Quais são os riscos da reposição hormonal?

Perguntado por: Rúben Hugo Jesus Marques Magalhães  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Entre esses estão acidente vascular cerebral (AVC), alterações do sono, da memória, depressão, diabetes mellitus tipo 2 (DM2), disfunção sexual, aumento do risco cardiovascular e de tromboembolismo venoso, fogachos, incontinência urinária, atrofia vaginal e redução da massa muscular e óssea1.

É perigoso fazer reposição hormonal?

Reposição hormonal: risco de câncer de mama é maior do que era estimado. A reposição hormonal é um tratamento amplamente utilizado para aliviar os sintomas da menopausa nas mulheres. No entanto, já é sabido há algum tempo que um dos riscos envolvido com o tratamento é o desenvolvimento do câncer de mama.

Quais os riscos e benefícios da reposição hormonal?

Entre os benefícios da reposição hormonal temos não só a melhora das ondas de calor, mas também fortalecimento dos ossos, pele, cabelos, melhora da libido, disposição, distribuição de gordura, apetite, risco de doença cardiovascular, memória, entre outros.

Quando não pode fazer reposição hormonal?

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

Quais as contraindicações da reposição hormonal?

Assim, este tratamento é contraindicado nas seguintes situações:
  • Doença hepática e biliar;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de endométrio;
  • Porfiria;
  • Sangramento genital anormal de causa desconhecida;
  • Doença trombótica ou tromboembólica venosa;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Doença coronariana;

OS RISCOS E BENEFÍCIOS DA REPOSIÇÃO HORMONAL NA MENOPAUSA - Luciana Spina

45 questões relacionadas encontradas

São exemplos de contraindicações absolutas a terapia de reposição hormonal exceto?

São exemplos de contraindicações absolutas à terapia de reposição hormonal, EXCETO:
  • câncer de mama.
  • depressão.
  • doença hepática grave.
  • história de tromboembolismo agudo e recorrente.
  • porfiria.

Quais os prós e contras da reposição hormonal feminina?

A seguir, conheça os principais benefícios:
  • Eliminação ou redução dos sintomas da menopausa;
  • Diminuição dos riscos de sofrer uma fratura por osteoporose;
  • Colaboram na diminuição do risco de desenvolver a doença de Alzheimer;
  • A reposição de estrogênios ajuda a melhorar o humor e reduzir a depressão;

O que pode acontecer com o corpo da mulher que não faz reposição hormonal?

Pela diminuição da produção do estrogênio, inúmeros sintomas podem surgir nesta fase, tais como importante redução da libido, cansaço, suores noturnos que interrompem o sono, insônia, ondas insuportáveis e constrangedoras de calor, diminuição da lubrificação vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e ...

Como saber se tenho que fazer reposição hormonal?

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?
  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

Quem faz reposição hormonal engorda?

Quando o assunto é reposição hormonal, uma das maiores preocupações de muitas mulheres é o ganho de peso. Afinal, são os hormônios que controlam nosso metabolismo e todo o funcionamento do nosso corpo. Porém, ao contrário do que muita gente pensa sobre reposição hormonal, o ganho de peso é um mito!

Quais os benefícios da reposição hormonal na mulher?

Quais os benefícios da reposição hormonal?
  • Diminui a frequência e intensidade dos calorões e fogachos;
  • Reduz a frequência de infecções urinárias;
  • Melhora a vida sexual;
  • Auxilia a gerenciar a perda óssea e evitar fraturas por osteoporose;
  • Apoia a prevenção de doenças, como demência;

Qual o melhor hormônio para reposição hormonal?

É aí que surgem as dúvidas quanto à necessidade da reposição hormonal. “Uma vez que os sintomas têm origem na diminuição da produção de estrogênio, a reposição deste hormônio em baixas doses é o mais recomendado e pode ser feita com estrogênios sintéticos ou bioidênticos”, explica o Dr. Élvio.

Porque a reposição hormonal pode causar câncer?

Qual a relação da reposição hormonal e câncer de ovário? Alguns estudos demonstram que a terapia pode aumentar a probabilidade de desenvolver o câncer de ovário, assim como aumenta o risco de coágulos sanguíneos. Mas se você começar a terapia na época da menopausa, os riscos são muito pequenos.

Quais os sintomas de falta de hormônio no corpo feminino?

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

Como saber se estou com falta de hormônio?

Os principais sintomas de deficiência hormonal são:
  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

Qual médico faz reposição hormonal feminina?

O médico ginecologista faz a prescrição do estrogênio e da progesterona ou outros hormônios, caso haja realmente insuficiência. O consumo pode ser feito de forma injetável, gel, adesivos que são colocados na pele e comprimidos.

O que acontece se não tratar a menopausa?

A redução desse hormônio pode aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças como osteoporose, depressão, cistos na mama, pólipos no útero ou até mesmo o câncer porque as alterações nos níveis de hormônio, características dessa fase da vida da mulher, facilitam o seu desenvolvimento ou instalação.

Qual o tempo certo para parar com a reposição hormonal?

Os efeitos começam por volta de 20 dias.

O que melhora com a reposição hormonal?

A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa – a lista inclui ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. Também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.

Quais são as contraindicações absolutas para a terapia estrogênica?

A TRH é contraindicada em história atual ou suspeita de carcinoma invasivo de mama, em alterações pré-malignas de mama e carcinoma ductal in situ; na insuficiência hepática, trombose venosa profunda (TVP) atual ou pregressa, embolia pulmonar, história de distúrbio da coagulação, no tromboembolismo arterial ativo ou ...

Qual o hormônio que causa câncer?

Exposição a hormônios, especificamente o estrogênio, aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Ao longo da vida, as mulheres são expostas aos hormônios. Da sua primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona estimu- lam as células mamárias normais.

O que é câncer hormonal?

Quando os hormônios se ligam a esses receptores, “alimentam” o crescimento do câncer. Os cânceres são denominados receptores hormonais positivos ou negativos com base na presença (ou não) desses receptores (proteínas). É importante conhecer o status do receptor hormonal para decidir as opções de tratamento.

O que o estrogênio faz para o câncer de mama?

Geralmente, os baixos níveis de estrogênio podem causar ondas de calor, perda óssea, secura vaginal, alterações de humor, e a terapia de reposição hormonal, apesar de ser um tratamento que pode aliviar esses sintomas, também pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Qual o melhor hormônio para menopausa?

O principal tratamento para os sintomas da menopausa utiliza estrogênio isolado ou combinado com progesterona para prevenir estímulo endometrial. O estrogênio na reposição hormonal previne osteoporose e sintomas relacionados à diminuição do estradiol.

O que o Cicloprimogyna faz no corpo?

Cicloprimogyna® (valerato de estradiol + levonorgestrel) é um medicamento destinado à terapia de reposição hormonal (TRH), para alívio dos sintomas associados à menopausa. Também é utilizado para tratamento das alterações do ciclo menstrual.

Artigo anterior
Quem são os agentes na redação?
Artigo seguinte
Como limpar metais cromados do banheiro?