais?
A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. ... De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos.
Qual o sinônimo de demais?
3 além disso, além desse fato, além do mais, além de que, ademais, de mais a mais, aliás. Exemplo: Demais, mesmo que ele pedisse desculpa, eu não falaria com ele! No plural - os outros: 4 outros, restantes, resto, mais.
Vai e vem expressão?
Vai e vem, quando essa palavra é escrita dessa forma, ela é uma construção nominal, muito usada para designar coisas que se movimentam e voltam ao seu estado de repouso. Vale dizer que isso ocorre com os seres inanimados ou coisas. Veja os exemplos: serrote, porta vai e vem, ondas do mar).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quando usar Qual é o quê?
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
Por que é por quê?
Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.
Quando o que é acentuado?
Uso de QUÊ acentuado
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz.
Qual é ou qual é o?
A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais. O qual e que: Aquele aluno, o qual foi selecionado para representar o colégio, é o Pedro. Aquele aluno que foi selecionado para representar o colégio é o Pedro.
Como se escreve p * * * * * * *?
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
É correto dizer o alface ou a alface?
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).
Que testes faço para saber se tenho algum problema Neurologico?
Qual a diferença de Guarda Municipal e guarda civil municipal?