Quais são os principais conceitos da psicanálise?

Perguntado por: Eva Martins de Leal  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Qual o principal conceito da Psicanálise?

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

Quais são as bases da Psicanálise?

Freud explica: entenda sete conceitos básicos da psicanálise
  • Inconsciente. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. ...
  • Ego. ...
  • Id. ...
  • Superego. ...
  • Pulsão. ...
  • Sonhos. ...
  • Complexo de Édipo.

Quais são as principais linhas da Psicanálise?

  • Psicanálise. A terapia desenvolvida por Sigmund Freud é uma das principais linhas da terapia da psique humana. ...
  • Psicanálise Junguiana. ...
  • Gestalt-Terapia. ...
  • Fenomenologia. ...
  • Constelação Familiar. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Terapia Cognitivo-Comportamental. ...
  • Escola de Reich.

Qual a base fundamental da Psicanálise?

O método psicanalítico freudiano

Essa interpretação se baseia nas associações livres e no que se denomina de transferência. Como método investigativo, busca a interpretação de conteúdos ocultos e/ou inacessíveis às manifestações e ações do indivíduo em sua relação com o meio ambiente.

Os 04 conceitos fundamentais da Psicanálise - Dr. Jorge Sesarino

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

O que Freud acreditava?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Quais são as principais linhas teóricas da psicologia?

As principais abordagens da psicologia
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

Quais linhas de terapia?

Descubra qual tipo de terapia é a ideal para você
  1. Psicanálise. O que é – A terapia criada por Freud segue forte. ...
  2. Jungiana. O que é – Os sonhos são a chave da terapia. ...
  3. Lacaniana. ...
  4. Cognitivo-Construtivista. ...
  5. Analítico-Comportamental. ...
  6. Cognitivo-Comportamental. ...
  7. Gestalt-terapia. ...
  8. Psicodrama.

Quais são as linhas de terapia?

Apesar de existirem estas cinco linhas principais, dentro de cada uma existem variações e subcategorias que variam um pouco.
  • Psicanálise. ...
  • Terapia analítica. ...
  • Psicodrama. ...
  • Psicologia comportamental. ...
  • Gestalt. ...
  • Constelação familiar. ...
  • Somaterapia. ...
  • Terapia de Regressão.

Qual a base epistemológica da psicanálise?

De acordo com Assoun (1983), a psicanálise é tida como uma Naturwissenschaft, isto é, como uma ciência natural. Nela, a base epistemológica freudiana é um monismo rigoroso, pois separa a alma e o corpo, iniciando seu ideal científico pela anatomia e fisiologia, alinhando-se a físico-química.

Como Freud define a psicanálise?

A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.

O que é Freud explica?

A expressão Freud explica: significado está ligado ao fato de que Freud tinha sempre interpretações para muitos fatos da mente, do comportamento humano, da cultura e da vida social. Fenômenos muitas vezes “óbvios” (do cotidiano) ou mesmo fenômenos complexos (como nos sonhos) tinham uma resposta de Freud.

Qual a terapia mais eficiente?

A terapia cognitivo-comportamental pode ser considerada a mais recomendada, pois trabalha diretamente com os pensamentos utilizando-se de técnicas para controlá-los.

Como saber qual a melhor terapia para mim?

Qual a melhor linha de terapia? Não existe uma linha melhor que as outras, pois os resultados dependem muito da adaptação de cada paciente à terapia. Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis durante o processo de análise da psicanálise, por exemplo, e por isso não conseguir alcançar resultados.

Como saber qual o melhor tipo de terapia pra mim?

Qual é o melhor tipo de terapia para mim? Antes de iniciar a terapia definitivamente, a Vittude recomenda marcar uma consulta inicial para conversar com o profissional e conhecer o seu trabalho. Neste primeiro contato, pode contar o que lhe incomoda e delimitar objetivos.

Quem foi Freud e quais as suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Qual a principal obra de Freud?

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

O que é o amor para Freud?

Na obra freudiana, o amor é, a princípio, situado do lado da pulsão sexual, enraizando-se no narcisismo primário. Ou seja, amor e sexo compartilham, em sua constituição, o prazer parcial ligado, de início, à boca. Amar como sinônimo de devorar seria, então, a primeira configuração do amor.

O que é o ID ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.

O que são questões epistemológicas?

A Epistemologia ou Teoria do Conhecimento é uma das áreas da filosofia que estuda o conhecimento. A epistemologia estuda a formação do conhecimento, a diferença entre ciência e senso comum, a validade do saber científico, dentre outras questões.

Quais são as três matrizes do desenvolvimento da ciência psicológica?

Existem três grandes linhas compreensivas: o historicismo idiográfico, o estruturalismo e a fenomenologia. O primeiro busca a captação da experiência como se constitui na imediata vivência do sujeito.

O que é o mecanicismo nas teorias psicológicas?

O mecanicismo representa uma doutrina segundo a qual os fenômenos da Natureza explicam-se inteiramente pela causalidade mecânica. Isto é, as categorias explicativas estabelecidas pela Física, no estudo dos sistemas mecânicos, seriam suficientes, em última instância, para explicar os fenômenos da Natureza.

Qual a melhor linha da psicologia para ansiedade?

Há alguns estudos comparativos que indicam a abordagem analítico comportamental (terapia comportamental) como uma das mais sólidas para o tratamento de ansiedade. Existem protocolos com décadas de experiência que são muito eficazes até hoje, além de inúmeras técnicas que são estudadas e desenvolvidas nos dias de hoje.

Como tratar a ansiedade na psicologia?

A terapia cognitivo comportamental é uma das principais opções para tratar transtornos de ansiedade. Isso porque ela ajuda os pacientes a modificar os próprios padrões de pensamento distorcidos, mudando a forma como respondem a eles.

Artigo anterior
Qual o valor do ring neck?
Artigo seguinte
Quais revistas publicam artigos científicos?