Quais são os riscos do uso da energia nuclear?

Perguntado por: Cláudio Matias de Anjos  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...

Quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear
  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

Por que usar energia nuclear?

A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. ... - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não contribui para o efeito estufa.

Porque o Brasil usa energia nuclear?

A energia nuclear é uma das principais fontes produtoras (sendo as outras duas a hidrelétrica, que utiliza a energia dos rios e a termoelétrica, que utiliza combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e gás natural). ... O programa brasileiro abrange um amplo uso da energia nuclear, sempre voltado para fins pacíficos.

Porque o Brasil não usa energia nuclear?

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

O Problema da Energia Nuclear

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as vantagens e desvantagens de uma usina hidrelétrica?

A principal vantagem da energia hidrelétrica é a utilização da água, ou seja, um recurso natural renovável. Porém esse fonte possui inúmeras desvantagens, no geral, ligadas ao elevado impacto ambiental provocado pela sua instalação. O Brasil é um dos grandes produtores de energia hidrelétrica do mundo.

O que a energia nuclear pode causar ao meio ambiente?

O principal impacto ambiental gerado pelas usinas nucleares é a geração de grande quantidade de lixo atômico, produto que é extremamente perigoso e para o qual não há nenhum meio de descontaminação, ao contrário do que acontece com outras espécies de lixo.

Qual a vantagem e a desvantagem do uso da radiação para a sociedade?

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

Quais as desvantagens do uso da radiação?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Quais são os efeitos da radiação?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.

Quais os benefícios causados pela radiação?

Entre os vários benefícios da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.

Quais são as desvantagens da energia nuclear?

DESVANTAGENS
  • Os acidentes tem sérias consequências. ...
  • Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. ...
  • O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
  • Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.

Qual o futuro da energia nuclear?

Bento Albuquerque acredita que, em 2030, esta dependência vai ser reduzida para, no máximo, 49%. “Teremos também mais usinas nucleares entrando em operação, o que é importantíssimo, porque ela gera continuamente e é uma energia limpa.

Quais são as desvantagens de uma usina hidrelétrica?

Resumindo, dentre as principais desvantagens da energia hidrelétrica, temos:
  • a realocação da comunidade local;
  • o desmatamento;
  • a produção de metano pela vegetação submersa que entra em decomposição;
  • as mudanças climáticas e no regime de chuvas;
  • a alteração do curso e do nível dos rios, prejudicando a vida aquática;

Quais são as desvantagem de uma usina hidrelétrica?

Desvantagens: As principais desvantagens ou impactos negativos sociais e ambientais das hidrelétricas estão relacionadas com o alagamento de grandes áreas. Os impactos sociais envolvem tanto as populações ribeirinhas, que precisam ser deslocadas, quanto as que ficam em regiões próximas não inundadas.

Quais são as vantagens de uma usina hidrelétrica?

Todas as vantagens da energia hidroelétrica
  • A fonte mais barata. ...
  • As centrais movidas à água são ágeis e responsivas. ...
  • A água traz consigo uma enorme energia. ...
  • A produção pode ser adaptada à demanda. ...
  • As emissões indiretas são muito baixas. ...
  • Fluxos hídricos secundários são adequados para as usinas pequenas.

Porque a França investe em energia nuclear?

Na França, não há muitos partidos que consideram uma mudança no modelo de energia nuclear. É preciso levar em conta que 86% da energia gerada pela França é produzida por usinas nucleares. Atualmente, a França produz eletricidade mais barata que outros países e menos agressiva nas emissões de CO2 .

Quais são as perspectivas sobre a utilização da energia nuclear na atualidade?

A energia nuclear indica muitas possibilidades para o futuro como, por exemplo, o uso desta tecnologia no suprimento do calor de processo, da mesma forma que nas alternativas comerciais de propulsão naval. ... Isto significa que as usinas nucleares tendem a elevar as tarifas para o suprimento de eletricidade.

O que você acha da energia nuclear?

Não emite tantos gases poluentes (comparado a outras fontes de energia como o petróleo, o gás natural ou como carvão). ... Também possui a capacidade de reprocessamento: o material usado para converter a energia nuclear em energia elétrica pode ser reutilizado. Desvantagens. Esse tipo de energia gera lixo radiativo.

Quais os malefícios da radiação?

A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).

Qual a importância da radiação para a humanidade?

“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.

Quais as principais consequências do excesso de radiação?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Quanto tempo a radiação fica no corpo?

As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Quais os efeitos da radiação gama no corpo humano?

Quando a radiação gama interage com as moléculas presentes nos tecidos, ela arranca-lhe elétrons, formando íons. Em alguns casos, as ligações químicas podem ser rompidas, dando origem a radicais livres: moléculas capazes de degradar as células e causar danos ao organismo afetando o processo de divisão celular.

Quais são os efeitos biológicos da radiação?

Os fenômenos biológicos da radiação são uma conseqüência dos fenômenos físicos e químicos. Alteram as funções específicas das células e são responsáveis pela diminuição da atividade da substância viva, por exemplo: perda das propriedades características dos músculos.

Artigo anterior
O que é hipoventilação?
Artigo seguinte
O que visitar em barcelona 2 dias?