Quais são os principais tipos de gabinete?

Perguntado por: Luísa Margarida Morais Matos Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Basicamente temos três tipos de gabinetes, que são o AT (Advanced Technology), o ATX (Advanced Technology Extended) e o BTX (Balanced Technology Extended). O padrão AT já deixou de ser produzido e utilizado há vários anos.

Quais são os principais componentes de um gabinete?

  • Disco duro/Disco rígido / SSD / SSHD.
  • Fonte de alimentação.
  • Memória de acesso aleatório (RAM)
  • Modem.
  • Placa-mãe.
  • Placa de expansão.
  • Placa de rede.
  • Unidade central de processamento (CPU)

Para que serve um gabinete quais tipos existem?

O gabinete é aquela caixa retangular que protege todos os componentes internos do computador, como a placa-mãe, placa de vídeo e o HD. Como eu te falei, ele é bem importante porque algumas peças do computador são muito delicadas e não podem sofrer nenhum tipo de batida ou ter acúmulo de pó.

Quais são os tamanhos de gabinete?

Normalmente, os gabinetes de PC de torre completa medem cerca de 20 a 22 polegadas de altura (ou mais), enquanto os gabinetes de torre média têm em média de 17 a 18 polegadas de altura. Além das diferenças aparentes de tamanho, outros fatores, como desempenho, preço e adaptabilidade, separam os dois.

O que é gabinete e como ele pode ser classificado *?

O gabinete do computador da figura ao lado é chamado de vertical ou torre. Muitos computadores possuem um gabinete horizontal ou desktop. Alguns gabinetes horizontais são relativamente grandes, outros são bastante compactos. O mostrado na figura ao lado pode ser considerado bem compacto, e é também chamado de slim.

Como escolher o GABINETE certo para seu PC: 8 pontos que você deve conferir!

36 questões relacionadas encontradas

O que é gabinete de cozinha?

Gente, o gabinete de cozinha é um móvel bem prático, já que pode acompanhar pia ou cooktop, e também serve pra guardar talheres, pratos e panelas.

Como surgiu o gabinete?

Apareceram durante o Renascimento na Europa. Os gabinetes de curiosidades são os antecessores diretos dos museus. Tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento da ciência moderna embora refletissem a opinião popular do tempo (não era raro encontrar sangue de dragão seco ou esqueletos de animais míticos).

Qual o tamanho ideal de gabinete?

O tamanho exato varia de caso para caso, mas a maioria das torres intermediárias mede até 18 polegadas de altura e 8 polegadas de largura.

Como saber tamanho do gabinete?

Fique de olho nos tamanhos

Para o montador de PC de primeira viagem, é importante saber que há diferenças de tamanho entre placas. Vale ficar atento ao detalhe para não ter surpresas desagradáveis. O que determina o tamanho do gabinete, portanto, é o padrão da placa de vídeo. O padrão de tamanho mais comum é o ATX.

Qual é a diferença entre o gabinete AT E o ATX?

Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm.

Para que serve o gabinete gamer?

Já o gabinete gamer tem espaço interno pra colocar todas as peças necessárias pro computador rodar com o máximo de potência. E isso, mesmo depois de muitas horas de partidas no seu game favorito. Assim, sua máquina não vai travar e nem ficar lenta!

O que é para que serve o processador?

Vamos começar pelo básico, o processador é a unidade central de processamento de um computador (CPU), ele funciona como o cérebro do computador, pois interage e faz as conexões necessárias entre todos os programas instalados.

Quais são os principais componentes internos do computador?

10.11. Juntando as Peças!
  • Placa mãe.
  • Placa de vídeo.
  • Processador.
  • Disco rígido.
  • Leitor de disquete.
  • Leitor de CD-ROM.
  • Fonte de alimentação.

Quais são os elementos que compõem o CPU?

Uma CPU é composta pelos seguintes componentes: Unidade lógica e aritmética (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas. Unidade de controle (UC): extrai instruções da memória e as decodifica e executa, requisitando a ULA quando necessário. Registradores e Memória cache: armazena dados para o processamento.

Como saber qual é o meu gabinete?

É bem provável que a placa atual seja uma micro-atx, levando-se em conta que é o formato mais comum, as dimensões do gabinete, e até mesmo os custos. Se não sabe o modelo exato, dá pra ver através do CPU-Z. Ou simplesmente abra o gabinete e posta uma foto do interior aqui.

Qual o tamanho de um gabinete de cozinha?

Um balcão e gabinete de cozinha com 2 metros é uma opção para ambientes maiores, dando mobilidade. Modelos de gabinete de cozinha pequenos são bastante funcionais e podem te ajudar a organizar um ambiente menor. Além desses dois extremos você também encontra opções de balcão e gabinete de cozinha com 1.20m e 1.80m.

Como saber qual o melhor gabinete?

Um bom gabinete gamer deve ter várias entradas já na sua parte frontal. Para não ser necessário puxar o gabinete a todo momento, as entradas frontais são importantíssimas. Confira se existem conexões USB, HDMI, P2 e afins logo na parte da frente do compartimento. O número também precisa ser elevado.

Como escolher um gabinete compatível com a placa-mãe?

Compatibilidade da placa-mãe

Tudo o que você precisa fazer é garantir que o gabinete e a placa-mãe tenham o mesmo padrão. O padrão mais comum para PCs de torre média e completa é o ATX. Os outros padrões são Micro-ATX e Mini-ITX, ambos menores que ATX, e finalmente o enorme padrão E-ATX SSI-EEB.

Como saber qual gabinete comprar para placa-mãe?

Se não souber olhar, basta observar quantas aberturas tem atrás para a instalação de placas. Se tiver apenas 4 aberturas ele só é compatível com placas mãe de tamanho micro-ATX ou menores. Se tiver 7 ou mais aberturas então suporta placas mãe ATX ou Full-ATX e qualquer outra menor.

Como saber se o gabinete e ATX?

As placas-mãe ATX vêm com cerca de seis slots PCI (geralmente 3x PCI-E x16 e 3x PCI-E x1, mas isso pode variar entre os modelos), enquanto o Micro ATX vem com cerca de três (1x PCI-E x16 e 2x PCI-E x1). Isso significa menos espaço para adicionar placas de rede, gráfica, som e captura.

Quando surgiram os gabinetes de curiosidades?

Os gabinetes de curiosidades surgiram na Europa em finais do século XV como espaços que abrigavam espécies e objetos exóticos, oriundos de sociedades distantes. Esses gabinetes vinculavam-se às práticas colecionistas principescas e particulares dos séculos XIV que reuniam obras de artes gregas e romanas.

O que eram os gabinetes de curiosidades?

Um gabinete de curiosidades – ou wunderkammer – armazenava e exibia uma grande variedade de objetos e artefatos, com uma inclinação especial para o raro, eclético e esotérico. Através desta seleção de objetos, ele contava uma história particular sobre o mundo e sua história.

É correto tecnicamente afirmar que o gabinete do computador desktop e a CPU?

Definitivamente não. Muita gente costuma chamar de “CPU” o gabinete dos desktops, onde estão contidos a placa-mãe, unidades de armazenamento e outros componentes. No entanto, o termo diz respeito tão somente ao processador, o componente mais importante de qualquer computador ou celular.

Qual a diferença entre balcão e gabinete?

Você pode usar como apoio para alimentos, utensílios e eletrodomésticos. Analise bem o que deseja guardar no seu balcão para escolher a melhor combinação de portas e gavetas. Gabinete: a peça que fica sob a pia ou que sustenta o fogão tipo cooktop é muito útil para guardar itens que precisam ficar sempre à mão.

O que é um gabinete de pia?

O gabinete com pia, por exemplo, apresenta uma pia acoplada e, por isso, é uma opção prática e econômica para quem precisa dos dois elementos. Esse modelo é ideal para cozinhas compactas, já que economiza espaço e otimiza o armazenamento dos produtos.

Artigo anterior
Qual a diferença de apendicite aguda e crônica?
Artigo seguinte
Tem como tampar tatuagem?