Quais são os regimes de bens?

Perguntado por: Ariana Cláudia de Abreu  |  Última atualização: 17. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

O Direito Civil Brasileiro prevê 4 regimes de bens, sendo eles: Comunhão Parcial de Bens, Comunhão Universal de Bens, Separação Legal de Bens, que é dividido em dois: Separação Convencional de Bens e Separação Obrigatória de Bens, e o último, Participação Final nos Aquestos.

Quais são os 5 regimes de bens?

Dispõe a lei que existem cinco regimes de bens: 1) a comunhão parcial de bens; 2) a comunhão universal de bens; 3) a separação convencional de bens; 4) a separação obrigatória de bens e; 5) a participação final nos aquestos.

Qual a diferença de comunhão parcial de bens e comunhão de bens?

Na Comunhão Parcial de Bens, o patrimônio adquirido ao longo do casamento passa a ser do casal, devendo ser dividido na ocasião de um divórcio. Na Comunhão Universal de Bens, o patrimônio anterior ao casamento e aquele adquirido durante o casamento passa a ser dividido integralmente para o casal.

Quais são os 4 Regimes de casamento?

Os principais regimes de bens utilizados pelos casais são: comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens e separação total de bens. Além destes, existem o de separação obrigatória de bens – decorrente da lei -, o de participação final nos aquestos e o regime misto.

Qual o regime de casamento que não divide os bens?

– Comunhão universal de bens

Não existem bens individuais, pois acontece uma união dos patrimônios (incluindo-se também dívidas e créditos), sendo cada um do casal dono da metade de todos os bens, independentemente de já pertencerem a um deles desde antes do casamento ou de terem sido adquiridos durante a união.

Entenda os diferentes regimes de bens nos casamentos

22 questões relacionadas encontradas

Qual o regime de casamento mais justo?

Dentre todos os regimes de bens existentes, o mais 'justo' aos nubentes, ao meu ver, é o regime de Separação total convencional, previsto no Artigo 1.687 do Código Civil, isso porque nesse regime nenhum bem é comunicável, ou seja, não há divisão de patrimônio entre o casal.

Qual o melhor regime de casamento para se casar?

1) Se a intenção do casal é a de que todos os bens adquiridos depois do casamento sejam administrados conjuntamente e pertençam a ambos os cônjuges, o regime mais indicado para estes casos é o da comunhão parcial de bens.

Qual casamento divide tudo?

Comunhão Universal de Bens

É o regime em que o casal passa a dividir tudo, tudo o que cada um possuía antes de se casar e tudo que vierem a adquirir depois de casados. A lei faz ressalvas sobre alguns tipos de bens que não são compartilhados, mas a regra principal é esta.

O que não entra no regime de comunhão parcial de bens?

O que NÃO pode ser dividido na comunhão parcial de bens? Além da herança e de bens doados, alguns exemplos do que não pode ser partilhado incluem: bens sub-rogados em lugar de bem particular, ou seja, bem adquirido com dinheiro da venda de outro bem que você tinha antes de casar.

Como fica a herança na comunhão parcial de bens?

O cônjuge sobrevivente casado sob o regime de comunhão parcial de bens concorrerá com os descendentes do cônjuge falecido apenas quanto aos bens particulares eventualmente constantes do acervo hereditário.

Quem é casado em comunhão parcial de bens têm direito à herança?

Na comunhão parcial, cônjuge só tem direito aos bens adquiridos antes do casamento. O cônjuge sobrevivente, casado sob o regime de comunhão parcial de bens, concorre com os descendentes na sucessão do falecido apenas quanto aos bens particulares que este houver deixado, se existirem.

Quem é casado com comunhão universal de bens têm direito à herança do cônjuge?

No regime da comunhão universal todos os bens (adquiridos antes ou durante o casamento) serão dos dois, inclusive os bens recebidos por doação ou por herança.

Quais bens entram na comunhão parcial?

Segundo o Código Civil, quando aplicável o regime da comunhão parcial, comunicam-se todos os bens que sobrevierem ao casal, na constância da união (artigo 1.658), excetuando-se, porém, os bens que cada cônjuge possuir ao se casar e os adquiridos individualmente – por exemplo, mediante doação (artigo 1.659).

Sou casado em comunhão parcial de bens?

O Código Civil determina que, na comunhão parcial, os bens adquiridos na constância do casamento se comunicarão. Ou seja, todo o patrimônio que vocês adquirirem durante a união, denominado de aquestos, pertencerá a você e sua esposa.

Qual o melhor regime de bens para quem tem enteado?

Portanto, através do pai os enteados terão direito na herança da madrasta. Quanto ao regime de comunhão universal de bens, os enteados serão beneficiados de com a herança da madrasta. Pois todos os bens que ao casal tinha são considerados bens comuns do casal, mesmo que esteja somente no nome de um.

Tem como mudar o regime de bens do casamento?

De acordo com o artigo 1639 do Código Civil Brasileiro, a modificação do regime de bens depende dos seguintes requisitos: i)pedido formulado por ambos os cônjuges ii) autorização judicial; ii) indicação de motivo relevante; iv) inexistência de prejuízo de terceiros e dos próprios cônjuges.

Quando o cônjuge não tem direito aos bens?

Vale lembrar que o cônjuge perde o direito à herança dos bens particulares se estiver: divorciado, separado judicialmente ou separado de fato há mais de dois anos. Nesses casos a herança ficaria integralmente para os herdeiros necessários, que são os filhos ou, não ausência destes, os pais.

O que é um bem incomunicável?

Os bens incomunicáveis são chamados bens particulares, porque pertencem a um dos cônjuges exclusivamente e por esse motivo não serão partilhados na dissolução do casamento.

Quando o cônjuge perde o direito aos bens?

Perda do direito à herança, se o abandono for motivo de indignidade, ou seja, uma conduta que torne o cônjuge indigno de suceder o outro. Assim, o cônjuge abandonado pode requerer a exclusão do outro da sucessão, se provar que o abandono causou grave dano à sua saúde ou à sua subsistência.

Qual a vantagem de casar com separação total de bens?

Quais as vantagens da separação total de bens? A principal vantagem desse regime é a liberdade, independência e autonomia de ter seus próprios bens sem depender do parceiro. Por exemplo: você se casou e quer comprar um apartamento no seu nome.

Quanto tempo um casal morando junto tem direito sobre os bens do outro?

Outra dúvida frequente entre as pessoas que vivem em união estável é se há um prazo para adquirir direitos sobre os bens do casal. A resposta também é não. Não há um tempo estipulado pela lei para que os companheiros tenham direito à partilha dos bens comuns em caso de dissolução da união estável.

Quando a viúva tem direito a 75% dos bens?

Neste caso, observando as regras do art. 1.832, I, do Código Civil, a sobrevivente, na condição de herdeira, terá direito a quinhão não inferior a 25% e o restante será dividido entre os quatro filhos, isto é, ¾ ou 75% para ser dividida entre estes.

Como proteger seus bens antes de casar?

As principais formas de blindagem patrimonial são as seguintes:
  1. Instituição de bem de família. ...
  2. Doação de bens com reserva de usufruto. ...
  3. Contrato de namoro. ...
  4. Casamento no regime da separação total de bens. ...
  5. Criação de empresa patrimonial - Holding. ...
  6. Crie Empresa "Offshore" ou Conta Bancária no Exterior.

Quando a separação de bens é obrigatória?

Atualmente, o Código Civil (Lei 10.406/02) determina a separação obrigatória de bens no casamento em caso de pessoas: com causa suspensiva de casamento, como divorciado sem partilha de bens; com mais de 70 anos; ou. dependente de decisão judicial, como adolescentes entre 16 e 18 anos sem consentimento de algum dos pais ...

Qual melhor união estável ou casamento?

O casamento é mais formal pois, necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização. Ainda que não formalizada a união estável, é permitida às partes a extinção consensual da união, em âmbito extrajudicial, por meio de escritura pública.

Artigo anterior
Qual a influência da temperatura no pH da solução?
Artigo seguinte
Quais são as faculdades menos procuradas no Brasil?