Quais são os requisitos para se instituir uma contribuição residual?

Perguntado por: Gaspar António Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

A instituição de novas contribuições sociais no exercício da competência residual da União está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos: lei complementar, não cumulatividade e não coincidência com fatos geradores e bases de cálculo de impostos já existentes.

O que é contribuição residual?

A contribuição residual, exclusiva da União, para a criação de novas contribuições para a seguridade social (previdência, assistência ou saúde). Exemplo: CPMF.

O que é competência residual e quais são seus requisitos de exercício?

O artigo 154, I da Constituição Federal, mencionado no dispositivo supracitado, refere-se à competência residual da União para instituir impostos, observando-se os seguintes requisitos: a) criação por lei complementar; b) não cumulatividade; c) não ter fato gerador ou base de cálculo próprios dos impostos já ...

Qual a competência para a criação de impostos residuais e quais os requisitos para a sua criação?

Competência residual é aquela que pertence apenas a União. A União poderá instituir por meio de lei complementar impostos residuais, isto é, outros que não sejam de sua competência, desde que não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição.

Quais são os quatros tipos de contribuições especiais?

Contribuições Especiais
  • Regramento.
  • ESPÉCIES.
  • Contribuições Sociais. ...
  • Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico – CIDE. ...
  • Contribuição de Interesse de Categoria Profissional ou Econômica. ...
  • Contribuições Especiais de Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP.

COMPETÊNCIA RESIDUAL - TRIBUTÁRIO NA LATA #2

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de contribuições especiais?

Exemplos de contribuições especiais.
  • INSS.
  • PIS/PASEP.
  • COFINS.
  • CSLL.
  • CPMF (não mais vigente)
  • CIDE.
  • CONDECINE (não mais vigente)
  • Contribuições ao "Sistema S" (Senai, Sesi, Sebrae, Sesc, Sest, etc)

Quais são os tipos de contribuições?

São elas: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

O que é competência residual no Direito Tributário?

A competência residual diz respeito à possibilidade de a União instituir impostos não previstos na Constituição Federal, desde que o faça mediante lei complementar. É o que prevê o art. 154, inciso I, da CF: Art.

De quem é a competência tributária para criação de tributos?

A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.

O que é competência residual do Estado?

Competência:

23 da CF): Já foi estudada no item União. - Competência não-legislativa residual: São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal (art. 25, §1º da CF). Cabe aos Estados todas as competências que não forem da União, dos Municípios e comuns.

Como se manifesta o princípio da competência residual em matéria de seguridade social?

O princípio da competência residual da União em face das contribuições previdenciárias encontra-se encartado no artigo 195, §4º da Constituição Federal de 1988, segundo o qual “a lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I”.

Quais são os impostos residuais da União?

Situados no campo de competência privativa da União, são outros impostos, que não aqueles enumerados no Sistema Tributário Nacional, os quais devem ser não cumulativos, a exemplo do IPI e do ICMS, tendo sua criação condicionada à legislação complementar.

Qual o fato gerador do imposto residual?

O Imposto de Competência Residual está previsto no artigo 154, I da Carta Política. Em breves palavras pode-se dizer que tal imposto não possui fato gerador nem base de cálculo próprios dos outros impostos previstos na Constituição, sendo assim, deverá ser instituído por meio de lei complementar.

Quais os tipos de contribuições sociais?

Contribuições Sociais em Sentido Estrito

As contribuições não previdenciárias são as voltadas para o custeio da Assistência Social e da Saúde Pública, como PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e a CSLL. (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Quais são os tipos de contribuições sociais?

Quanto às espécies de Contribuições Sociais, conforme já se vislumbrou acima, são dividias em 3 grandes grupos: as contribuições de intervenção no domínio econômico, as de interesse de categorias profissionais ou econômicas, e as de seguridade social.

São exemplos de contribuições sociais?

Contribuições Sociais: Detalhes sobre esse tipo de tributo.
  • Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Incide sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível.
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. ...
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Quem é responsável pelos impostos no Brasil?

No Brasil, todos os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) possuem competência tributária, ou seja, o poder de instituir, arrecadar e fiscalizar tributos, dentro dos limites estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código Tributário Nacional.

Quem é responsável por arrecadar e fiscalizar os tributos?

“A competência é o poder de legislar, de criar o tributo. A capacidade tributária é o poder de cobrar, fiscalizar e arrecadar o tributo.

Qual é o poder que rege a competência tributária?

A Constituição Federal atribui à competência tributária aos entes políticos em seus artigos 153 a 156, e outorga a cada qual o poder de instituir e cobrar exações tributárias, devendo às pessoas jurídicas de Direito Público atuar nos ditames constitucionais, bem como nos limites de suas respectivas parcelas de poder.

Que se deve entender por competência residual dos Estados-membros no Título III da CF 88?

Competências dos Estados e do Distrito Federal

Já aos Estados a competência como já vimos é residual, pois “São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição”, conforme o Art. 25, §1º. Entretanto a competência para instituir impostos (Art.

Como funciona a bitributação?

A bitributação é um termo que se refere à condição em que um contribuinte é tributado de forma duplicada. Isto é, quando dois Direitos Públicos (União, estados ou municípios) cobram a mesma pessoa física ou jurídica o mesmo imposto.

O que são as contribuições?

As contribuições têm semelhanças com as taxas e também com os impostos. Assim como as taxas, elas têm uma destinação específica, mas, diferentes destas, o valor a ser cobrado varia de acordo com a renda do contribuinte, aproximando as contribuições dos impostos.

O que são as contribuições sociais?

A contribuição social é a atribuição da capacidade ou titularidade de certos tributos a certas pessoas, que não são o próprio Estado, em benefício das próprias finalidades.

O que é uma contribuição?

Significado de Contribuição

substantivo feminino Ato ou efeito de contribuir, de colaborar no desenvolvimento de alguma coisa. Parte que toca a cada pessoa numa despesa comum: já dei minha contribuição para o presente.

Quais são as contribuições especiais previstas no art 149 da CF?

149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art.

Artigo anterior
Quem tem diabetes pode fazer tomografia?
Artigo seguinte
Quanto às empresas gastam em treinamento?