Quais são os produtos finais da respiração aeróbica?
Perguntado por: Joaquim Reis Cunha | Última atualização: 1. April 2025Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)
Os produtos finais da respiração celular são o gás carbônico e a água. Vale lembra que, como o oxigênio participa do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, chamamos esse tipo de respiração de respiração aeróbica.
Qual o produto final da respiração aeróbica?
A respiração aeróbia é o processo pelo qual a célula degrada compostos orgânicos (carboidratos) para obtenção de energia metabólica armazenada na molécula de Adenosina Trifosfato - ATP, com produção de compostos inorgânicos dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Qual o saldo final da respiração aeróbica?
Saldo energético total da respiração aeróbia celular
Para cada molécula de glicose que entra na cadeia respiratória, formam-se 30 ou 32 ATP. Isso porque são necessários 2 NADH para formar 5 ATP e 2 FADH2 para formar 3 ATP na cadeia respiratória.
O que a respiração aeróbica produz?
A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância. A grande maioria dos seres vivos realiza respiração aeróbica para produzir energia, entre eles algumas bactérias, protistas, fungos, plantas e animais.
Quais são as etapas da respiração aeróbica?
Os estágios da respiração celular incluem glicólise, oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico ou de Krebs, e fosforilação oxidativa.
Respiração Aeróbica
Quais são os produtos finais da respiração celular?
Como vimos no decorrer do texto, a respiração celular é responsável por liberar energia a partir da glicose, sendo a água e o dióxido de carbono os subprodutos do processo. No caso da fotossíntese, observa-se a utilização de água e dióxido de carbono para a produção de moléculas orgânicas, como a glicose.
Qual o produto final da glicólise anaeróbia?
Glicólise anaeróbica: É a degradação da glicose sem a necessidade de O2, tendo como produto final o acido lático, esta via é muito mais rápida que a glicolise aeróbica sendo utilizada quando exercícios rigorosos são realizados.
Qual é o produto final da fermentação láctica?
Fermentação Láctica
Esse tipo de fermentação geralmente utiliza galactose como substrato e glicose que, depois de serem quebradas em ácido pirúvico, recebem os elétrons do NADH+, sofrem redução e são convertidas a ácido láctico, que é eliminado da célula. Equação Fermentação Láctica.
O que é um aceptor final?
O aceptor final de elétrons na fermentação é uma molécula orgânica, e na respiração celular, é o oxigênio. O processo de fermentação ocorre em apenas uma etapa, diferentemente da respiração celular, que ocorre em três.
Onde ocorre a respiração celular aeróbica?
Esse mecanismo ocorre dentro da mitocôndria, organela citoplasmática que atua como uma usina de energia. Com isso, várias reações com a participação de enzimas e coezimas são realizadas dentro da respiração aeróbica, o que favorece as constantes oxidações de glicose.
O que é o ATP?
O que é ATP? A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.
Como se dá o processo de respiração?
A respiração ocorre com a diferença de pressão, que é feita com ajuda do músculo diafragma. Na inspiração do ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, e na expiração estes músculos se relaxam. Esquema da contração e relaxamento do diafragma durante a inspiração e expiração do ar.
Onde ocorre a produção aeróbia de ATP?
As demais etapas da respiração vão acontecer dentro das mitocôndrias, organelas compostas de duas membranas e que são responsáveis pela síntese de ATP. A segunda etapa é chamada de Ciclo de Krebs e ocorre na região chamada de matriz mitocondrial, o espaço interno da organela, dentro das duas membranas.
O que é o NAD e o FAD?
É importante destacar também os compostos NAD + (Nicotinamida Adenina Dinucleótido) e FAD (Dinucleotídeo de Adenina Flavina), fundamentais para as funções do metabolismo energético por transportarem o hidrogênio liberado nas reações químicas.
Qual é o saldo da glicólise?
Saldo energético da glicólise: 2 ATP, 2 piruvatos, 2 NADH. Lembrando que, embora tenham sido produzidos 4 ATP, são gastos 2 ATP na quebra da glicose, por isso o “lucro” é apenas de 2 ATP para a célula.
Qual o aceptor final de elétrons na respiração aeróbica?
O oxigênio é o aceptor final dos elétrons da cadeia respiratória.
Qual é o aceptor final de elétrons?
Um receptor, aceitador ou aceptor de elétron é uma entidade química que recebe (aceita) elétrons transferidos de outro composto. É um agente oxidante que, em virtude de sua aceitação de elétrons, é ele mesmo reduzido no processo.
Qual é o produto final da fermentação alcoólica?
A fermentação alcoólica, também conhecida como fermentação do etanol, é a via anaeróbia realizada por leveduras, na qual açúcares simples são convertidos em etanol e dióxido de carbono (Figura 8).
Quais são os produtos finais da fermentação alcoólica e lática?
→ Redução do piruvato
O piruvato pode ser convertido em etanol e CO2, como é o caso das levaduras, ou ainda ser convertido em lactato, como nos músculos. Quando o processo anaeróbio resulta na formação de lactato, temos a fermentação lática; quando o processo resulta em etanol, temos a fermentação alcoólica.
Quais os tipos de fermentação e seus produtos finais?
Tipos de Fermentação. O tipo de fermentação será definido de acordo com o seu produto final. Por exemplo, se há a produção de álcool, então essa é uma fermentação alcoólica. Já nos casos em que o produto do processo é o ácido lático, ela será considerada uma fermentação lática.
Quais são os produtos da fermentação láctica?
A fermentação láctica é comum em células musculares, bactérias, protozoários e fungos, sendo usada para a produção de iogurte, coalhada e queijos.
Qual é o produto final mais importante da glicólise?
A glicólise é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico.
Quem é o aceptor final de elétrons na fermentação?
Questão O aceptor final de elétrons na fermentação lática é o NADH.
Qual é o produto final da glicólise e quais são os destinos possíveis desse produto?
No primeiro estágio chamado via glicolítica ou glicólise à glicose é convertida em duas moléculas de piruvato. Essa última molécula tem dois destinos a depen- der da disponibilidade de oxigênio nas células. Em anaerobiose, ausência de oxigênio, o piruvato pode ser transformado em lactato ou etanol.
Por que a acessibilidade é importante?
Pode usar piercing em hospital?