Quais são os principais fatores a se considerar na indicação da terapia nutricional enteral?
Perguntado por: Raúl Rúben Morais de Branco | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia. Em geral, deve ser indicada para indivíduos com IVO <60% da recomendação.
Quais são as principais indicações da terapia nutricional enteral?
- Anorexia prolongada.
- Desnutrição proteico-energética grave. Normalmente abrange deficiência de muitos micronutrientes. ...
- Coma ou sensório deprimido.
- Falência hepática.
- Inabilidade de alimentação oral decorrente de traumas na cabeça ou no pescoço.
- Doenças críticas (p.
Quais são os principais fatores a se considerar na indicação e na contraindicação da terapia nutricional enteral?
mais contra-indicação) ❖ Síndrome do Intestino Curto ❖ Doenças intestinais neonatais, obstrução crônica ❖ Diminuição do esvaziamento gástrico ❖ Anormalidades metabólicas do intestino ❖ Má-absorção, alergia alimentar múltipla ❖ Enterite por radioterapia e quimioterapia ❖ Anorexia, câncer ❖ Estados hipermetabólicos ❖ ...
Quais fatores devem ser considerados na escolha de uma fórmula enteral?
Outros fatores que podem influenciar na escolha da fórmula enteral são o posicionamento e o calibre da sonda enteral, a duração da TNE, os aspectos econômicos relacionados ao paciente e/ou hospital, além da doença de base e situação clínica do paciente. Outro fator a ser considerado é a densidade calórica da fórmula.
Como escolher a fórmula enteral?
Além do custo-benefício, a escolha deve ser realizada com base na composição das mesmas, de acordo com as necessidades nutricionais individuais do paciente, a fim de selecionar uma fórmula que potencialize a resposta e amplie as possibilidades de sucesso na terapia nutricional.
Terapia nutricional enteral (parte 1)
Como escolher uma fórmula enteral?
A escolha do acesso enteral deve ser baseada na condição clínica do paciente, estado da patologia, anatomia do trato gastrointestinal, motilidade gástrica e intestinal, estimativa do tempo de uso da terapia nutricional e também nos riscos pertinentes a terapia (Algoritmo ASPEN 2010).
São contra indicações da nutrição parenteral?
- A nutrição parenteral não deve ser utilizada em nenhumas dessas situações: ...
- Pacientes hemodinamicamente instáveis;
- Fase aguda (“fase de refluxo”) durante as primeiras horas após o trauma, cirurgia ou o aparecimento de uma infecção grave;
Qual a contraindicação para utilização de suporte nutricional parenteral?
A Nutrição Parenteral periférica é contraindicada quando existe história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas, quando existe uma disfunção hepática importante, em situações de hipertrigliceridemia e hiperlipidemia, em caso de infarto agudo do miocárdio, em caso de indicação definitiva para nutrição ...
São indicações para o uso de dispositivos de nutrição enteral exceto?
Questão 02 (EBSERH/UFJF/2015) A terapia nutricional enteral em adultos é indicada, EXCETO: (A) quando a ingestão oral for inadequada para prover de 2/3 a 3/4 das necessidades diárias nutricionais. (B) para quando o trato digestório estiver total ou parcialmente funcionante.
Quando é indicada a terapia nutricional parenteral?
A terapia nutricional parenteral (TNP) é indicada para prevenir ou tratar a desnutrição em pacientes que não apresentam funcionamento adequado do trato gastrointestinal e que não podem receber alimentação por via oral ou enteral.
Quais as possíveis complicações da nutrição parenteral?
Dentre as complicações metabólicas destacam-se: hiperglicemia, hipoglicemia, desidratação hiperosmolar, disfunção eletrolítica, hiperamonemia, disfunção hepática, dislipidemias, disfunção renal e outras.
Quais as indicações da nutrição enteral e parenteral?
5.4 Indicação da Terapia Nutricional Enteral e Parenteral
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia.
Quais são os principais tipos de fórmulas para nutrição enteral?
Módulos para nutrição enteral são as fórmulas compostas por um dos principais grupos de nutrientes: carboidratos, lipídios, proteínas, fibras alimentares ou micronutrientes (vitaminas e minerais). Os requisitos específicos para esses produtos encontram-se descritos na seção III do Capítulo III da RDC n. 21/15.
Qual deve ser a via de escolha da administração de TNE?
Vias e métodos de administração da TNE
A administração da nutrição enteral pelas sondas pode ser feita por três métodos: bolus, gotejamento intermitente e gotejamento contínuo. A seleção do método é baseada no estado clínico do paciente e na qualidade de vida.
Quais são as três formas de administração da dieta enteral?
- Por gravidade;
- Por seringa;
- Por bomba de infusão.
Qual a diferença de nutrição enteral e Parenteral?
A NE é composta por nutrientes que necessitam passar pelos processos de digestão e absorção para serem utilizados pelo organismo. Já a NP contém nutrientes prontos para serem utilizados pelo organismo, explica a nutricionista Erica Serra, do Departamento Científico da Prodiet Nutrição Clínica.
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral?
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral: estase gástrica.
Qual é a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?
A principal complicação é a gastroenterocolite por contaminação microbiológica. Portanto, é importante que todas as recomendações de higiene sejam rigorosamente seguidas, tanto no preparo como administração da fórmula nutricional. Você pode verificar sobre esses cuidados no artigo sobre os acessórios da dieta enteral.
Qual é a sonda SNE?
A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.
Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral?
A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda de Levine, é uma das mais usadas na área medicinal. É fabricada em material de PVC, totalmente maleável, transparente e atóxica. Diferentemente da sonda nasoenteral, não possui fio-guia e não requer exame de raio X para verificar sua localização.
Quais os tipos de sondas e os cuidados de enfermagem?
Tipos de sonda hospitalar
Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.
Qual a finalidade da nutrição parenteral?
A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.
O que vem a ser parenteral?
Significado de Parenteral
adjetivo Que se ingere no corpo, mas não pela via digestiva; parentérico. expressão Nutrição Parenteral. Ingestão de nutrientes por administração endovenosa (dentro da veia), através da via periférica ou central.
Quais são os tipos de sondas na enfermagem?
Tipos de Sondas e Ostomias: • Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.
Como morreu o cowboy da Marlboro?
Que dia começa as férias de julho 2022?