Quais são os seis tipos de pronomes?

Perguntado por: William Renato Macedo de Miranda  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.

Quais são os 6 tipos de pronomes?

  • Pronomes de tratamento. Os pronomes de tratamento indicam o tratamento formal ou informal: Você, Vossa Excelência, Vossa Majestade... ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes pessoais. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes indefinidos. ...
  • Pronomes interrogativos.

Quais são os tipos de pronomes?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Quais os tipos de pronomes que existem?

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Quais são os sete tipos de pronomes?

Lista dos pronomes
  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

PRONOMES: FUNÇÕES, TIPOS E USOS | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os pronomes indefinidos?

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Quando um é pronome indefinido?

Escolhe um.», a palavra um pode ser considerada pronome indefinido? ... Assim como o (a, os, as) – artigo definido – é, em determinadas situações, pronome pessoal ou demonstrativo, também um (uma, uns, umas) – artigo indefinido – poderá ser considerado pronome indefinido, quando o «nome» a que se refere não está expresso.

O que são pronomes definidos e indefinidos?

Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. ... Alguns pronomes indefinidos são variáveis, ou seja, sofrem flexão de gênero e número, como nenhum, outro, qualquer. Outros são invariáveis, como tudo, nada, cada, quem.

Quais são os pronomes indefinidos em espanhol?

Variables en género y número (variáveis em gênero e número)
  • Alguno/a/os/as (Algum)
  • Ninguno/a/os/as (Nenhum)
  • Mucho/a/os/as (Muito)
  • Poco/a/os/as (Pouco)
  • Todo/a/os/as (Todo)
  • Tanto/a/os/as (Tanto)
  • Otro/a/os/as (Outro)
  • Uno/a/os/as (Um)

Quais são os tipo de pronomes?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Quantas é pronome?

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente. Atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de modo e de tempo.

Quais são os pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.

Quais são os artigos definidos e indefinido?

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

O que é pronome indefinido em inglês?

Os pronomes indefinidos em inglês (indefinite pronouns) são aqueles que substituem ou acompanham o substantivo de maneira imprecisa ou indeterminada. Ou seja, não fazem referência a nenhuma pessoa, lugar ou objeto específico.

Quando o se é pronome reflexivo?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". ... Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos.

Quais são pronomes interrogativos?

Pronomes interrogativos são os pronomes indefinidos quem, quanto(a)(s), qual(is) e que quando empregados em frases interrogativas. Os pronomes interrogativos que e quem são invariáveis, enquanto os pronomes qual e quanto são variáveis. Exemplos: Quanto tempo você ainda irá demorar para chegar?

Quando se usa os dois pontos?

Dois Pontos
  1. Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
  2. Começar uma enumeração.
  3. Antes de uma citação ou fala de alguém.
  4. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
  5. Nos discursos diretos.
  6. Anteceder um exemplo, observação ou nota.
  7. Antes de orações apositivas.
  8. Depois de vocativos.

Como e onde usar a vírgula?

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Artigo anterior
O que acontece se colocar filtro de óleo errado?
Artigo seguinte
O que é o sistema defensivo no futsal?