Quais são os princípios da argumentação?

Perguntado por: Vicente Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.

Quais são as regras da argumentação?

Argumentação
  • Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas.
  • Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

O que é argumentação explique?

Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.

Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

Quais os tipos de argumentos jurídicos?

Tais argumentos jurídicos podem se qualificar como: pró-tese, autoridade, oposição, analogia e causa e efeito.

COMO ARGUMENTAR MELHOR?

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de argumentos que existem?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais são os elementos do argumento jurídico?

São elas as regras fundamentais, de razão, de carga da argumentação, de fundamentação, de transição, além de delinear as formas de argumento do discurso prático.

Qual a principal função da argumentação jurídica?

211. A primeira função da argumentação jurídica está diretamente relacionada com a possibilidade de contribuição para o desenvolvimento de outras disciplinas e a possibilidade de uma melhor compreensão do fenômeno jurídico e da prática argumentativa.

Qual o objetivo da argumentação jurídica?

As diferentes teorias da argumentação jurídica têm por objetivo estruturar o raciocínio jurídico, de modo a que ele seja lógico e transparente, aumentando a racionalidade do processo de aplicação do Direito e permitindo um maior controle da justificação das decisões judiciais.

Quais são os meios para se atingir os objetivos da argumentação jurídica?

Quanto aos argumentos, geralmente são necessários a introdução, argumentos de autoridade, argumentos de oposição e conclusão, cujos quais serão analisados mais adiante em capítulo próprio. Há quem defenda que uma boa petição inicial, em toda sua estrutura, para os casos simples, não demanda mais do que dez laudas.

O que é uma argumentativa?

1. Que encerra argumento. 2. Que serve de argumento.

Que são argumentos *?

Um argumento é um conjunto de afirmações conectadas das quais pelo menos uma (a premissa) pretende oferecer razões para mostrar que a outra (a conclusão) é verdadeira. Assim, para termos um argumento precisamos de premissas e conclusões. Vamos ver o que isso quer dizer analisando vários exemplos de argumentos.

O que é um argumento * sua resposta?

Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialético).

Quais são os 5 tipos de argumentos e exemplos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

São características da argumentação?

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

Qual a estrutura da argumentação?

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.

O que é Argumentar para o direito?

Argumentar, portanto, é expor ideias de maneira convincente. O advogado precisa dispor de uma adequada argumentação, pois o que se fala implica diretamente na vida de seu cliente, assim é importante ter a noção de que sua argumentação deve estar permeada pela consistência para ter sucesso nas causas defendidas.

O que é argumento e sua importância?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

O que são argumentos objetivos e subjetivos?

Quando julgamos observado apenas aquilo que pensamos ou achamos, estamos emitindo uma opinião. Já a impressão é o efeito que isso afeta nossos sentidos e sentimentos. A argumentação subjetiva tem caráter literário, utiliza linguagem conotativa e particulariza a ideia, já que tem como base as experiências do autor.

Qual a relação entre argumentação e Hermenêutica jurídica?

A hermenêutica consiste em uma ciência que forma critérios e elementos que são utilizados para interpretá-la o ato da norma jurídica, logo se pode dizer que é o ato de revelar o sentido da norma jurídica.

Por que razão Robert Alexy buscou construir uma teoria da argumentação jurídica?

Alexy sugere a adoção de uma visão instrumental da dogmática jurídica, de forma que este instrumento poderia proporcionar resultados inatingíveis apenas pelo uso do discurso prático geral, caracterizando, assim, a dogmática jurídica como uma atividade racional.

O que é hermenêutica jurídica?

A Hermenêutica Jurídica. Conceito. É ramo da Teoria da Geral do Direito, destinado ao estudo e ao desenvolvimento dos métodos e princípios da atividade de interpretação. A finalidade da Hermenêutica, enquanto domínio teórico, é proporcionar bases racionais e seguras, para uma interpretação dos enunciados normativos.

Quais são as fontes de direito?

São fontes do direito: as leis, costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípio geral do direito e equidade.

Como se faz uma tese jurídica?

A tese jurídica é o resultado do trabalho do Advogado de estabelecer uma ligação entre: a) um procedente jurisprudencial relativamente seguro e que sirva de solução para um determinado problema jurídico; b) uma oportunidade de mercado que apresente um problema que possa ser resolvido por esse procedente.

Quais os tipos de argumentos usados no artigo de opinião?

Tipos de argumento
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por evidência. ...
  • Argumento por comparação (analogia) ...
  • Argumento por exemplificação. ...
  • Argumento de princípio. ...
  • Argumento por causa e consequência.

Artigo anterior
Quando será a noite mais fria do ano 2021?
Artigo seguinte
Qual tipo de lagartixa e venenosa?