Quais são os principais objetivos da política monetária?

Perguntado por: Enzo Diego Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

O principal objetivo da política monetária é manter a inflação sob controle. Para isso, o governo baseia-se em um regime de metas de inflação. Para um determinado ano é fixada uma meta para a inflação, e o Banco Central deve utilizar dos instrumentos de política monetária para cumpri-la.

Quais são os objetivos da política monetária?

A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta.

Quais são as 4 ferramentas da política monetária?

São três os principais instrumentos de política monetária presentes nesta conjuntura:
  • Open Market;
  • Redesconto;
  • Depósito compulsório;

Quais são os principais instrumentos de política monetária?

Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário.

Quais são os tipos de política monetária?

Existem dois tipos de políticas monetárias: expansiva e restritiva. O tipo de política adotada é muito importante para os investidores, já que pode afetar o retorno dos investimentos. Primeiramente, os ativos de renda fixa são diretamente afetados de acordo com a mudança da taxa Selic.

O QUE É POLÍTICA MONETÁRIA? ? - Tudo o que você precisa saber!

38 questões relacionadas encontradas

São variáveis de política monetária?

Deste modo, as decisões de política monetária podem ser modeladas como mudanças na taxa de juros de curto prazo definida pelo Banco Central. Estas mudanças afetam o produto real por meio de variáveis como oferta de crédito, riqueza, renda, taxa de câmbio real e custo de capital.

O que é a política monetária?

Tipos de política monetária

O grande objetivo da política monetária é controlar a oferta de moeda no país e, assim, controlar a inflação. Mas esse caminho tem duas vias: ou o Banco Central age para aumentar a oferta de moeda ou para reduzir.

São instrumentos da política monetária exceto?

Emitir papel moeda para atender a demanda da população pelo papel moeda. Open Market com oferta de títulos públicos atrelados ao dólar para elevar a taxa de câmbio. Redução dos gastos públicos para reduzir a inflação de demanda.

Quais os principais instrumentos de controle monetário e quem o executa?

No Brasil, as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), uma autarquia federal que, por meio de seus órgãos internos, define taxas de juros. Além disso, para normatizar as ações do Bacen, existe o Conselho Monetário Nacional.

Qual é o principal objetivo da política monetária contracionista escolha uma?

Política monetária contracionista é o conjunto de políticas que tem como objetivo principal conter o avanço da inflação, através do uso dos instrumentos de política monetária que o Banco Central utiliza para aumentar a taxa de juros, resultando em uma ancoragem da inflação.

Qual é o objetivo da política fiscal?

A Política Fiscal determina o planejamento orçamentário do governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos de forma equilibrada, levando em consideração o total das despesas e receitas de um período.

São ferramentas de política econômica?

A política econômica brasileira possui três instrumentos principais: a política monetária, cambial e fiscal. O ideal é que haja um equilíbrio entre as três políticas.

Quais são os instrumentos de controle monetário utilizados pelo Banco Central?

A Política Monetária conta com três principais instrumentos: open market, redesconto e depósito compulsório. Open Market, ou Mercado Aberto, é a compra e venda livre de títulos públicos federais, envolvendo o Banco Central e os bancos comerciais. Esse é um instrumento considerado de curto prazo.

Quais são os instrumentos primordiais da política econômica brasileira?

Política econômica: conheça os seus instrumentos e objetivos
  • Tributação;
  • Orçamentos governamentais;
  • Oferta monetária;
  • Taxa de juros;
  • Mercado de trabalho.

Quais os itens abaixo não é um tipo de política monetária?

Pergunta 8 1 em 1 pontos Quais dos itens abaixo não é um tipo de política monetária: Resposta Selecionada: a. Tributação; Resposta Correta: a. Tributação; Comentários: A tributação pode ser encaixada como uma política fiscal e não uma política monetária.

Quais são os instrumentos da política cambial?

São eles: A dependência de financiamento externo; Volume de importações de commodities energéticas (petróleo e gás, por exemplo) e agrícolas (soja, trigo e açúcar, entre outros); A pauta de exportações (maior ou menor quantidade de bens de alto valor agregado);

Qual a diferença entre política fiscal e monetária?

A política monetária, por exemplo, é responsável pela emissão do dinheiro, ele pode gerar efeitos na inflação ou na taxa de juro. A política fiscal com determinações dos gastos públicos e impostos afetam as atividades produtivas das empresas e a cambial controla a entrada e saída das moedas estrangerias.

Quais os principais impactos da política monetária para a economia?

De geração de emprego à expansão de consumo, ao aumento do PIB, toda a política monetária traz efeitos macroeconômicos através de suas medidas. Também, é a partir da política monetária que um país pode superar crises, garantir sua estabilidade economia, entre tantos outros índices que regem sua economia.

Como a política monetária afeta a vida das pessoas?

A política monetária é o conjunto de medidas que um governo adota e que visa o controle da oferta da sua moeda na economia, ou seja, a sua liquidez. Dessa maneira, esse tipo de política praticada pelo Estado pode impactar diretamente a inflação e a taxa de juros de um país. E assim, impactar diretamente a economia.

Quais são os mecanismos de transmissão da política monetária?

Os principais canais de transmissão da política monetária são: taxa de juros, taxa de câmbio, preço dos ativos, crédito e expectativas1.

É um exemplo de política de rendas?

A política de rendas é voltada à promoção de uma melhor distribuição de renda entre a população. Um exemplo desse tipo de política é a fixação de um valor para o salário mínimo.

Quais são os instrumentos de política fiscal restritiva?

Política Fiscal restritiva

As medidas seriam: Diminuição dos gastos públicos; • Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos; • Elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras.

Quais são as três principais categorias teóricas da economia política?

O nome passou a ser utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários.

Quais os três instrumentos principais utilizados pelo Estado para a intervenção na economia?

Como supramencionado, o artigo 174 limitou a intervenção em três funções: fiscalização, incentivo e planejamento.

Qual importância da política fiscal para os cidadãos?

Com o objetivo de gerir as finanças dos governos, a política fiscal é normalmente usada para neutralizar as tendências tanto à recessão quanto à inflação. Sendo assim, a função da política fiscal é observar a produção econômica de um país e agir de forma a direcionar a economia para o rumo que se espera dela.

Artigo anterior
Quantas aulas práticas de carro tem que ser feita?
Artigo seguinte
Como desmanchar cisto Bartholin?