Quais são os requisitos necessários para que se instaure a execução?

Perguntado por: Denis Barros  |  Última atualização: 26. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (52 avaliações)

Quais os requisitos da ação de execução? A ação de execução requer: um título executivo válido, como uma decisão judicial ou um título extrajudicial; a comprovação da inadimplência do devedor; e a indicação clara dos valores a serem cobrados.

Quais são os requisitos necessários para o início da execução?

Quais os requisitos para uma ação de execução? Com previsão legal constante no artigo 786 do Código de Processo Civil, a ação de execução para cobrança deverá fundar-se nos requisitos legais de certeza, liquidez e exigibilidade, podendo ser instaurada apenas quando supre as características descritas.

Quais podem ser as bases para um processo de execução?

Os princípios do processo de execução – 2.1 Princípio da realidade da execução – 2.2 Princípio da utilidade ao credor – 2.3 Princípio da satisfação do direito do credor – 2.4 Princípio da economicidade – 2.5 Princípio do trâmite às expensas do devedor – 2.6 Princípio do respeito à dignidade da pessoa humana – 2.7 ...

Quais os requisitos da petição inicial da execução?

São requisitos para a propositura da execução o pedido de citação do devedor; o título executivo1 (salvo se a execução se fundar em sentença); o demonstrativo de débito atualizado; e a prova de que se verificou a condição ou termo, se for o caso (art. 614/CPC).

Quais são os pressupostos do processo de execução?

Liebmam entende que o processo de execução tem dois pressupostos: 1º) existência de um título executivo, que seria o seu pressuposto jurídico, como está no artigo 583, e 2º) o inadimplemento do devedor desse título como está no artigo 580 do Código de Processo Civil.

Fala Jurídica Requisitos Necessários Para Ação de Execução

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 principais princípios da execução?

Apresentamos, pois, os sete princípios que atuam em função executiva, seus supostos legais e conceituais. São eles: do título, da patrimonialidade, do resultado, da utilidade, da economia ou modo menos gravoso, da onerosidade e da disponibilidade da execução.

Quando pode entrar com ação de execução?

A ação de execução (cumprimento) de títulos judiciais é um procedimento legal que possibilita ao credor buscar a satisfação de um crédito reconhecido, via de regra, por meio de uma decisão judicial. Essa ação é utilizada quando a parte devedora não cumpre espontaneamente a obrigação estabelecida na sentença.

Quando a execução é nula?

- É nula a execução se: I - o título executivo extrajudicial não corresponder a obrigação certa, líquida e exigível; II - o executado não for regularmente citado; III - for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.

Quais são as três etapas da fase de execução?

Execução, na prática, é a forma de coordenar os três processos-chave de qualquer negócio: o processo de pessoas, a estratégia e o plano operacional.

Como funciona o processo de execução?

O processo de execução compreende um tipo de fase executória, cujo objetivo é concretizar um direito já reconhecido. Assim, no processo civil, por exemplo, a fase de execução pode compreender a exigência de um pagamento. No processo penal, busca-se a execução das penas privativas de liberdade ou restritivas de direito.

Quais os requisitos para propor uma execução de título extrajudicial?

Para dar início à ação de execução de título extrajudicial, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada do título executivo extrajudicial, comprovante de protesto ou notificação do devedor, documentos que comprovem a existência da dívida, como contratos, notas fiscais ou outros documentos ...

Como iniciar um processo de execução?

O início do processo de execução penal se dá com a expedição da guia de recolhimento. é muito importante ressaltar que a guia de execução é expedida pelo juiz do processo de conhecimento. Depois de expedir a guia de execução, o juiz do processo de conhecimento a encaminha ao juízo das execuções criminais.

Como executar um título judicial?

A execução judicial só pode ser iniciada depois que o credor ingressar com uma ação judicial, que será analisada e decidida pelo juiz. Ela visa assegurar o cumprimento da sentença proferida pelo Juiz. O prazo para ela ser iniciada é logo após o trânsito em julgado da decisão judicial.

Qual é a diferença entre cumprimento de sentença e ação de execução?

Principais Diferenças

Enquanto o Processo de Execução se desenvolve no Livro do Processo de Execução, o cumprimento de sentença encontra-se no Livro I, da Lei Adjetiva Civil. Além disso, a execução de sentença é uma ação autônoma. Isso significa que o cumprimento é feito a partir dos autos da ação do conhecimento.

Qual a ordem de execução?

Ordem de execução ou mandado de cumprimento é a parte do preâmbulo em que se prescreve a força coativa da lei ou decreto. Um tab de 2,5cm, caixa alta, negrito, seguido de dois pontos.

O que acontece depois de iniciada a execução?

Apenas após o trânsito em julgado do processo de execução é que o pagamento, seja ele em depósito judicial ou em forma de bem penhorado, é liberado. No caso do bem penhorado, ele ainda é levado à leilão, para que seja convertido em dinheiro.

Quanto tempo dura execução?

Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses. Já nas varas federais, o tempo é consideravelmente menor para os processos de conhecimento: 1 ano e 5 meses.

Em quais hipóteses suspende a execução?

A EXECUÇÃO SERÁ SUSPENSA TOTAL OU PARCIALMENTE

Quando opostos os embargos do devedor, nas hipóteses previstas no art. 265, I a III, do Código de Processo Civil, ou quando o devedor não possuir bens penhoráveis. A suspensão da execução enseja debates a respeito da prescrição da ação executiva.

Qual o prazo para impugnar a execução?

CPC 2015: o prazo de 15 dias para impugnação inicia-se imediatamente após acabar o prazo de 15 dias que o executado tinha para fazer o pagamento voluntário (art. 525, caput). Não é necessária nova intimação.

Como se defender de uma execução judicial?

Basicamente, quando estamos diante de um título executivo judicial, o meio típico de defesa do executado é a impugnação ao cumprimento de sentença, cujo prazo de apresentação é de 15 dias, contados da data da intimação para o pagamento voluntário da obrigação constante do título (arts.

O que fazer quando o executado não tem como pagar?

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação.

O que acontece quando o executado não se manifesta?

O que acontece quando o executado não se manifesta? Se o executado descumprir ordem judicial, conforme indicado pelo § 3º do art. 536, incidirá a pena por ato atentatório à dignidade da justiça (art.

Qual é o princípio fundamental da execução?

Regra fundamental que incide sobretudo na execução provisória é a da responsabilidade objetiva do exequente pela execução. Com efeito, o executado tem direito a ser indenizado por eventuais danos que venha a padecer em virtude da ação de execução intentada provisoriamente ou que venha a ser rescindida.

Quais os tipos de ação de execução?

O processo de execução contempla todas as modalidades de execução, cada uma com suas peculiaridades:
  • Execução para entrega de coisa certa;
  • Execução para entrega de coisa incerta;
  • Execução das obrigações de fazer;
  • Execução das obrigações de não fazer;
  • Execução por quantia certa;
  • Execução contra a Fazenda Pública;

Artigo anterior
Qual a principal causa da poluição do ar no trânsito?
Artigo seguinte
O que são os transtornos de personalidade?