Quais são os principais solventes utilizados para as fases móveis no HPLC?

Perguntado por: Yara Assunção  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)

A fase móvel deve ser compatível com o detector empregado e, também possuir polaridade adequada para permitir uma separação conveniente dos componentes da amostra. Embora existam vários solventes, três deles são mais utilizados: água, metanol e acetonitrila.

Quais são os principais solventes para HPLC?

Embora existam vários solventes, três deles são mais utilizados: água, metanol e acetonitrila. Como fase estacionária utilizam-se sólidos ou semirígidos, cujas partículas porosas esféricas ou irregulares apresentam diferentes diâmetros e suportam pressão até 350 bar.

Quais são os principais componentes de um equipamento de HPLC?

Os principais componentes de um HPLC são:
  • Reservatório de fase móvel: Garrafas com solventes utilizados para “transportar” a amostra.
  • Injetor: Dispositivo que permite a introdução da amostra no sistema.
  • Bomba: Responsável por movimentar a fase móvel e a amostra por todo o sistema.

Como preparar uma fase móvel?

As fases móveis podem ser constituídas por solventes orgânicos, à base de água ou uma mistura destes. As misturas de solventes são, geralmente, preparadas em termos de razões de volume e normalmente as fases aquosas são soluções tampão para manter o meio com pH estável durante toda suas análises.

O que é a fase móvel da cromatografia?

A fase móvel é aquela em que os componentes, quando ficam isolados, movem-se por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso. A fase estacionária é aquela em que o componente em seu processo de separação ou identificação irá ficar fixo na superfície de outro material líquido ou sólido.

HPLC | High Performance Liquid Chromatography | Application of HPLC

23 questões relacionadas encontradas

Quais as características que uma fase móvel tem que ter?

A principal característica é que a fase móvel dissolva a amostra sem qualquer interação química entre ambas. Esta fase deve ter alto grau de pureza ou ser de fácil purificação, para que se possam fazer análises de alta sensibilidade, pois as impurezas podem interferir na detecção do analito por ultravioleta (UV).

Quais são os tipos de fases móveis utilizadas na cromatografia gasosa?

Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido ou gás).

Como é constituída a fase móvel e a fase estacionária na cromatografia por adsorção?

Na cromatografia de adsorção as separações ocorrem através de interacções electrostáticas e forças de Van Der Waals entre a fase estacionária (sólido) e os componentes a separar da fase móvel (líquido ou gás). A natureza da fase estacionária pode ser muito diversa, nomeadamente sílica gel, alumina ou celulose.

O que é fase ligada?

O que são as fases estacionárias quimicamente ligadas? As fases estacionárias quimicamente ligadas são as fases mais importantes da cromatografia líquida. Obtidas pela reação dos grupos silanóis da sílica com compostos contendo grupos polares (Fase Normal) ou apolares (Fase Reversa).

Como limpar e regenerar uma coluna C18?

Como sugestão de solução para a regeneração de coluna cromatográfica de fase reversa (por exemplo: C18, C8, C4, C1, C30, CN ou Phenyl) pode ser citada a passagem de: 20 volumes de água > 20 volumes de acetonitrila > 5 volumes de isopropanol > 20 volumes de heptano > 5 volumes de isopropanol > 20 volumes de acetonitrila ...

Quais as características de um HPLC?

A cromatografia Líquida / HPLC é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel. A fase móvel pode ser líquida ou gasosa.

Como funciona cromatografia HPLC?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão. Os componentes, então, interagem com a fase estacionária e saem em diferentes momentos, da mesma forma que na cromatografia gasosa.

Qual o princípio básico da cromatografia?

CROMATOGRAFIA: opera com o mesmo princípio da extração, porém uma fase é fixada no local, enquanto a outra fase se move por ela. Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido, gás ou fluído supercrítico).

O que é reagente grau HPLC?

A Cromatografia Liquida de Alta Eficiência (CLAE) ou do inglês High Performance Liquid Chromatography (HPLC), é altamente difundida e empregada em diversos e diferentes segmentos tais como industrial, farmacêutico, alimentício, pesquisa etc.

Quais os tipos de colunas utilizadas em HPLC?

Temos dois tipos de sílica, tipo A e tipo B, a sílica do tipo B é menos ácida e por isso resultam em picos com menos cauda quando seu analito é polar ou ionizável. As colunas C18, fornecem bom formato de pico e o intervalo de pH que ela suporta é bem amplo (pH 2 a 9).

Como funciona o CLAE?

Princípio da técnica: a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é uma técnica de separação fundamentada na distribuição dos componentes de uma mistura entre duas fases imiscíveis, a fase móvel, líquida, e a fase estacionária sólida, contida em uma coluna cilíndrica.

O que é e para que serve a cromatografia?

A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! Monitoramento do ar, testagem de água potável, detecção de drogas através da urina e fingerprinting.

O que é fase reversa?

A cromatografia de fase reversa (RPC) é uma técnica de cromatografia líquida que envolve a separação de moléculas com base em interações hidrofóbicas entre as moléculas de soluto na fase móvel e os ligantes fixados na fase estacionária.

O que é o tempo de retenção?

Tempo de Retenção (t): É o tempo transcorrido desde a injeção da amostra até a eluição do ponto máximo do pico.

O que é fase estacionária em cromatografia quais materiais podem ser utilizados?

Escolha do adsorvente (fase estacionária)

Sílica e alumina são os adsorventes mais utilizados. Ambos são polares e, por isso, retém mais fortemente componentes mais polares. A sílica é recomendada na maioria dos casos. Esse adsorvente é levemente ácido, retendo com maior intensidade compostos básicos.

Qual é o estado físico da fase móvel e da fase estacionária na cromatografia em camada delgada CCD )?

Cromatografia em papel: É uma técnica do tipo líquido-líquido, onde tanto a fase móvel quanto a estacionária são líquidas. ... Cromatografia em camada delgada (CCD): É uma técnica do tipo líquido-sólido, onde a fase móvel líquida percorre uma fase estacionária sólida adsorvida sobre um suporte.

O que significa o termo fase estacionária em cromatografia gasosa?

A fase estacionária é uma camada microscópica de líquido ou polímero sobre um sólido inerte, dentro de uma peça tubular de vidro ou metal chamada coluna. ... Os compostos gasosos sendo analisados interagem com as paredes da coluna, a qual é revestida com diferentes fases estacionárias.

Qual a função da fase móvel na cromatografia gasosa?

(A amostra é vaporizada e introduzida em um fluxo de um gás adequado denominado de fase móvel (FM) ou gás de arraste). ... Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura.

Quais os principais tipos de detectores que podem ser usados em cromatografia gasosa?

Os detectores mais empregados em GC são o detector de ionização em chama (FID, flame ionization detector), o detector de condutividade térmica (TCD, thermal conductivity detector), o detector de captura de elétrons (ECD, electron- -capture detector) e o espectrômetro de massas (MS, mass spectrometer).

O que faz a cromatografia gasosa?

Cromatografia gasosa (GC) é uma técnica analítica amplamente utilizada. Usada para determinar a composição de uma mistura de produtos químicos (amostra), a cromatografia gasosa utiliza uma variedade de gases para o seu funcionamento, de acordo com o analisador e o tipo de detector específico.

Artigo anterior
Quais são as metodologias utilizadas em artigos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre não perturbe e modo avião?