Quais são os pontos positivos do novo ensino médio?

Perguntado por: Érica Mafalda de Paiva  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Vantagem: A expansão progressiva de 800 horas/aula para 1400 horas/aula representa um melhoramento do ensino, com capacidade para aprofundar mais em assuntos pertinentes além de ter contato com outras matérias.

Quais os pontos fortes do novo ensino médio?

Como ponto positivo, surge a possibilidade de o aluno construir parte de sua formação conforme seus interesses, aptidões e vocação. Sem dúvida, é um grande avanço e coloca o Brasil próximo aos países mais desenvolvidos. Bem implantada, essa medida pode ser um fator de motivação e maior interesse para os alunos.

Quais são as vantagens do novo ensino médio?

A principal vantagem que é trazida pelo novo ensino médio fica mais por conta da flexibilidade nas matérias. Ocorrendo que ao invés dos estudantes serem bombardeados por 13 disciplinas ao longo dos 3 anos, essas disciplinas passaram a ser divididas em áreas que permitirão um estudo menos “pesado” das mesmas.

Quais os pontos negativos do novo ensino médio?

O ensino médio enfrenta problemas sérios, como, por exemplo, os altos índices de evasão. Mas as razões para esse problema precisam ser procuradas também fora da escola, na vida que a nossa sociedade tem oferecido aos jovens, principalmente os mais pobres, que frequentam as escolas públicas.

O que muda com o novo ensino médio?

Tão importante quanto desenvolver habilidades e conteúdos é desenvolver habilidades e competências para o jovem flertar com possibilidades diversas, experimentar novos caminhos, ter condições de estar no mercado de trabalho, na universidade ou num curso técnico.

Benefícios e desafios do Novo Ensino Médio no Brasil | Aprendi com o Papai

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 novas matérias do ensino médio?

Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica serão obrigatórias para todos os estudantes. Um Ensino Médio diferentes chega às escolas de todo o Brasil neste ano letivo.

O que muda no ensino médio em 2022?

Outra grande novidade do modelo que pode ser aplicada em 2022 são os itinerários formativos. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição. As escolas podem oferecer as aulas já a partir deste ano, mas só serão obrigatórias em 2023.

Quais os pontos positivos e negativos do novo ensino médio?

Vantagens: O jovem tem a oportunidade de decidir aquilo que mais condiz com suas aptidões e capacidades e que mais lhe servirá no futuro. Desvantagem: Muitos jovens chegam ao ensino médio sem nenhuma noção do que querem seguir como carreira, sendo estes três anos decisivos para tal escolha.

Quais os principais desafios para os professores no novo ensino médio?

Entenda os desafios do Novo Ensino Médio
  • proposta de um novo currículo;
  • mudança de conteúdo;
  • infraestrutura da escola;
  • elevação da jornada escolar;
  • formação técnica profissional.

Quais os pontos negativos da BNCC?

Entre a publicações das versões do documento ao longo dos anos, uma das coisas que mais chamou a atenção foi a antecipação do processo de alfabetização das crianças. Uma das principais críticas à BNCC quanto ao letramento é o não respeito ao tempo de desenvolvimento das crianças.

O que os alunos acham do novo ensino médio?

Mas o que os jovens acham disso? Para 61% dos estudantes que já cursam o Novo Ensino Médio, o modelo é avaliado positivamente. “No começo estranhei a nova metodologia, talvez por ter estudado nove anos dentro do currículo tradicional.

Qual a proposta do novo ensino médio?

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.

O que muda no ensino médio em 2021?

O Novo Ensino Médio tem a proposta de abordar o saber de maneira mais ampla e integrada, organizado por áreas de conhecimento, respeitando a obrigatoriedade da Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos, sendo que a Língua Inglesa deve ser inclusa durante a etapa.

Qual o ponto positivo da BNCC?

A BNCC torna alguns pontos prioritários para o Ensino Fundamental brasileiro, a exemplo da valorização cultural, da comunicação ampla, do incentivo ao pensamento científico entre os estudantes, do autoconhecimento e do acesso plural à tecnologia.

O que muda para professores no novo ensino médio?

Uma das coisas que a reforma do ensino médio permitiu é a contratação de profissionais para oferta do itinerário formativo de educação técnica e profissional sem qualquer formação. E isso é chamado pela lei de 'notório saber'. Isso redefine o que a gente entende como papel do docente.

Como fica os professores com o novo ensino médio?

O MEC (Ministério da Educacão) lançou, nesta 3ª feira (26. out. 2021), uma formação específica para professores do ensino médio de escolas públicas e privadas. O objetivo é preparar os profissionais para a implantação do NEM (Novo Ensino Médio), que entrará em vigor em todo o país a partir de 2022.

Quais os desafios em trabalhar as competências e habilidades previstas na BNCC ensino médio?

O grande desafio é estabelecer na escola uma cultura que tenha o aprendizado como foco também para os professores, uma vez que eles precisam compreender os novos padrões determinados pela BNCC e suas influências no processo educacional.

Vai ter o quarto ano do ensino médio em 2022?

A proposta que institui o Novo Ensino Médio foi aprovada em lei no ano de 2017 e entra em vigor ainda em 2022. Vale ressaltar que as alterações previstas serão aplicadas de maneira gradativa até 2023. Em resumo, a etapa referente aos 3 últimos anos da educação básica, ganhará um novo intuito a partir deste ano letivo.

É verdade que vai ter o 4 ano do ensino médio?

Outra ideia é a adoção de um “4º ano” do ensino médio, voltado para os estudantes que estão concluindo a etapa em 2021. Seria um ano letivo adicional e opcional, voltado para os estudantes que não se sentem preparados para fazer o Enem ou prestar vestibular.

Quais as matérias do ensino médio 2022?

As disciplinas passam a ser áreas de conhecimento, que são: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.

Quantas matérias tem o novo ensino médio?

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Quantas matérias tem no 1 ano do novo ensino médio 2022?

Das 15 matérias que compõem a Formação Geral Básica, seis terão um único período obrigatório em todos os três anos do Ensino Médio. A mais afetada é a Educação Física, que teve redução de cinco para um período obrigatório no novo currículo, previsto somente no primeiro ano.

Qual o objetivo da reforma do ensino médio?

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.

Quem aprovou o novo ensino médio?

Novo Ensino Médio: Confira o cronograma proposto pelo Ministério da Educação. Em fevereiro de 2017 através da Medida Provisória nº 748/2016O foi aprovado pelo Governo o novo ensino médio no Brasil.

Porque a reforma do ensino médio não é boa?

Há outros problemas, como a redução do espaço das artes, da educação física, da sociologia e da filosofia que ficaram atreladas a parte da BNCC. O cronograma divulgado pelo Ministério da Educação prevê a alteração do Enem à luz das diretrizes do Novo Ensino Médio.

Artigo anterior
Qual é a cor do cabelo da Hinata?
Artigo seguinte
Qual a história da Hydra?