Quais são os principais objetivos da epidemiologia?
Perguntado por: Rúben Diogo Pinto | Última atualização: 27. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)
O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.
Qual é o principal objetivo da epidemiologia?
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
Quais são os objetivos do método epidemiológico?
1 MÉTODO EPIDEMIOLÓGICO
A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.
Quais são os principais básicos da epidemiologia?
A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde não se distribuem ao acaso entre as pessoas.
Quais os 4 determinantes primordiais da epidemiologia?
Saúde, Trabalho e Ambiente.
Epidemiologia conceitos e objetivos
Quais os 3 tipos de epidemiologia?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
Quais são os 3 elementos fundamentais que fizeram a epidemiologia se desenvolver?
Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.
Quem é o pai da epidemiologia?
Início da Epidemiologia
No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.
Qual é o conceito de epidemiologia?
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
São alguns dos objetivos da epidemiologia exceto?
Questão Os objetivos da Epidemiologia são, EXCETO: identificar etiologia das doenças.
Quais os tipos de doenças epidemiológicas?
- Mpox (Varíola dos Macacos)
- Aids.
- Hanseníase.
- Hepatites virais.
- IST.
- Tuberculose.
- Tracoma.
- Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – DTHA.
Quais são as etapas do método epidemiológico?
Etapas do Método Epidemiológico
* Hierarquização, historização dos dados, desta caracterização.
Quais são os pilares da epidemiologia?
Pilares da epidemiologia
Ciências Sociais: buscando entender e compreender questões sociais, impactos na população e efeitos da doença no cotidiano; Estatística: para analisar e lidar com dados quantitativos, taxas e índices numéricos relacionados a saúde pública, contaminação e controle social.
O que é uma estrutura epidemiológica?
O padrão de ocorrência das doenças também pode se alterar ao longo do tempo, resultando na chamada estrutura epidemiológica, que nada mais é do que o padrão de ocorrência da doença na população, resultante da interação de fatores do meio ambiente, hospedeiro e do agente causador da doença.
Quais são os principais determinantes do processo saúde e doença?
A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transpor- te, o lazer, o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econô- mica do país ( ...
Quais são os 7 indicadores de saúde?
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
O que é epidemiologia e saúde pública?
A epidemiologia em saúde pública proporciona uma compreensão abrangente da saúde da população, permitindo que os estudantes compreendam a: Distribuição de doenças. Fatores de risco. Determinantes sociais que afetam a saúde em nível populacional.
O que é fator de risco em epidemiologia?
Considera-se fator de risco (FR) alguma exposição que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, podendo ocorrer em qualquer parte da cadeia causal 1. Barbosa LMM, Machado CB. Glossário de Epidemiologia e Saúde.
Qual a teoria da epidemiologia?
A epidemiologia é entendida como sendo, por um lado, o estudo da ocorrência de determinada doença ou estado de saúde nas populações, e, por outro, o estudo dos fatores que influenciam ou determinam essa distribuição e, ainda, a utilização desse conhecimento para controlar os problemas de saúde das populações.
O que Hipócrates descobriu sobre a epidemiologia?
Evolução histórica da epidemiologia
Neste período, a evolução mais importante para epidemiologia foi oriunda de HIPÓCRATES, 460-380 a.C., que observou que as doenças poderiam ser ocasionadas por mudanças climáticas, ventos, águas, posição das casas e relevo etc., afirmando que o homem é parte integrante do ambiente.
Qual é a origem da epidemiologia?
(Século XIX) O nascimento da epidemiologia moderna – As descobertas de John Snow, Louis Pasteur e Florence Nightingale. A partir do século XIX, a epidemiologia sofreu uma grande revolução a partir dos estudos pioneiros do médico e sanitarista britânico, John Snow, sobre a epidemia de cólera em Londres.
Qual o papel social da epidemiologia?
A Epidemiologia tem historicamente assumido papel relevante na produção de informação para o processo de decisão no âmbito da saúde pública.
Quem é considerado o primeiro epidemiologista?
John Snow (York, 15 de março de 1813 – Londres, 16 de junho de 1858) foi um médico inglês, considerado pai da epidemiologia moderna.
Qual é a diferença entre etiologia e epidemiologia?
De acordo com o Dicionário Infopédia de Termos Médicos da Porto Editora, a epidemiologia é um "ramo da Ciência que estuda as causas, a frequência e a natureza das epidemias e os seus diferentes fenómenos biológicos ou sociais", enquanto a etiologia é a "parte da Medicina que estuda ou investiga as causas das doenças".
Para que serve o Emsexpector?
Quais são os mecanismos de resistência bacteriana?