Quais são os riscos da musculação na adolescência?

Perguntado por: Camila Matilde de Loureiro  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

Existem diversos riscos da musculação na adolescência, principalmente quando ela é feita de forma exagerada ou descontrolada, sem um plano de treino adequado para alguém que está em fase de crescimento. Veja, a seguir, quais são os principais riscos e porque eles acontecem: Risco de lesões.

Quais são os riscos da musculação?

O exagero também afeta o corpo. O chamado "overtraining" pode gerar lesões, fraturas, depressão e até diabetes. Sim. O corpo humano não está preparado para o excesso de estresse, desgaste e fadiga de exagerar na musculação – a chamada síndrome de overtraining.

Quais os benefícios e riscos da musculação na adolescência?

Desde que seja feita com a orientação de profissionais capacitados, prática não traz prejuízos para a saúde dos jovens. São Paulo - Ao contrário do que muita gente pensa, a prática não traz prejuízos para a saúde dos jovens, desde que seja feita com a orientação de profissionais capacitados.

Quais são os malefícios da musculação na adolescência?

Alguns adolescentes podem usar anabolizantes e esteroides ilegais para tentar ganhar mais músculos rapidamente. Substâncias como essas trazem graves riscos à saúde como o surgimento de câncer, problemas no fígado, diabetes, esterilidade, impotência sexual, irregularidades na menstruação e redução das mamas nas meninas.

Quais são as orientações para quem pratica a musculação na adolescência?

Santarém (2006) coloca que, em se tratando de treinos de musculação para adolescentes, recomenda-se que se realizem os exercícios de força, pelo menos três dias por semana, podendo ser realizado também todos os dias, mas com intensidade de tempo e de carga menores.

Musculação na adolescencia

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os riscos da prática da musculação na infância e adolescência?

A prática de treinos com carga, seja fixa, solta ou do próprio corpo, pode gerar lesões nas crianças, assim como nos adultos. Porém, há uma tendência menor de ocorrer lesões por sobrecarga na infância, como distensões e estiramentos.

É ou não é indicado o treinamento na adolescência?

Os especialistas acham positiva a musculação na adolescência, por vários aspectos. É uma atividade que tem benefícios reais, mas que variam bastante, de acordo com a idade, o sexo e as necessidades específicas de cada adolescente.

O que acontece se treinar muito?

Essa prática excessiva pode exercer o efeito oposto ao esperado, prejudicando o funcionamento do corpo e aumentando o risco de problemas de saúde. Pesquisadores brasileiros descobriram que treinos muito intensos podem provocar alterações no coração, fígado, músculos e sistema nervoso.

O que acontece se eu fazer academia todo dia?

Especialistas concordam que malhar todo dia faz mal quando no dia seguinte já se está malhando os mesmos músculos. Uma recomendação importqnte também é que você reserve ao menos um dia da semana exclusivamente para o seu descanso.

O que acontece se eu malhar demais?

Consequências do excesso de exercícios

O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.

Faz mal fazer o mesmo exercício todo dia?

Portanto, repetir o mesmo treino antes que você se recupere totalmente interrompe o processo de recuperação natural do organismo. Assim, uma recuperação insuficiente pode causar danos aos tendões, ligamentos e articulações.

Quantos dias na semana posso fazer academia?

Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino --pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço --, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.

Quantos dias eu devo ir à academia?

Panorama geral. A quantidade de tempo que você passa na academia pode ter relação direta com os seus resultados. De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar.

Quais os sinais que estou exagerando na prática de exercícios físicos?

6 sinais de que você está exagerando no treino
  1. Dor muscular. O incômodo pós-treino é comum, mas o excesso de exercício físico impõe uma dor constante, mesmo durante a prática de atividades leves. ...
  2. Enjoo. ...
  3. Tontura. ...
  4. Cheiro forte. ...
  5. Irritabilidade. ...
  6. Perda de apetite.

Como saber se o exercício está fazendo efeito?

6 sinais de que o seu treino está fazendo efeito
  1. Dor muscular tardia. ...
  2. Você termina os exercícios e sente-se melhor do que quando chegou. ...
  3. Exercício ficou mais fácil. ...
  4. Aumenta intensidade e carga dos exercícios com frequência (sem sentir dor) ...
  5. Melhora do sono. ...
  6. Mudanças no corpo.

Pode musculação na adolescência?

“A musculação pode sim ser feita na adolescência, desde que bem supervisionada e sem a intenção de ganhar musculatura”, afirma Ricardo Barros, coordenador do grupo de medicina esportiva da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Qual a fase da adolescência que é indicada para se iniciar a prática de musculação para meninos e para meninas?

Agora, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que meninos antes do estirão do crescimento (normalmente, entre 14 e 15 anos) e meninas antes da primeira menstruação não pratiquem musculação sem a devida supervisão e orientação.

Quais os benefícios e riscos da prática da musculação?

Benefícios da musculação
  1. Melhora a postura corporal. ...
  2. Diminui a quantidade de gordura. ...
  3. Tonifica os músculos. ...
  4. Combate problemas emocionais. ...
  5. Aumenta a densidade óssea. ...
  6. Diminui o risco de diabetes. ...
  7. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

Quais são os riscos da prática da musculação na adolescência sem orientação é realizada de forma incorreta?

Se o treino não for supervisionado, o risco de lesões aumenta, já que o adolescente pode acabar querendo usar aparelhos para os quais não está preparado ou, ainda, levantar pesos da maneira errada. Isso pões em risco a coluna, as articulações e os músculos.

É bom treinar todos os dias?

Não é recomendável que você treine mais de uma vez por dia os mesmos músculos, uma vez que o descanso é essencial para a recupeção e desenvolvimento muscular, mas você pode fazer atividades diferentes. Por exemplo, fez cardio pela manhã, opte pela musculação à noite.

Quantas vezes por semana devo ir à academia?

Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.

Pode malhar 7 vezes na semana?

O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.

Quanto tempo posso fazer o mesmo treino?

De forma geral, a troca de treino deve acontecer a cada quatro ou oito semanas, mas esse ciclo vai depender da sua frequência na academia e da estratégia que o professor planejou para você.

Tem algum problema pular corda todos os dias?

Já quem tem problema cardíaco pode pular corda, desde que siga as recomendações exigidas em quaisquer esportes: é necessário um acompanhamento médico e de treinamento, não é recomendado realizar a atividade todos os dias (sem descanso) e é preciso apostar nos intervalados pelo menos no início (executar 1 minuto, ...

O que acontece com o corpo quando paramos de treinar Quais cuidados devemos tomar?

Dependendo da quantidade de dias sem treinar, seu corpo começa a perder força, flexibilidade e resistência, além dos hábitos saudáveis construídos ao dos anos. Logo, realizar exercícios físicos regularmente é fundamental para manter a disposição em dia.

Artigo anterior
Quais são os 4 elementos da terra?
Artigo seguinte
O rio nilo passa por quais paises?