Quais são os princípios da ética do discurso?

Perguntado por: Erica Costa  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Em sociedades fragmentadas e plurais, a Ética do Discurso busca o princípio da universalização, sem assumir concepção particular de bem ou de vida boa. Distingue asserções valorativas daquelas rigorosamente normativas, que consideram possibilidades alternativas de regulamentação.

O que significa ética do discurso?

A ética do discurso se caracteriza como uma posição filosófica que lança mão de um procedimento argumentativo, também caracterizado como discurso, a fim de solucionar problemas, dilemas ou conflitos morais na atual sociedade complexa, globalizada e multicultural.

Quais são as características da ética do discurso de Habermas?

Ética do discurso na construção normativa

Habermas afirma que para que uma norma seja válida ela deve partir de um diálogo entre diferentes partes que apresentem diferentes argumentos, portanto o Discurso tem grande importância para a democracia e a legislação democrática.

Qual a proposta da ética discurso?

A Ética do Discurso fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, que sugere uma fundamentação racional-intersubjetiva da escolha sobre valores, numa razão comunicativa entre sujeitos que cooperam na busca da verdade. Supõe normas racionalmente validáveis.

Em quais elementos está fundamentada a ética discursiva?

O recurso ao diálogo e ao discurso prático constitui-se num pressuposto substancial para a fundamentação da ética discursiva, uma vez que o que determina a justificação moral de uma norma é a possibilidade de que se possam oferecer razões, mediante procedimento argumentativo, que a fundamente e a torne justa e legítima ...

Entenda HABERMAS e a ÉTICA do DISCURSO

38 questões relacionadas encontradas

Em quais elementos está fundamentada a ética discursiva e quem é um dos filósofos de maior representatividade desta corrente?

A Ética do Discurso é locução terminológica com sentido preciso. Remonta às elaborações encetadas por Jürgen Habermas e Karl-Otto Apel, que propunham perspectiva filosófica transcendental a superar o relativismo ético e discursivo desenvolvido na modernidade.

O que é a ética discursiva de Jürgen Habermas?

A ética do discurso é a tentativa de estruturar uma teoria da racionalidadeamparada naquilo que Apel e Habermas chamam de “razão comunicativa”, a qual não é apenas umadenúncia contra a “razão instrumental”, mas uma proposta de uma ética do “viver bem”, da “felicidade” eda “solidariedade” entre indivíduos capazes de ...

Em que fundamenta Se a ética de Habermas?

Desse modo, Habermas pensa no desenvolvimento de uma ética em que o princípio moral deve ter atenção aos resultados e conseqüências do cumprimento geral das normas para o bem-estar de cada indivíduo; trata-se assim de defender um princípio moral em que justiça e solidariedade não são opostos, pois agir de modo justo em ...

Quais são as propostas para uma ética empresarial?

Entre os valores que o código de ética empresarial de uma organização deve ter, precisamos encontrar a responsabilidade social. A empresa que deseja ser vista com bons olhos pelo mercado, funcionários, clientes e o público de uma forma geral necessita ter um senso de responsabilidade social.

O que é a ética do dever?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.

Qual a diferença entre ética kantiana e ética do discurso?

Assim, a filosofia moral kantiana seria uma teoria unilateral que se resume a ficar concentrada tão somente em questões de fundamentação, enquanto a ética do discurso busca fugir dessa limitação. Por isso, a ética do discurso é uma teoria reconstrutiva das próprias condições do entendimento.

Qual é a diferença entre ética e moral?

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.

Que é a ética?

Significado de ticar

Marcar, assinalar com tique: Ticar ingressos, passagens. Etimologia (origem da palavra ticar). Tique + ar.

O que significa agir com ética na argumentação?

O que faz a argumentação ser possível é o reconhecimento que cada indivíduo deve ter sobre o controle exclusivo sobre seu próprio corpo e do outro indivíduo argumentador, podendo assim agir de maneira independente em relação a outros indivíduos para expressar seus argumentos e chegar a uma conclusão por si só.

Quais os dois pilares da ética empresarial?

3a Questão (Ref.: 201403277015) Pontos: 0,5 / 0,5 Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial, que devem ser cultivados organizações e os profissionais que a compõem. Que pilares são estes? Filantropia e lucratividade.

Como colocar a ética empresarial em prática?

Como colocar a ética empresarial em prática?
  1. Defina os valores da sua organização. Normalmente os funcionários espelham os comportamentos da liderança da empresa e organizações. ...
  2. Conheça seus valores pessoais. ...
  3. Seja o exemplo ético. ...
  4. Reconheça os dilemas éticos. ...
  5. Lide com os dilemas éticos. ...
  6. Seja corajoso.

Como promover a ética no trabalho?

Confira seis formas de promover a ética no ambiente de trabalho
  1. INCENTIVE O RESPEITO E SIGILO.
  2. RECONHEÇA OS MÉRITOS.
  3. SAIBA FAZER CRÍTICA.
  4. VALORIZE UMA CULTURA ÉTICA.
  5. EXALTE O TRABALHO EM EQUIPE.
  6. TENHA COLABORADORES DE CONFIANÇA.

O que é a fundamentação da moral?

A fundamentação é a demonstração da validade universal de princípios morais universais. Tendo em conta a universalidade, não há nenhum comportamento, atitude, costume, tradi- ção, etc. que possa pretender escapar a uma “crítica” na perspectiva da moral.

Qual é a fundamentação da moral iluminista?

O fundamento da moral seriam as sensações do prazer e do desprazer, do agradável e do desagradável. O homem naturalmente é movido pelo desejo de buscar o seu prazer e de evitar o desprazer, e nisso consiste o seu interesse. É esse o fundamento da moral, um fundamento leigo, puramente imanentista.

Qual a base do estabelecimento das regras morais na concepção ética discursiva?

Habermas fundamenta a moral da ética discursiva por meio de uma declaração de princípios e de um critério correspondente ao conceito de universalização, o princípio “U”. O princípio de universalização é a regra de argumentação para o discurso.

O que é ética para Foucault?

A ética do cuidado de si proposta por Foucault monstra que a moral chama o indivíduo a se compor como sujeito moral, através de modelos propostos e do desenvolvimento das relações para consigo, para reflexão, conhecimento e transformação em si e para si.

Qual filósofo é conhecido como um dos expoentes da ética do discurso?

É Jurgem Habermas, filosofo alemão, foi membro da Escola de Frankfurt - que criou estudos sobre a teoria critica. ... Considerado um dos mais importantes filosofos do sec. XX, ainda esta vivo tem 90 anos, criou a teoria da ação comunicativa a qual deu fundamentação para sua ética do discurso.

Quais são os nomes dos principais filosofos?

Relembre os 10 filósofos mais importantes da história
  1. Aristóteles (384-322 a.C.) Compartilhar. ...
  2. Platão (427-347 a.C.) Compartilhar. ...
  3. Nietzsche (1844-1900) Compartilhar. ...
  4. Wittgenstein (1889-1951) Compartilhar. ...
  5. Descartes (1596 - 1650) Compartilhar. ...
  6. Hegel (1770-1831) Compartilhar. ...
  7. Kant (1724-1804) ...
  8. Sócrates (470-399 a.C.)

Qual o fundamento da moral para David Hume?

Outro ponto analisado por Hume é a moral, que para ele é derivada mais dos sentimentos do que da razão. A razão pode até apoiar a moral com algumas orientações, mas o fundamento da moral são mesmo os sentimentos e especificamente os sentimentos de dor e prazer. A virtude provoca prazer e o vício a dor.

O que é ética e exemplos?

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

Artigo anterior
Como substituir a expressão por exemplo?
Artigo seguinte
Quanto se gasta por dia na Disney?