Quais são os principais tipos de plástico e quais suas características e aplicações?

Perguntado por: Marta Laura de Araújo  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Confira quais são os tipos de plástico Podem ainda ser citados alguns poliuretanos (PU) e poliacetato de etileno vinil (EVA) usados em solados de calçados; poliésteres como os utilizados na fabricação de telhas reforçadas com fibra de vidro; fenólicas, utilizadas em revestimento de móveis entre outros.

Quais são as principais aplicações dos plásticos?

Principais Aplicações:

Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.

Quais são as características do plástico que o tornou amplamente utilizado?

Com características muito distintas de outros materiais, o plástico é muito versátil, tem baixo custo e é de fácil utilização. Por ser resistente, inerte e leve, ele oferece muitos benefícios para as empresas e os consumidores, conseguindo substituir outros materiais que causam profundo impacto no meio ambiente.

O que são os plásticos como podemos classificar os diferentes tipos?

Classificação dos plásticos

Eles servem de matéria-prima para a fabricação de vários produtos presentes em nosso dia a dia, como brinquedos, peças de computadores, utensílios de cozinha, entre outros. Eles são divididos em dois grupos, os termoplásticos e os termorrígidos.

Quais são as principais características das embalagens de plástico?

As embalagens de plástico têm como principal característica a leveza e a capacidade de serem moldadas em variados formatos.

Conheça Os Tipos de Plásticos

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os 7 tipos de plástico?

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:
  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

Quais são as principais características da embalagem?

A embalagem tem a missão de proteger, os produtos, de certos riscos: mecânicos (vibrações, colisões…), climáticos (calor, chuva, humidade, frio…), armazenamento (deterioração, corrosão, mofo), manuseio (quedas, empilhamentos, atritos, etc…), assim como, também de roubos e contaminações.

Quantos tipos de plástico?

A numeração separa o material em seis diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (0 – outros), normalmente empregada para os produtos de plástico fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais.

Quais são os tipos de plásticos que podem ser reciclados?

Tipos de plásticos recicláveis
  • PET: poli (tereftalato de etileno) ...
  • PEAD: polietileno de alta densidade. ...
  • PVC: policloreto de polivinila. ...
  • PEBD ou PELBD: polietileno de baixa densidade. ...
  • PP: polipropileno. ...
  • PS: poliestireno. ...
  • PLA: poli (ácido lático) ...
  • Reciclagem do plástico.

Qual é o tipo de plástico mais resistente?

O policarbonato é um termoplástico constituído de polímero e partículas de carbonatos. Ele chega a ser 30 vezes mais resistente que o acrílico e apresenta resistência 200 vezes maior do que o vidro.

Como surgiu o plástico e suas características?

O surgimento do plástico

O primeiro fato que levou a descoberta dos plásticos foi o desenvolvimento do sistema de vulcanização, por Charles Goodyear, em 1839, adicionando enxofre a borracha bruta, que transformava o material natural em um produto mais resistente às mudanças de temperatura.

Qual é a principal matéria-prima do plástico?

A principal matéria-prima dos plásticos é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato destes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los por meio de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.

Como é o nome do plástico que parece vidro?

Poliestireno (PS)

Trata-se de um plástico transparente que se destaca por sua dureza, facilidade de processamento e baixo custo. É visualmente semelhante ao vidro e muito versátil, sendo encontrado como poliestireno comum (cristal), poliestireno de alto impacto (PSAI) e como isopor.

Qual é o plástico mais utilizado?

Polietileno (PE)

Dentre os tipos de plásticos, este é o mais comum em nosso cotidiano. Sendo encontrado em embalagens de alimentos, tubos para cabos e fios, frascos e caixas de bebida, composição de coletes à prova de balas e em fibra óptica.

Qual tipo de plástico faz mal à saúde?

As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.

Qual é a utilização do plástico resumo?

Atualmente, os plásticos são utilizados na fabricação de materiais elétricos, como fios e cabos, materiais eletrônicos, despertadores, geladeiras, embalagens para diversos produtos, bens de consumo (como escovas de dente, canetas, réguas) e, até mesmo, o material que é aplicado nas panelas para evitar que os alimentos ...

Qual é o plástico mais poluente?

O microplástico, como o próprio nome diz, é uma pequena partícula de plástico. Esse tipo de material é um dos principais poluentes dos oceanos. Alguns pesquisadores consideram que o tamanho máximo do microplástico é de 1 milímetro, enquanto outros adotam a medida de 5 milímetros.

O que é plástico de uso único?

O Plástico de Uso Único é aquele plástico descartável com uma vida útil extremamente curta. Muitos deles são usados por segundos, como mexedores descartáveis utilizados para café, por exemplo.

Qual é o plástico que não é reciclável?

– Plástico e isopor:

Não reciclável: Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Isopor*. *O isopor pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária nesse processo é cara no Brasil, ele está lista de materiais não recicláveis.

Qual o plástico ideal para alimentos?

Polietileno tereftalato (PET): rígido, transparente e resistente, usado para embalar alimentos que precisam de barreira contra gases e luz, como refrigerantes, sucos, água, óleo, vinho, etc. Também é usado para fazer garrafas, potes, bandejas, etc.

Onde é possível encontrar o plástico no nosso Dia-a-dia Cite 10 Exemplos?

Esse polímero está presente na produção de brinquedos em geral, utensílios domésticos, caixas, coletores de lixo, tampas e peças técnicas, superfícies planas e baixa espessura de parede, componentes automobilísticos, além de outros objetos necessários na construção civil.

Qual o plástico mais consumido no mundo?

O plástico PET é um dos mais consumidos do mundo, com grande destaque na fabricação de tecidos e de embalagens plásticas.

Quais são os 5 tipos de embalagens?

Tipos de embalagem de acordo com o material
  • Embalagem de papelão. As embalagens de papelão são as mais utilizadas no mercado, e um dos principais motivos é a versatilidade do material. ...
  • Embalagem de madeira. ...
  • Embalagem de vidro. ...
  • Embalagem de plástico. ...
  • Embalagem de alumínio. ...
  • Embalagem de isopor. ...
  • Embalagem Tetra Pak.

Quais as 3 principais funções da embalagem?

As principais funções da embalagem são a contenção, proteção, utilidade e comunicação. Mas estas são apenas funções básicas, pois o universo das embalagens tem o poder de enriquecer as marcas em diversos sentidos. As principais funções da embalagem são a contenção, proteção, utilidade e comunicação.

Quais são os 3 tipos de classificação de embalagens?

Quais são os tipos de embalagem? Embalagem primária, secundária e terciária
  • - Embalagem primária, de venda ou unidade de consumo. A embalagem primária contém, armazena e protege o produto. ...
  • - Embalagem secundária ou coletiva. A embalagem secundária é um agrupamento de embalagens primárias. ...
  • - Embalagem terciária.

Artigo anterior
Como gerar Darf ações 2021?
Artigo seguinte
Qual o poder de Baldur?