Quais são os poderes e deveres da Administração Pública?

Perguntado por: Cláudio Carvalho Gonçalves  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

E que podem ser classificados como deveres do administrador público (poder-dever de agir, dever de eficiência, dever de probidade, dever de prestar contas) e poderes do administrador público(poder hierárquico e poder disciplinar, poder regulamentar e poder normativo, poder de polícia e poder discricionário e poder ...

Quais são os poderes deveres da administração pública?

Portanto, os poderes da Administração são prerrogativas que ela possui para atingir a finalidade pública. ... A doutrina, geralmente destaca os seguintes poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder normativo; poder hierárquico; poder disciplinar e poder de polícia.

Quais são os poderes administrativos?

Os poderes Administrativos são aqueles da administração pública para consecução de seus interesses através disso visando o bem comum da coletividade, dentre eles estão os poderes vinculados, discricionários, hierárquico, disciplinar, regulamentar, poder de polícia e a polícia sanitária.

O que é deveres administrativos?

Poder-Dever de Agir- Para o particular o poder de agir é uma faculdade. Para o administrado público é uma obrigação de agir. Por exemplo, o Presidente da República não pode deixar de praticar atos de seu dever funcional.

O que é dever poder?

Os Poderes- Deveres são os poderes que a legislação concede a administração pública como instrumento para que ela possa exercer sua função administrativa de defesa do interesse público....

Aula 10 - Poderes da Administração Pública - Poderes em Espécie

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre o poder e o dever?

Se para dever, a força modal é de necessidade, a de poder é de possibilidade e isso é uma variável relevante para a formalização da interpretação de um e outro, segundo a proposta de Kratzer. De qualquer forma, a força modal é uma propriedade que já está na raiz do verbo, ou seja, independe do contexto.

Quais são os deveres do juiz?

Tem o juiz o dever e o poder de reprimir atos que atentem contra a respeitabilidade e o prestígio de que deve gozar a Justiça. ... Deve, ainda, o juiz obstar que as partes se utilizem do processo para praticar ato simulado (colusão) ou conseguir fim proibido por lei (art. 142, CPC/2015).

O que é responsabilidade civil penal e administrativa?

Art. 123. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade. ... A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

Quais são os princípios básicos da administração pública?

Os princípios administrativos

“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…).”

São exemplos de atos administrativos?

Ato administrativo é, portanto, uma declaração do Estado capaz de produzir efeitos jurídicos imediatos, conferindo, transferindo, impondo ou modificando direitos e obrigações. Um exemplo clássico de ato administrativo é a nomeação de aprovados num concurso público.

Quais são os poderes administrativos verificados no ordenamento jurídico brasileiro?

São poderes administrativos em sentido próprio, uma vez que consistentes em prerrogativas públicas propriamente ditas: o poder de polícia, poder regulamentar, poder disciplinar, poder de autotutela e o poder hierárquico.

Qual o dever de um gestor público?

Pensando sempre no bem-estar coletivo, o gestor público é responsável por gerir empresas públicas, organizações não governamentais e projetos de instituições privadas desenvolvidos em parceria com o poder público.

Quais são os princípios?

Os princípios constitucionais são os valores básicos da ordem jurídica. Incluem os princípios políticos-constitucionais (ou fundamentais) e os princípios jurídicos-constitucionais. Os princípios políticos-constitucionais são os valores do estado democrático de Direito (respeito aos direitos e garantias fundamentais).

São princípios da Administração Pública exceto?

São princípios da administração pública, EXCETO:

Segurança jurídica. Discricionariedade. Impessoalidade. Eficiência.

Para que servem os princípios da Administração Pública?

Os Princípios da Administração Pública são um conjunto de normas fundamentais, estabelecidas pela Constituição Federal Brasileira, que condicionam o padrão que todas as organizações administrativas devem seguir.

Qual a diferença entre responsabilidade civil e penal?

A responsabilidade penal distingue ainda da responsabilidade civil, pois esta é pessoal, intransferível, ou seja, o réu responde com a privação da sua liberdade. Enquanto a responsabilidade civil é patrimonial de modo que, se a pessoa não possuir bens, a vítima permanecerá sem ser ressarcida.

O que é a responsabilidade penal?

A responsabilidade penal objetiva significa que a lei determina que o agente responda pelo resultado ainda que agindo com ausência de dolo ou culpa, contrariando, assim, a doutrina do Direito Penal fundada na responsabilidade pessoal e na culpabilidade.

O que é a responsabilidade civil?

O objetivo da Responsabilidade civil é reparar o dano causado que tenha levado a diminuição do bem jurídico da vítima, sendo que sem dano não há reparação, só podendo existir a obrigação de indenização quando existir dano, que pode ser de ordem material ou imaterial.

O que o juiz não pode fazer?

O art. 10, do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/15), estabelece que: "O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício".

Qual a diferença entre dever e liberdade?

Se, por um lado, temos o dever que pauta as ações do homem, dever dado por ele mesmo, através das suas máximas, e, por outro lado, temos a liberdade, pela qual o homem atribui as suas próprias escolhas.

Qual é a diferença entre querer e poder?

Ninguém é o que quer, mas o que pode. Querer não é poder é uma frase inventada pelos preguiçosos que não querem se doar e para os fracos que tem medo de seguir em frente. Se o seu querer não é poder, então você não entende nada de sacrifícios.

Qual a diferença de liberdade e poder?

A liberdade expressa também o poder. Seria o direito de fazer o que apraz sem preocupações com o que possa advir, ou faze-lo sem que nada adviesse por simplesmente ser legítimo. ... A legitima liberdade é o ser individual e omisso que constitui poder sobre si e administra a si sem que tenha obrigações.

Quais são os princípios de uma pessoa?

Amor, felicidade, liberdade, paz e respeito são exemplos de princípios universais. Como cidadãos – pessoas e profissionais -, esses princípios fazem parte da nossa existência e durante uma vida estaremos lutando para torná-los inabaláveis. ... São as escolhas que fazemos com base em valores equivocados, não em princípios.

O que é um princípio?

“Princípios são, pois verdades ou juízos fundamentais, que servem de alicerce ou de garantia de certeza a um conjunto de juízos, ordenados em um sistema de con- ceitos relativos à dada porção da realidade.

Quais são os cinco princípios constitucionais?

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Artigo anterior
O que o povo cigano acredita?
Artigo seguinte
Qual Xuxinha não quebra o cabelo?