Quais são os pontos positivos e negativos do petróleo?

Perguntado por: Lourenço Emanuel Araújo de Moura  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

Pontos positivos do petróleo: é considerado como a principal fonte de energia, sendo que por ser um recurso esgotável, possui grande valor econômico. Pontos negativos: é poluente, gera guerras e disputas devido ao seu valor econômico, a sus extração é muito cara, entre outros.

Quais são os pontos negativos do petróleo?

Como exemplo, podemos citar a existência das chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio, a aceleração do efeito estufa, além da poluição atmosférica, que contribui para uma menor qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Há também o fato da poluição do solo, dos oceanos, dos rios e da natureza em geral.

Quais são as vantagens do petróleo?

As principais vantagens do petróleo são:

gera muita energia, por isso é amplamente utilizado para produzir combustível para carros e aviões; é uma matéria-prima que pode ser utilizada para o desenvolvimento de inúmeros produtos; tem ampla infraestrutura logística e está disponível em todo o mundo.

Quais são os pontos positivos e negativos do gás natural?

É utilizado como combustível em veículos, além de ser uma importante fonte de energia de residências e indústrias. Possui um menor índice de poluição atmosférica quando comparado com outras fontes de energia, como o petróleo, porém é bastante tóxico e oferece grandes riscos de acidentes.

Quais são as desvantagens do uso de combustíveis fósseis?

Em síntese, a queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. Problemas respiratórios causados pela emissão de poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, além de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida, advém dessa fonte de energia.

Biocombustíveis - Brasil Escola

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as vantagens e desvantagens da industrialização?

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

Porque o petróleo é prejudicial ao meio ambiente?

O refinamento do petróleo também pode ter efeitos prejudiciais para o meio ambiente. O processo de refinamento envolve a queima de petróleo e a produção de gases tóxicos. Esses gases tóxicos podem contribuir para a poluição do ar e da água, bem como para o aumento do efeito estufa.

Por que o petróleo é um recurso natural não renovável?

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.

Qual é a função do petróleo?

Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.

Qual é a desvantagem do gás natural em relação ao petróleo?

Desvantagens do Gás Natural: - Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. - Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. - Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto, finita.

Qual a importância do petróleo para a economia?

A disponibilidade de petróleo e seus derivados e seus níveis de preços têm grande importância para a determinação do nível de crescimento econômico e do nível de preços das economias nacionais, pois energia e transporte são insumos necessários para produção de quaisquer bens ou serviços.

Como o petróleo é feito?

A palavra petróleo vem do latim petroleum, de petrus (pedra) e oleum (óleo). Das muitas teorias sobre o surgimento do petróleo, a mais aceita diz que ele se formou a partir da decomposição de matéria orgânico (principalmente algas), decomposição esta causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.

Que tipo de energia é o petróleo?

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

Quais são os pontos negativos do gás natural?

Desvantagens do gás natural: Fonte poluente: a fonte de energia do gás natural tem origem fóssil, então seu processo de combustão emite gases poluentes, como o dióxido de carbono, o que contribuiu para o efeito estufa, embora menos do que o petróleo e o carvão mineral — inclusive, isso não deixa de ser uma vantagem.

Qual é a vantagem de usar o gás natural?

O gás natural é um combustível que apresenta uma série de vantagens, tais como: Menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção. Menor custo de manuseio de combustíve. Combustão facilmente regulável.

Qual é a matéria-prima do petróleo?

O petróleo é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio que tem origem na decomposição de matéria orgânica, principalmente plâncton, formada por meio da ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio. No decorrer de milhões de anos, esse material se acumulou no fundo de oceanos, mares e lagos.

Onde ocorre a extração do petróleo?

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes: 1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.

Qual é a história do petróleo?

O petróleo era conhecido já na antigüidade, devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. No Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos. No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação.

Quais são os produtos feitos a partir do petróleo?

PRINCIPAIS PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
  • Gasolina automotiva;
  • Combustível de aviação;
  • Óleo diesel;
  • Óleos lubrificantes;
  • Óleos combustíveis;
  • GLP;
  • Produtos asfálticos;
  • Querosene de iluminação;

Quais são os 7 recursos naturais?

Os recursos naturais podem ser:
  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

O que vai acontecer quando o petróleo acabar?

Cientistas afirmam que queimar todas as reservas provadas de petróleo, carvão e gás, seria o suficiente para desfazer toda a cobertura de gelo da maior reserva de água doce congelada do Planeta, a Antártica. Isso causaria uma elevação de até 60 metros no nível do mar nos próximos 10 mil anos.

Como o petróleo afeta os animais?

Animais atingidos por derrames de petróleo tendem a ter um aumento de 4 vezes em sua taxa metabólica. Isso implica em um gasto excessivo de reservas de energia. Além disso, esses animais estão sujeitos à perda excessiva de temperatura corpórea (hipotermia).

Que tipo de poluição é causada pelo petróleo?

Os hidrocarbonetos que são elementos derivados desse produto causam a poluição de diversos ecossistemas, entre eles o marinho. Este tipo de poluição caracteriza-se pela ação introdutória de substâncias nocivas neste ecossistema, ocasionando efeitos deletérios ao bioma atingido.

O que causa o vazamento de petróleo?

Um vazamento de petróleo pode ser provocado por diversos fatores, como acidentes com navios petroleiros, embarcações despreparadas, acidentes nas plataformas e explosões de poços e tanques com capacidade inferior ao conteúdo existente.

Artigo anterior
O que não fazer em um atendimento online?
Artigo seguinte
O que significa ser empático hoje redação?