Quais são os principais produtos do alto-forno?

Perguntado por: Alexandre Vicente Silva Barros  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Recapitulando, pelas etapas siderúrgicas, entendemos que o ferro gusa é o principal produto do alto forno, utilizado como matéria-prima para fundições de ferro para aço.

Quais são os produtos do alto forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. O ferro-gusa é conduzido por canais refratários para os carros torpedos para ser transportado para as aciarias.

Qual o principal produto obtido no forno Cubilô?

Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa.

Quais são os 2 principais insumos do alto forno e de que são feitos?

O alto forno

Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono.

O que é um Cubilo?

Na sua essência o forno cubilô é um forno de fusão, cuja função é derreter a carga metálica utilizando como fonte de calor um combustível sólido, aquela pedra de carvão mais conhecida como coque. ... O princípio do cubilô está no uso do coque ou, no caso dos fornos a gás, nas esferas cerâmicas que o substituem.

Máquinas e equipamentos metalúrgicos - Alto-forno - Parte 1

25 questões relacionadas encontradas

O que é a cuba do alto forno?

Cuba:- Região média do AF com altura total de aprox. 22 metros, (parede vertical, ventre = 4 metros e, convergente= 18 metros) é região de maior diâmetro do forno e de maior intensidade de reações.

O que acontece no alto forno?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

Qual é o combustível do alto forno?

3.1.2 Funcionamento do Alto-Forno

Como matérias-primas (carga metálica), utilizam-se o sinter, o minério granulado e a pelota. O principal combustível utilizado é o coque metalúrgico.

Quais são os combustíveis usados no alto forno para a produção de ferro-gusa?

O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.

Qual é a função do calcário no alto forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

O que é injetado no alto forno para ajudar a queima do carvão coque?

A injeção de carvão vegetal pulverizado proporciona a redução do consumo de carvão vegetal (ou de coque de carvão metalúrgico) enfornado e o aumento da produtividade da usina.

Como funciona um regenerador de alto forno?

Têm por função aquecer o ar injetado através das ventaneiras para a combustão do coque. O regenerador recebe o ar na temperatura entre 150 a 200 °C, chamado ar frio, e eleva esta temperatura para a faixa de 1000 a 1250 °C, dependendo de sua capacidade, passando a ser chamado de ar quente.

Como usar alto forno?

Para usar o alto-forno, você precisará colocar o item e o combustível no alto-forno para mudar o estado para”aceso”. O item no alto-forno será fundido duas vezes mais rápido que um forno normal, mas o combustível usado no alto-forno também será usado com o dobro da taxa.

Quais são os procedimentos que devem ser realizados antes do minério ser colocado no alto forno?

  • Passo: Extração do minério de ferro;
  • Passo: Mistura do minério de ferro com o coque e óxido de cálcio (ou óxido de magnésio);
  • Passo: Injeção de ar preaquecido (em temperatura de aproximadamente 1200 oC). ...
  • Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro;

Como se forma a escória do alto forno?

As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque. ...

O que é zona de coque estagnado?

Região do coque estagnado ou Homem Morto: Também chamada de Zona de coque Inativo ou Homem morto. É composto de uma quantidade mais central de carvão, que por estas afastado da zona de combustão, não reage com o oxigênio soprado nas ventaneiras desta forma não formando o gás CO, redutor utilizado no processo.

Qual é a função do fundente?

A função do fundente é a de separar o minério da ganga. ... As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.

Qual a função do carvão coque no alto forno?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Como funciona a fornalha potente?

Alto-forno [EJ] ou Fornalha Potente [EB] é um bloco que funde minérios e armaduras e ferramentas de metal, semelhante a uma fornalha, mas com o dobro da taxa e metade da experiência. Também serve como um bancada de profissão do armoreiro.

O que é staves alto forno?

O Alto-Forno 1 da V&M do Brasil é o primeiro forno no mundo a carvão vegetal a operar com “stave cooler” de cobre. Por se tratar de uma tecnologia nova, para este tipo de reator, iniciamos a operação do forno levando-se em consideração alguns fundamentos já empregados nos Altos-Fornos a coque.

O que são regeneradores?

Significado de Regenerador

adjetivo Que causa regeneração; regenerativo. substantivo masculino Aquilo que regenera; o que causa regeneração: usava regenerador na pele do rosto. Etimologia (origem da palavra regenerador). Regenerar + dor.

Por que os grandes altos fornos preferem utilizar como combustível o coque metalúrgico ao carvão vegetal?

O carvão vegetal possui teor de cinzas muito menor (4 a 5 %), porém sua resistência mecânica é baixa. Por este motivo, é inviável sua utilização em fornos com grande altura, como é o caso dos altos fornos.. Sua elevada porosidade acarreta alta reatividade e permite uma gaseificação mais rápida e mais fácil.

Qual a função do carvão coque e do calcário no interior do alto forno?

O carvão mineral para siderurgia a coque, integrada, é denominado carvão coqueificável, que é uma substância essencial na redução do minério de ferro a ferro metálico, pois combina com o oxigênio, na presença de calcário, criando dióxido de carbono, ferro e escória.

Qual a função do calcário no processo de redução do minério de ferro?

O calcário atua como fundente, ou seja, reage pela sua natureza básicacom as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão (geralmente de natureza ácida) diminuindo seu ponto de fusão e formando a escória, que é um sub-produto, por assim dizer, do processo clássico do alto-forno.

Qual é a função do calcário no processo de produção do ferro gusa?

Além de ser o aglomerante usado na sinterização do minério de ferro, a cal é a matéria-prima empregada na dessulfuração do gusa, elemento escorificante na aciaria, protetor do revestimento refratário dos fornos siderúrgicos, lubrificante essencial na trefilaria e também usada para tratamento dos efluentes ácidos do ...

Artigo anterior
Qual foi o homem que mais sofreu na Bíblia?
Artigo seguinte
O que é a missão da Igreja?