Quais são os principais objetivos do sensoriamento remoto?

Perguntado por: Vanessa Valente de Soares  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

O sensoriamento remoto é a técnica de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo.

Quais são os principais objetivos do sensoriamento remoto *?

O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral.

Quais os principais usos do sensoriamento remoto Brainly?

Os principais usos do sensoriamento remoto são:
  • criação de mapas com dados variados (cartografia): geografia, topografia, hidrografia, relevo, vegetação, entre outros;
  • observação do uso dos recursos naturais;
  • criação ou atualização de mapas em tempo real e GPS;

Quais as principais ferramentas de sensoriamento remoto?

10 FERRAMENTAS RELACIONADAS AO SENSORIAMENTO REMOTO
  • Drone. ...
  • Softwares para geração de ortomosaicos. ...
  • Lidar. ...
  • Câmeras multiespectrais. ...
  • Câmeras térmicas portáteis. ...
  • Microssatélites. ...
  • Inteligência artificial. ...
  • Computação em nuvem.

Quais as principais características do sensoriamento remoto?

O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).

Sensoriamento Remoto - Brasil Escola

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância do sensoriamento remoto?

O Sensoriamento Remoto é uma das principais ferramentas da agricultura de precisão pois essa forma de monitorar a produção agrícola tem proporcionado resultados de produtividade jamais atingidos e permitido redução de diversos custos de operação.

Como funciona o sistema de sensoriamento remoto?

O funcionamento do sensoriamento remoto baseia-se no registro das alterações na energia eletromagnética refletida pela superfícies dos objetos de interesse e captada por sensores remotos.

Qual foi o primeiro dispositivo utilizado no sensoriamento remoto?

Estima-se que a primeira aplicação do sensoriamento remoto, assim como ocorreu com outros tipos de tecnologias, foi para fins militares. Acoplavam-se câmeras fotográficas automáticas no corpo de pombos-correios para registrar ou mapear informações sobre territórios inimigos.

O que são satélites de sensoriamento remoto?

Os satélites de sensoriamento remoto orbitam ao redor da Terra em órbitas quase polar, ou seja, de um polo a outro a uma distância da superfície terrestre em torno de 800 km, conforme é exemplificado para o satélite CBERS na Figura 7.

Qual a diferença entre imagens de satélite e as fotografias aéreas?

A principal diferença entre uma fotografia e uma imagem de satélite é que a fotografia tem um formato analógico e é normalmente impressa em papel antes de ser interpretada. A imagem de satélite tem um formato digital e normalmente utiliza-se um computador para a analisar e interpretar.

Qual é a importância do sensoriamento remoto no combate ao desmatamento na Amazônia *?

Cicatrizes de queimadas em florestas também podem ser detectadas por satélites (13). ... Portanto, o sensoriamento remoto tem tido um papel crucial no fornecimento de informações para a sociedade sobre a localização, extensão, intensidade, taxa e freqüência temporal do desmatamento e da degradação florestal na Amazônia.

Quais são os níveis de coleta de dados?

Os níveis de coleta de dados obtidos via sensores colocados em diferentes tipos de plataforma carregadora são os seguintes: laboratório, campo, aéreo e orbital.

Qual a função dos satélites para a meteorologia?

Usado para monitorar o tempo e o clima da Terra. Formações de nuvens, luzes das cidades, queimadas, efeitos de poluição, aurora, tempestades de raios e poeira, superfícies cobertas por neve e gelo e os limites das correntes oceânicas são algumas informações ambientais coletadas por meio dos satélites meteorológicos.

Quando foi criado o sensoriamento remoto?

A expressão “sensoriamento remoto” foi cunhada e se popularizou nos idos de 1960, graças à Era Espacial, inaugurada em outubro de 1957 com o lançamento do Sputnik I. As primeiras teorias e técnicas, indispensáveis ao avanço do sensoriamento remoto, precederam à corrida espacial.

Qual a origem do sensoriamento remoto?

O termo sensoriamento remoto apareceu pela primeira vez na literatura científica em 1960 e significava simplesmente a aquisição de informações sem contato físico com os objetos.

Quais as duas ciências que surgiram com a demanda do sensoriamento remoto?

- O sensoriamento remoto é fruto de um esforço multidisciplinar que envolveu e envolve avanços na Física, na Físico-química, na Química, nas Biociências, Geociências, Ciência da computação, etc...

Como é feita a coleta de dados em sensoriamento remoto?

Entende-se por sensoriamento remoto toda coleta de dados sobre um objeto ou fenômeno sem que ocorra contato físico entre o mesmo e o coletor. Estes dados por sua vez são em ultima análise radiação eletromagnética (REM) refletida ou emitida pelo objeto em estudo.

Como funcionam os sistemas de captação de dados dos satélites?

Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Para que tenhamos acesso às mesmas, estas devem ser enviadas para terra, por meio da conexão de antenas distribuídas ao longo da superfície (Figura 1).

Qual é a importância do sensoriamento remoto para a análises climáticas?

O sensoriamento Remoto possibilita o estudo de transformações e a construção de cenários sobre a superfície da Terra, sendo capazes de auxiliar e identificar diversos problemas baseados na localização de fenômenos geográficos, citam-se as variações de temperatura decorrente dos processos de expansão urbana e, ...

Qual a importância do sensoriamento remoto no século 21?

O Uso do Sensoriamento Remoto deve auxiliar na produção do conhecimento, pois estão ligados aos sabores das inquietações das mentes prodigiosas dos alunos impulsionados pela beleza, movimento e cores das imagens de satélite que despertam curiosidades gerando interesses pelo novo e desconhecido.

Qual a importância do sensoriamento remoto para o planejamento urbano?

Basicamente , as aplicações de Sensoriamento Remoto ao Planejamento Urbano dão-se em duas linhas: a primeira, voltada ao conhecimento e ação sobre o sistema urbano em geral em sua relação com os espaços municipal e regional mais amplos; a segunda, voltada aos estudos intra- urbanos.

Quais são os satélites meteorológicos?

Os satélites geostacionários meteorológicos são operados por EUMETSAT (Meteosat), os Estados Unidos (GOES), o Japão (Himawari), Coreia do Sul (GEO-KOMPSAT), a China (FY-2, FY-4), a Rússia (Elektro–L) e a Índia (INSAT). Eles orbitam sobre o plano equatorial da Terra a uma altitude de 35800 Km.

Qual a importância de um satélite?

Os satélites são utilizados em diversas áreas como na comunicação, observação da terra, navegação, ciência, meteorologia, desenvolvimento tecnológico, defesa, exploração espacial, voo tripulado.

Quais são os métodos de coleta de dados?

Conheça os melhores métodos de coleta de dados
  • Análise de séries cronológicas ou temporais. ...
  • Técnicas de suavização. ...
  • Método Barométrico. ...
  • Pesquisas online. ...
  • Sondagens. ...
  • Entrevistas. ...
  • Técnica Delphi. ...
  • Focus Group.

Quais são os 3 níveis de sensoriamento remoto?

Existem basicamente 3 níveis de coleta de dados por SR.
  • 1 – Nível de laboratório / campo;
  • 2 – Nível de aeronave;
  • 3 – Nível orbital.
  • 1 – Nível de laboratório/campo: Trabalha-se com porções reduzidas dos alvos e estuda-se seu comportamento espectral, quase sem interferência de fatores ambientais.

Artigo anterior
O que é bom para desmanchar pedra no rim?
Artigo seguinte
Qual a melhor marca de cosméticos do Brasil?