Quais são os principais determinantes do processo saúde e doença?

Perguntado por: Isabela Alícia Rocha de Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

Quais são os processos saúde-doença?

O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.

Quais as principais variáveis que estão relacionadas com o processo saúde-doença?

Agente ou fatores etiológicos: o que causa da doença. Um vírus, por exemplo. Hospedeiro: homem ou animal que podem ficar doentes. Meio ambiente: espaço onde ocorre ou pode ocorrer a infecção do hospedeiro pelo agente.

Quais são os principais momentos históricos no processo saúde-doença?

No final do século XIX nasce a revolução pasteuriana com o reconhecimento da existência de microorganismos causadores de doença, o que dá origem a introdução de soros e vacinas. Fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; as doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.

Quais são as 4 fases da história natural da doença?

História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).

determinantes do processo saude doença

37 questões relacionadas encontradas

Como a doença era vista nos períodos históricos?

Resumindo, a doença foi vista, pelos primitivos, como resultado de alguma coisa misteriosa, introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos má- gicos realizados por deuses ou por feiticeiros.

Quais são as fases do processo saúde-doença e suas características?

Ações da página
  • Fase inicial ou de susceptibilidade. ...
  • Fase patológica pré-clínica – Nessa fase a doença ainda está no estágio de ausência de sintomatologia, embora no organismo já apareçam alterações patológicas. ...
  • Fase clínica – corresponde à expressão clínica da doença, sendo que ela já se encontra em estágio avançado.

Quais as ações voltadas ao processo de saúde e doença na enfermagem?

De fato, se considerarmos um sistema de saúde, como, por exemplo, o SUS, é possível verificar que as ações voltadas para o diagnóstico e tratamento das doenças são apenas duas das suas atividades. Inclusão social, promoção de equidade ou de visibilidade e cidadania são consideradas ações de saúde.

Quais fatores constituem as doenças?

Uma doença pode ser causada por fatores externos tais como agentes patogénicos ou por disfunções internas. Pode se entender que doença é a apresentação de anormalidades na estrutura e no funcionamento de um organismo, afetando-o de forma negativa.

Quais são os três tipos de sistemas explicativos de doença saúde?

Modelos explicativos
  • Biomédico: prioriza o diagnóstico e a cura;
  • Processual: considera a relação do meio ambiente com o corpo;
  • Sistêmico: todas as áreas se relacionam entre si, e quando há uma desarmonia, afetam os demais;
  • Mágico-religioso: os deuses estabelecem a doença e a cura; e.

Quais são as características do processo saúde-doença durante a Idade Moderna?

Com esse novo modelo de atenção à saúde, se coloca uma nova concepção do processo saúde-doença que ultrapassa a visão hospitalocêntrica, na qual as necessidades em saúde, em geral, são consideradas como a falta de hospitais, ambulatórios, medicina tecnológica; para uma visão mais social, abrangendo, também, a falta de ...

Qual o conceito de saúde e doença?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição, até avançada para a época em que foi realizada, é, no momento, irreal, ultrapassada e unilateral.

Quais são as causas da doença?

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Como se classificam as doenças?

Assim, fica claro que tanto saúde quanto doença são condições multifatoriais e também subjetivas. No Código Internacional de Doenças (CID), as doenças são classificadas em: Infecciosas e parasitárias; Neoplasias (tumores);

O que caracteriza uma doença?

O que é Doença:

Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).

Qual o papel do enfermeiro no processo saúde-doença?

O papel do enfermeiro é reconhecido, em suma, pela capacidade e habilidade de compreender o ser humano como um todo, pela integralidade da assistência à saúde, pela capacidade de acolher e identificar-se com as necessidades e expectativas dos indivíduos e famílias, pela capacidade de acolher e compreender as diferenças ...

Que ações o técnico em enfermagem pode desenvolver diariamente para promover saúde e prevenir doenças?

À Enfermagem do Trabalho cabe elaborar ações de higiene, medicina e segurança do trabalhador, contribuir através de técnicas, promoção das campanhas de saúde, implantação de projetos, identificação de problemas que agrega o trabalhador, além de ações educativas e administrativas que envolvem proteção contra agentes ...

Quais são as ações de enfermagem?

As ações de enfermagem da área técnica ou instrumental são rela- tivas a: — higiene corporal (questões 1 a 6); — manutenção da ordem e asseio ambiental (questões 7 a 10); — manutenção do conforto e integridade física (questões 11 a 18); — terapêutica (questões 19 a 24).

Quais são os períodos da doença?

A história natural da doença, portando, tem desenvolvimento em dois períodos seqüenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente, no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.

O que é prevenção secundária e Terciaria?

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.

Como as doenças eram tratadas na antiguidade?

Se uma pessoa adoecesse devido a um trauma ou doença poderia buscar tratamento no curandeirismo, num benzedor, na astrologia, através de encantamentos e misticismo ou finalmente procurar um médico consagrado, se houvesse um disponível. Além disso, as fronteiras que separavam essas ocupações eram tênues e móveis.

Como era a doença e a saúde na antiguidade?

Na Antiguidade as concepções de saúde dos povos estavam ligadas à natureza e à convivência em grupo. A condição de enfrentamento social e a compreensão dos eventos de equilíbrio e desequilíbrio da natureza e seus deuses eram condições para os povos, tribos e população terem sobrevivência e saúde.

Como as doenças costumavam ser tratadas antigamente?

“O que conhecemos como clínica médica surgiu há apenas cerca de 200 anos. Até então, os tratamentos eram quase sessões de exorcismo”, diz ele. De fato, os médicos jogavam baforadas de fumaça, produzida pela queima de tabaco, para expulsar a peste de seus pacientes.

Quais são os tipos de doenças?

  • Aids. O vírus causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
  • Anemia Falciforme. Anemia de caráter hemolítico congênita, hereditária crônica, incurável e com evolução degenerativa.
  • Animais Peçonhentos. ...
  • Botulismo. ...
  • Câncer. ...
  • Caxumba. ...
  • Chikungunya. ...
  • Controle de Infecção Hospitalar.

Quais são as doenças mais comuns?

9 doenças mais comuns entre os brasileiros
  1. Diabetes. O Brasil é o 5º da lista em um levantamento mundial de países com incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). ...
  2. Hipertensão. ...
  3. Alzheimer. ...
  4. Depressão. ...
  5. AVC (Acidente Vascular Cerebral) ...
  6. Dislipidemia (colesterol alto) ...
  7. Câncer. ...
  8. Asma.

Artigo anterior
Como faço para regularizar terreno da prefeitura?
Artigo seguinte
O que é o ideal olímpico?