Quais são os principais alimentos irradiados?

Perguntado por: Isaac Diogo Moreira  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

Quais alimentos são irradiados no Brasil?

Entre os principais alimentos irradiados no Brasil estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. O uso dessa tecnologia foi debatido em um evento realizado pela empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), vinculada à Marinha do Brasil.

O que é um alimento irradiado?

Os alimentos irradiados são assim chamados pois passam por uma quantidade controlada de radiação ionizante. Esse método altera o processo fisiológico dos tecidos vegetais.

Quais alimentos não podem ser irradiados?

Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

Como saber se o alimento foi irradiado?

Na rotulagem dos Alimentos Irradiados deve constar: "ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO".

Irradiação de Alimentos

38 questões relacionadas encontradas

O que é preciso considerar a irradiar diferentes tipos de alimentos?

Na irradiação de alimentos, operadores devidamente treinados devem controlar e monitorar todo o processo. Nessa técnica, o alimento não entra em contato direto com o elemento radioativo. Na verdade, ele é exposto a uma fonte de radiação ionizante, normalmente beta ou gama, por um tempo controlado.

O que são alimentos irradiados qual o logotipo usado para identificá los?

símbolo da irradiação, a Radura (Figura 2). Se a quantidade de alimento irradiado do produto for inferior a 5% do conteúdo total, não é necessário que seja identificado no rótulo (Brasil, 2001). Figura 2:Radura, símbolo internacional obrigatório em alimentos irradiados.

Quais desvantagens da irradiação dos alimentos?

Já dentre as desvantagens podemos elencar: a mudança de sabor em decorrência dos radicais livres; mudança de cor; as vitaminas C e as vitaminas K podem sofrer ação dos radicais livres produzidos e pode-se provocar a oxidação das gorduras do alimento, que dá um sabor de ranço aos produtos gordurosos (COUTO , 2010).

Quais os principais usos das radiações em alimentos?

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.

Quais os efeitos negativos da radiação no organismo?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

O que é o processo de irradiação?

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.

Qual objetivo da irradiação de alimentos?

A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao ...

Qual o exemplo mais comum de irradiação térmica?

Exemplos de Irradiação Térmica no Cotidiano
  • Aquecer numa lareira;
  • Irradiação das lâmpadas;
  • Aquecimento dos alimentos no Micro-ondas;
  • Paredes de uma garrafa térmica.

Quais os alimentos e objetos que encontramos com radiação em nosso cotidiano?

Objetos e alimentos do nosso dia-a-dia que são radioativos
  • Cerveja. Uma cerveja contém, em média, cerca de 390 pCi/kg do isótopo de potássio-40. ...
  • Castanha-do-pará A castanha-do-pará é simplesmente o alimento mais radioativo dessa lista. ...
  • Bananas. As bananas são naturalmente ricas em potássio. ...
  • Algumas pedras preciosas.

Quais são os principais tipos de radiação utilizados para a conservação de alimentos?

O tipo de irradiação de interesse na conservação de alimentos é a eletromagnética. O espectro eletromagnético de interesse na conservação de alimentos pode ser dividido da seguinte forma: micro-ondas, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama.

Quais são os usos da radiação?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Como é feita a radiação em alimentos?

A irradiação de alimentos não é feita colocando-se a comida em contato direto com o elemento radioativo. Na verdade, o alimento é exposto a uma fonte de radiação, normalmente beta ou gama, vinda de um elemento radioativo por um tempo controlado. Os elementos mais usados são o cobalto 60 e o césio 137.

Quais as vantagens e desvantagens do uso da radiação?

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

Quais as vantagens de irradiar um alimento?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

Quais são as vantagens da irradiação sobre os outros métodos convencionais de conservação de alimentos?

Dentre as vantagens registradas no uso de irradiação em alimentos, Fellows (2006) menciona a pequena variação de temperatura durante o processo, poucas diferenciações nas propriedades organolépticas – semelhantes às ocorridas nos demais métodos de conservação, também a possibilidade de alimentos embalados e congelados ...

O que significa o símbolo Radura?

Você sabe o que significa RADURA? A Radura é um logotipo internacional que é utilizado para identificar um alimento irradiado, e é exigido por lei que, além do símbolo, os alimentos irradiados possuam a frase “Alimento tratado por irradiação”.

Como identificar na embalagem os nutrientes de um alimento?

“É pelos rótulos que podemos saber se o produto contém nutrientes como sal, açúcar, gordura, aditivos, corantes, adoçantes artificiais e/ou nutrientes que possam causar alergia em grupos específicos”, alertou Paula ao portal Saúde Brasil.

Quais alimentos passam por irradiação?

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

O que é irradiação Cite exemplos?

Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.

O que é radiação térmica exemplos?

Exemplos de radiação térmica incluem a luz visível e a luz infravermelha emitidas por uma lâmpada incandescente, a radiação infravermelha emitida por animais e detectada por câmeras de infravermelho, e micro-ondas cósmicas.

Artigo anterior
Pode usar gesso na parede do banheiro?
Artigo seguinte
Como diminuir o roxo da lipo?