Quais são os riscos aos profissionais de enfermagem?

Perguntado por: Emanuel Assunção Oliveira  |  Última atualização: 16. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Os profissionais da área da Enfermagem estão mais expostos devido à execução de cuidados que envolvem risco de contaminação com material biológico, como a realização de curativos, passagem de sonda, o contato com materiais perfurocortantes, gazes contaminadas com sangue ou secreções e o contato direto com o paciente.

Quais são os tipos de riscos na enfermagem?

Riscos biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas, sangue, secreções, etc. Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, postura inadequada, movimentos repetitivos, jornada prolongada, etc. Riscos de acidentes: quedas, cortes, perfurações, queimaduras, choques elétricos, incêndios, explosões, etc.

Quais os riscos o técnico de enfermagem corre em sua profissão?

Na manipulação de diversas substâncias químicas, o profissional da enfermagem se expõe a diversos riscos. Medicações, soluções desinfetantes, desincrostantes ou esterilizantes, anti-sépticos, quimioterápicos, gases analgésicos, ácidos para tratamento dermatológicos, contato com materiais de borracha (látex) e etc.

Quais os principais riscos encontrados pelos profissionais de enfermagem segundo a nr32?

Riscos biológicos; Riscos químicos; Da radiação ionizante. A NR 32 abrange ainda a questão da obrigatoriedade da vacinação do profissional de enfermagem (tétano, hepatite e demais vacinas que estiverem contidas no PCMSO), com os reforços pertinentes, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Quais são os riscos dos trabalhadores da área da saúde?

No setor saúde, devido às peculiaridades das atividades desenvolvidas, os profissionais estão expostos aos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos (mecânicos), psicossociais e de acidente.

Tipos de riscos na enfermagem

35 questões relacionadas encontradas

O que é fator de risco na enfermagem?

Os EA são fatores que comprometem a assistência e apresentam potencial limitante ou incapacitante como consequência de um controle inadequado de riscos.

Quais os principais acidentes de trabalho na área da enfermagem?

Fique por dentro!
  • Corte e laceração. Tal acidente de trabalho é observado na área da saúde durante o manuseio de instrumentos e materiais de forma inadequada ou sem o uso devido do equipamento de proteção individual. ...
  • Fraturas. ...
  • Contusão e esmagamento. ...
  • Distorção e tensão. ...
  • Lesão imediata. ...
  • Luvas. ...
  • Óculos de proteção. ...
  • Máscara.

Quais os principais riscos ergonômicos na enfermagem?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Quais são as principais medidas preventivas para os riscos ocupacionais na enfermagem?

Para isso, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscara, gorro, óculos, capote, botas, entre outros, torna-se obrigatório a todos os trabalhadores. O comprometimento da adequada realização destas medidas proporciona maior proteção contra agravos à saúde ocupacional.

Quais os riscos ambientais que estão expostos os enfermeiros?

De acordo com a NR 9 são classificados como riscos ambientais todos os agentes biológicos: repre- sentados pelos fungos, bactérias, parasitas, protozoários, bacilos e vírus; físicos: tais como ruídos, vibra- ções, radiações ionizantes e não ionizantes, ultrassom, pressões e temperaturas que excedam o padrão de ...

Quais são os tipos de riscos?

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Quais são os riscos químicos físicos e biológicos?

– Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele, etc. – Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

O que o técnico de enfermagem pode fazer e o que não pode?

Os técnicos em enfermagem podem controlar e orientar os pacientes sobre os medicamentos que foram receitados pelo médico. Além dos medicamentos de via oral, os técnicos também podem fazer a aplicação de injetáveis, se assim for solicitado pelos médicos. É preciso controlar as dosagens e prestar muita atenção em tudo.

Quais são os 5 principais tipos de risco?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Quais são os 3 tipos de riscos?

Desta forma, os riscos são classificados em riscos financeiros, riscos estratégicos, riscos operacionais e perigos.

Quais os tipos de riscos e exemplos?

Quais são os 5 tipos de riscos?
  • Risco físico. ...
  • Risco químico. ...
  • Risco biológico. ...
  • Risco ergonômico. ...
  • Risco acidental. ...
  • Risco acidental contido no ambiente de trabalho. ...
  • Risco acidental por falta de preparo técnico e equipamentos de segurança. ...
  • Risco acidental decorrente da ação ou omissão humana.

Quais os 5 tipos de riscos encontrados no ambiente hospitalar?

No meio deles estão os agentes físicos, químicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e psicológicos.

Quais são os riscos que os profissionais da equipe de enfermagem estão expostos que causam as doenças osteomusculares e como devemos gerenciá los para Preveni-las?

Os fatores de risco podem ser de natureza ergonômica (repetiti- vidade de movimentos, esforço excessivo de grupos musculares, posturas incorretas durante a jornada de trabalho, mobiliário inadequado, en- tre outros); de natureza organizacional (tarefas monótonas e gestos repetitivos, jornadas prolon- gadas de trabalho, ...

Qual a diferença entre o risco é o perigo?

Qual a diferença entre Risco e Perigo? “Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p.

Quais são os riscos da NR 17?

Ao mencionar características psicofisiológicas, a NR 17 inclui situações como a de pressão psicológica, estresse, pressão por resultado, questões essas que também estão relacionadas a ergonomia.

São exemplos de riscos químicos?

Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral. Poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar (aerodispersóides).

O que é ergonomia em enfermagem?

Dentro desse contexto a ergonomia no campo da saúde, busca o conhecimento sobre o processo de trabalho com enfoque no sentido coletivo, sua organização e um olhar voltado para a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho.

Quais são as 7 principais causas de acidentes de trabalho?

Acidentes de trabalho: conheça as principais causas e saiba como evitá-las
  • Uso inadequado do EPI. ...
  • Falta de fiscalização. ...
  • Ambiente de trabalho inseguro. ...
  • Exposição a materiais perigosos. ...
  • Cansaço, estresse e sobrecarga no trabalho.

O que é a NR 32 na enfermagem?

32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O que é acidente de trabalho na enfermagem?

Segundo a Lei 8.213/91, acidente de trabalho é aquele que ocorre devido ao exercício das atividades exigidas a serviço da empresa e leva a comprometimentos físicos e/ou psicológicos, que pode resultar na perda ou redução da capacidade para o trabalho, seja ela de forma permanente ou temporária e até a morte.

Artigo anterior
Quando se deve procurar um pneumologista?
Artigo seguinte
Quem é do Grupo 2 no eSocial?