Quais são os principais aspectos do laudo psicológico?

Perguntado por: Violeta Cruz de Loureiro  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

Os elementos que compõem o laudo psicológico são: identificação, descrição da demanda, procedimentos, análise e conclusão. A seguir será descrito brevemente cada um dos itens com base nas orientações da Resolução 07/2003 do Conselho Federal de Psicologia.

Qual a estrutura do laudo psicológico?

I - O Laudo Psicológico é composto de seis itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão; f) Referências.

O que é um laudo psicológico?

13 - O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.

Quais os principais cuidados a serem seguidos na elaboração de um relatório laudo psicológico?

Quais os principais cuidados a serem seguidos na elaboração de um relatório/laudo psicológico? Sempre levando em consideração sua finalidade, o laudo deverá conter a descrição dos procedimentos e conclusões resultantes do processo de avaliação psico- lógica.

Quais são os princípios fundamentais na elaboração de documentos psicológicos?

§ 3º - A(o) psicóloga(o) deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal (conforme artigo 6º desta Resolução) e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão (conforme artigos 5º e 7º desta Resolução).

Laudo Psicológico: Finalidades

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os documentos psicológicos?

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS? São modalidades de documentos psicológicos: declaração, atestado, relatório, laudo e parecer psicológicos, bem como o relatório multiprofissional.

Quais são os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica?

O Código de Ética Profissional do Psicólogo, indica em seu I Princípio Fundamental, que a prática deste profissional deve estar embasada na Declaração Universal dos Direitos Humanos visando à “promoção da liberdade, da igualdade e da integridade do ser humano” (CFP, 2005.

Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter para utilizar um teste psicológico?

Um dos principais cuidados que o psicólogo deve ter na escolha de um teste psicológico é que este consulte o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), disponível no site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (www.crpsp.org.br), com o intuito de verificar se o mesmo consta na listagem e se obteve ...

Como elaborar um laudo pericial psicológico?

O laudo psicológico deve ser escrito em linguagem simples, porém bem ordenado e estruturado. O laudo deverá ser claro e conciso, observando a ética profissional e o alcance das informações.

Quais são as etapas de um processo de avaliação psicológica?

Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.

Quem pode dar laudo psicológico?

Quem pode emitir o atestado psicológico? Só os psicólogos com CRP ativo podem emitir um atestado psicológico aos pacientes depois de uma análise da situação vivida por eles. Atestar significa fazer a validação de alguma coisa de modo mais formal e seguindo regras.

Como se faz um laudo?

Como elaborar um laudo técnico sem erros?
  1. Identifique o problema do cliente. ...
  2. Defina a estrutura do laudo. ...
  3. Dê atenção à formatação. ...
  4. Faça um planejamento. ...
  5. Fique atento à linguagem. ...
  6. Capriche no levantamento de dados. ...
  7. Apresente provas. ...
  8. Um laudo mais curto é um laudo melhor.

Quantas sessões para fazer um laudo psicológico?

✔️Quantas sessões são necessárias? Para este tipo de avaliação, é necessário levar em consideração o comprometimento do paciente com o processo, por isso, a avaliação pode durar em média 05 a 10 sessões, dependendo do caso do paciente.

Como é feita a avaliação psicológica?

Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste. Porém, para realizá-la existem diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros.

Como fazer a conclusão de um laudo psicológico?

Na conclusão do Laudo Psicológico se expõe o resultado a respeito da investigação com base nos referenciais utilizados no processo avaliativo. Ainda nesse item, colocam-se as propostas e planos de trabalhos sugeridos como resultado do processo da avaliação psicológica.

Como fazer um laudo psicológico passo a passo?

O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.
  1. Identificação.
  2. Descrição da demanda(essa expressão estava em laudo)
  3. Procedimento.
  4. Análise.
  5. Conclusão.

Qual o valor de um laudo psicológico?

Diante disso, vamos considerar a referência de valor estabelecido para avaliação psicológica, que tem um valor médio de R$216,38.

O que faz um perito judicial psicólogo?

Psicólogo Perito Oficial Judicial: nas varas cíveis, criminais, Justiça do Trabalho, da família e da criança e do adolescente. Nesse meio ele elabora laudos, pareceres e perícias para serem anexados aos processos, a fim de realizar atendimento e orientação a crianças, adolescentes, detentos e seus familiares.

Quais os critérios nos quais o psicólogo deve se basear para escolher os testes psicológicos e demais fontes?

“Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do ...

Quais os critérios devem ser observados ao escolher o teste psicológico a ser utilizado?

O primeiro critério que deve guiar o profissional na escolha do teste psicológico se refere ao construto que se pretende avaliar e a se o construto é relevante para a avaliação naquele contexto e(ou) caso específico.

O que o psicólogo deve levar em consideração na hora de fazer uma avaliação pericial?

3º Conforme a especificidade de cada situação, o trabalho pericial poderá contemplar observações, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos e outros instrumentos, métodos e técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia.

Qual o tripé da avaliação psicológica?

Conforme apresenta Hutz (2015) a avaliação psicológica é formada por um tripé, sendo eles, os testes psicológicos, entrevistas e observações.

Quais são os tipos de avaliação psicológica?

Quais são os tipos de testes psicológicos mais utilizados em processos seletivos?
  1. Teste AC (Atenção Concentrada) ...
  2. Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) ...
  3. Teste Não Verbal de Inteligência (G38) ...
  4. Teste BFP (Bateria Fatorial de Personalidade)

Qual é o objetivo da avaliação psicológica?

O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas” (Hutz, 2009 ...

Como se faz documentos psicológicos livro?

Documentos Psicológicos" é um guia prático, que entrega para você:
  1. Teoria resumida, com linguagem simples. ...
  2. Desafios "mão na massa", para você colocar tudo o que aprendeu durante o livro em prática!
  3. Estrutura de documentos técnicos;
  4. QR Code com arquivos exclusivos para facilitar a sua criação de documentos psicológicos.

Artigo anterior
Como identificar a oração principal da subordinada?
Artigo seguinte
Por que abaixar o fogo da panela de pressão?