Quais são os produtos que podem ser comercializados na farmácia e drogaria?

Perguntado por: Marcos David Machado de Tavares  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

Art. 3º É permitida às farmácias e drogarias a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro.

O que é vendido na farmácia?

Então, por exemplo: termômetros; testes glicêmicos; cosméticos; artigos de higiene pessoal e perfumes; alimentos para fins especiais; produtos para saúde; plantas medicinais; chás naturais e drogas vegetais são uma pequena parte dos produtos correlatos que estão autorizados a serem vendidos em farmácias.

Quais os produtos que podem estar ao alcance dos usuários nas farmácias e drogarias?

Poderão ficar ao alcance dos usuários: Produtos e correlatos previstos na instrução normativa n° 9/2009, e alguns medicamentos ISENTOS DE PRESCRIÇÃO, desde que sejam fitoterápicos, de uso dermatológicos ou sujeitos a notificação simplificada.

O que é proibido vender em farmácia?

Picanha, cerveja, brinquedo, bijuteria, inseticida e até produtos agrícolas, apesar de proibidos pela Lei 5991/73, foram encontrados à venda em farmácias e drogarias, estabelecimentos que devem primar estritamente pela proteção e recuperação da saúde da população.

Pode vender sorvete em farmácia?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as farmácias possam, a partir de agora, vender os chamados itens de conveniência, como alimentos e bebidas sem álcool (água, sucos e refrigerantes).

Tipos de produtos comercializados em farmácias e drogarias

27 questões relacionadas encontradas

Pode vender sorvete na farmácia?

A referida Lei autoriza expressamente o comércio de artigos de conveniência em farmácias e drogarias, trazendo inúmeros exemplos: pilhas, colas, isqueiros, cartões telefônicos, perfumes, repelentes, artigos para bebês, chocolates, sorvetes, doces, salgados, biscoitos, picolés, bebidas não alcóolicas etc.

Pode vende cigarro em farmácia?

Projeto de Lei proíbe venda de bebidas e cigarros em farmácias e drogarias. ... “É uma lei preventiva. Queremos impedir desde já que algum comerciante tente ampliar a lucratividade de sua farmácia com a venda destas substâncias”, explica.

O que mais vende em farmácia?

Confira abaixo a lista de produtos vendidos na perfumaria de farmácia que mais tem aderência de mercado:
  • Shampoo + condicionador – Seda;
  • Absorvente higiênico – Always;
  • Protetor diário – Always;
  • Fio dental – Diversas marcas;
  • Fralda descartável adulto – Diversas marcas;
  • Desodorante masculino – Rexona.

Pode vender chocolate em farmácia?

Entre os artigos de conveniência que podem ser vendidos nas farmácias, estão: Chocolate, desde que esteja devidamente registrado junto à Anvisa; Doces como balas convencionais, chicletes e gomas de mascar (mel e geléias já estavam previstos na lista acima);

Pode vender óculos em farmácia?

Entra em vigor a resolução 44 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe a exposição de medicamentos ao alcance do consumidor e a venda de óculos em farmácias.

Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias e drogarias?

Tabela completa com os serviços que Farmácias podem prestar:
  • Venda e orientação sobre uso de medicamentos. ...
  • Aplicação de vacinas. ...
  • Aplicação de medicamentos. ...
  • Acompanhamento de pacientes. ...
  • Medição e monitoramento da pressão arterial e glicemia capilar. ...
  • Monitoramento de temperatura. ...
  • Realização de curativos.

Quais são os serviços farmacêuticos permitidos em drogarias?

Os serviços permitidos a serem realizados em farmácias e drogarias, conforme a RDC nº 44/09, são: - perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos; - atenção farmacêutica domiciliar; - aferição de parâmetros fisiológicos (temperatura e pressão arterial); - aferição de parâmetro bioquímico (glicemia capilar) - ...

O que são as tarjas que ficam nas embalagens dos medicamentos?

As tarjas dos medicamentos têm um sentido de ser e elas estão relacionadas ao que os provocam no organismo, desde os resultados mais simples até os mais complexos. Portanto, são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.

O que é um produto correlato?

Correlato é a substância, produto, aparelho ou acessório não enquadrados nos conceitos de Droga, Medicamento e Insumo Farmacêutico, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes e, ...

O que é um medicamento alopático?

MEDICAMENTOS ALOPÁTICOS: são os medicamentos que produzem efeitos contrários aos da doença. São os mais usados e receitados pelos profissionais de saúde.

Quais são os medicamentos mais vendidos?

10 medicamentos que mais faturaram com vendas no Brasil
  • 1 - Dorflex. Já no topo da lista, lidera um analgésico que funciona para diferentes tipos de dores. ...
  • 2 – Xarelto. ...
  • 3 - Saxenda. ...
  • 4 - Neosaldina. ...
  • 5 - Addera D3. ...
  • 6 - Glifage. ...
  • 8 - Victoza. ...
  • 9 - Anthelios.

Qual a diferença entre drogaria e farmácia?

O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realizam a manipulação de medicamentos.

Quais são os produtos correlatos?

O que são produtos correlatos? Os produtos correlatos, também conhecidos popularmente como “produtos para saúde”, são todos aqueles materiais e instrumentos, e demais objetos usados na aplicação médica, odontológica ou laboratorial.

O que vende na farmácia de manipulação?

Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.

Qual é o medicamento mais vendido no mundo?

IQVIA aponta os dez medicamentos de prescrição mais vendidos no mundo
  • Xarelto.
  • Aradois.
  • Citrato de Sildenafila.
  • Torsilax.
  • Diovan.
  • Tadalafila.
  • Glifage.
  • Saxenda.

Qual o remédio mais vendido no Brasil?

Segundo levantamento do Iqvia, o Xarelto (rivaroxabana), da farmacêutica Bayer, é o medicamento mais vendido no Brasil em valores no MAT de agosto de 2020 (acumulado de setembro de 2019 a agosto de 2020). Em seguida aparece o analgésico e relaxante muscular Dorflex, da Sanofi.

Pode vender bebida alcoólica em farmácia?

Se aprovado o Projeto de Lei 198/2010, que tramita na Assembleia Legislativa, as farmácias e drogarias ficarão autorizadas a comercializar alimentos e artigos de conveniência....“Além de vedar a comercialização de bebidas alcoólicas, a lei proíbe farmácias e drogarias manter em estoque, expor e vender venenos, soda ...

O que tem na farmácia?

Drogaria: estabelecimento no qual se comercializam medicamentos, produtos de higiene e limpeza, produtos correlatos, como absorventes, fraldas, chupetas, escovas dentais, etc. ... Não podem vender ou intermediar a venda de medicamentos manipulados.

Quais são os tipos de formas farmacêuticas?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

Artigo anterior
Qual o benefício da banana para o homem?
Artigo seguinte
Quem tem posse indireta?