Quais são os sinais clínicos da parvovirose suína?

Perguntado por: Álvaro Dinis de Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

Os animais jovens, apresentam sintomas como febre, icterícia, anorexia e hemoglobinúria já para as fêmeas reprodutoras, os problemas são mais preocupantes pois acarreta distúrbios reprodutivos como abortos, partos distócitos, mumificação de fetos, baixo número de leitões e quando muito, alta taxa de mortalidade ( ...

O que é a parvovirose suína?

A parvovirose suína é uma virose de alta prevalência e distribuição universal. Os sinais da infecção são constatados, principalmente, em fêmeas não imunes no início de sua vida re- produtiva, caracterizados por morte embrionária, mumificação, natimortos, abortos e leitegadas pequenas.

Quais as situações no setor reprodutivo que sugere a suspeita de parvovirose suína?

Diagnóstico
  • Na ausência de outros sinais nas fêmeas reprodutoras, pode-se suspeitar de parvovírus quando aumenta a ocorrência de leitões mumificados de vários tamanhos e pequenas leitegadas, especialmente em marrãs;
  • Uma característica importante da doença é a morte de embriões e fetos entre 10 e 15 dias de gestação.

Quais os sintomas da leptospirose em suínos?

Sintomas
  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Abortos no terceiro trimestre;
  • Aumento de leitões mumificados;
  • Aumento de leitões fracos e inviáveis;
  • Aumento de leitões prematuros;
  • Aumento de leitões natimortos;

O que é a circovirose suína?

A circovirose suína é causada pelo circovírus suíno tipo 2 (PCV2). Clinicamente, aparece como uma doença de refugagem em suínos de transição e engorda. O vírus é onipresente em todo o mundo. O vírus é muito pequeno e muito resistente ao meio ambiente.

Parvovirose em Suínos

43 questões relacionadas encontradas

Como tratar circovirose suína?

R: Não existe tratamento para a Circovirose. Os tratamentos são feitos para combater as infecções secundárias. A vacinação das matrizes confere imunidade aos leitões, via colostro.

Qual é o nome da doença causada pelo vírus circovírus?

O que é a circovirose suína? É uma doença causada por um vírus, o circovírus suíno PCV tipo 2, da família Circoviridae, um dos menores organismos (vírus) que acometem animais domésticos. É altamente contagioso, resistente ao ambiente e praticamente imune à maioria dos desinfetantes convencionais.

O que é leptospirose suína?

A leptospirose suína é uma importante causa de prejuízos em rebanhos de reprodução, e ocorre em de todas as partes do mundo. A leptospirose suína pode se apresentar basicamente nas formas aguda e crônica. Na forma aguda, pode ocorrer febre, mastite focal e leptospirúria em animais adultos.

Quais são os fatores de risco associados à ocorrência de leptospirose em matrizes suínas?

As vias de eliminação implicadas com a disseminação da leptospirose suína incluem urina, sêmen, produtos do abortamento e secreções vaginais (Ellis et al., 1985, 1986).

Porque os porcos perdem as pernas?

No caso do vírus mais forte, a mortalidade é de 100%, com ela ocorrendo entre duas e três semanas, independente da idade do animal. A infecção provoca febre alta, paralisia nas patas traseiras, manchas avermelhadas pelo corpo e dificuldades respiratórias.

O que é colibacilose em suínos?

A colibacilose é uma doença que ocorre geralmente em suínos jovens, sua transmissão ocorre pela ingestão de bactérias de origem materna e ambiental, os sintomas são de diarréia aquosa e amarelada seu curso é rápido, geralmente a desidratação e morte ocorrem em 4 a 24 horas. A mortalidade é alta.

Para que serve o Suiven?

Na profilaxia da Pasteurelose suína, paratifo dos leitões, erisipela suína, rinite atrófica, leptospiroses e diarréias causadas por Escherichia coli.

Onde surgiu a peste suína?

O vírus se disseminou pela África Subsaariana e, em 1960, foi introduzido em Portugal por meio de produtos derivados de carne suína contaminada. Até 1990 permaneceu endêmica em Portugal e na Espanha, mas se alastrou para a Itália, a França, a Bélgica, Malta e a Holanda, além de alcançar o Caribe e a América do Sul.

O que é a doença de Aujeszky?

É uma doença causada por um vírus da família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, e pode acometer os suínos (Sus scrofa) domésticos, silvestres e asselvajados, além de uma grande variedade de mamíferos: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, cães, gatos, coelhos e mamíferos silvestres, todos considerados ...

O que é pneumonia enzoótica?

A pneumonia enzoótica suína é uma doença altamente contagiosa, de distribuição cosmopolita, caracterizada por alta morbidade, baixa mortalidade, tosse crônica e retardo do crescimento (Oboegbulen, 1981).

Qual é o agente etiológico da cinomose?

Doença altamente contagiosa, causada pelo Vírus da Cinomose Canina (VCC). Segundo Correa (2011), o vírus causador é da família Paramyxoviridae, sendo um patógeno de alta mortalidade, porém inferior ainda à raiva canina.

Quando surgiu a peste suína?

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos,e foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente.

Qual o agente causador da peste suína?

É causada por um vírus da família Flaviviridae, gênero Pestivirus, e possui um sorotipo viral subdividido em dez subtipos. Acomete suínos (Sus scrofa) domésticos e asselvajados.

Tem peste suína africana no Brasil?

O Brasil se mantém fora dessa lista de países endêmicos e os pesquisadores frisam que essa condição se deve ao avanço da biosseguridade da suinocultura brasileira, tanto nas granjas, como nas medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a importação de animais ou seus produtos e ...

Quais são as vacinas para suínos?

Principais doenças que acometem os suínos e necessitam de vacinação:
  • Circovirose suína. ...
  • Pneumonia enzoótica. ...
  • Doença de Glasser. ...
  • Streptococcus. ...
  • Rotavírus. ...
  • Doenças Respiratórias. ...
  • Rinite Atrófica. ...
  • Enterotoxicose.

Como aplicar vacina em leitões?

Aplicação no local correto do animal: As vacinas podem ser aplicadas via intramuscular, subcutânea ou oral. Deve-se seguir o que manda a bula. Para aplicação via intramuscular, deve-se aplicar a vacina na região do pescoço do suíno e para via subcutânea, deve-se aplicar na prega atrás da orelha.

O que é batedeira em suínos?

A Salmonelose ou paratifo dos leitões causa uma pneumonia conhecida popularmente por batedeira. É uma doença infecciosa que ocorre entre cinco semanas a quatro meses.

Como tratar a colibacilose?

Os antimicrobianos mais indicados no tratamento dessa enfermidade são aqueles a base de enrofloxacina, norfloxacina, gentamicina, florfenicol e a associação de sulfametoxazol e trimetoprim.

Qual o agente causador da colibacilose?

A colibacilose, ou infecção por E. coli, é uma das principais doenças na suinocultura. É uma doença bacteriana típica causada por Escherichia coli (E. coli) patogênica.

Como prevenir a colibacilose?

A bactéria causadora da colibacilose é encontrada no intestino da ave e é eliminada nas fezes dos animais, assim uma boa higiene na manipulação dos ovos que serão usados para incubação, higiene da granja, bom manejo e saneamento de galpões, comida e água são formas de prevenção da doença.

Artigo anterior
Qual a teoria defendida por Galileu?
Artigo seguinte
Quando surgiu a HP 12c?