Quais são os pilares da psicanálise?

Perguntado por: Nuno André Fernandes Ribeiro Pacheco  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)

A psicanálise é a ciência do inconsciente, fundada por Freud (1856-1939). Os pilares teóricos e técnicos imprescindíveis da psicanálise são: a existência do inconsciente dinâmico, o complexo de édipo, a resistência, a transferência a interpretação.

Quais os pilares da psicanálise?

A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Quais são as 5 premissas básicas da psicanálise?

Confira a seguir os termos essenciais da psicanálise:
  • Inconsciente. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. ...
  • Ego. ...
  • Id. ...
  • Superego. ...
  • Pulsão. ...
  • Sonhos. ...
  • Complexo de Édipo.

Qual é a base da psicanálise?

Os Fundamentos da Psicanálise

Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo. Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, moldam a experiência de uma pessoa na idade adulta.

São conceitos pilares da psicanálise?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

OS PILARES FUNDAMENTAIS DA PSICANALISE | Daniel Omar

23 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito da psicanálise?

O que é a Psicanálise:

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

Quais foram as definições de Freud para a psicanálise?

A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

O que Freud acreditava?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Qual era o método de Freud?

O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.

O que é o ID ego e superego?

Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência.

Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica?

Do ponto de vista psicanalítico, o sintoma é uma distorção da experiência, ocasionada por essa desconexão. O objetivo da psicanálise é restaurar a conexão quebrada, convertendo, dessa maneira, a experiência distorcida, desconectada (do sintoma) em uma experiência conectada comum.

Quais os quatro termos que Freud usou para descrever a pulsão?

Quatro conceitos auxiliares servem para caracterizar o primeiro conceito freudiano de pulsão: fonte, pressão, alvo e objeto. A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão.

Quais são as três feridas narcísicas da humanidade?

Sigmund Freud diagnosticou as três grandes feridas narcísicas da humanidade, ou seja, os três acontecimentos que mais feriram o narcisismo do Homem - o seu orgulho desmesurado, a sua gigantesca auto-estima e o seu insuperável amor-próprio.

Quais são os elementos descritos por Freud?

4 elementos da Teoria de Freud
  • Quem foi Freud?
  • Elemento um da Teoria: O Método Psicanalítico para Freud.
  • Elemento dois da Teoria: Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente, Id, Ego e Superego.
  • Elemento três da Teoria: Complexo de Édipo.
  • Elemento quatro da Teoria: Fases da sexualidade infantil.
  • Conclusão.

Quais são os quatro elementos da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt. A fonte (quelle) é o lugar a partir do qual o estímulo pulsional tem sua origem.

O que é Freud explica?

Segundo a sabedoria popular, Freud explica aquilo que, à primeira vista, parece polêmico, ou sem explicação, ou sem um entendimento direto. A Freud cabe dar sentido àquilo que a gente nem sabe o que é, mas sente quando acontece, e não tem ideia de como descrever e como agir perante esse tanto de não saberes.

O que Freud disse?

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.” “Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil.” “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.” “Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano.”

Qual a principal obra de Freud?

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Qual o objeto de estudo da psicanálise Tendo isso em vista descreva as três instâncias psicológicas que constituem a personalidade do sujeito?

A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO

Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

O que é o objeto para Lacan?

O objeto a faz referência à falta, não sendo especular, nem apreensível na imagem. A falta, segundo Lacan, não existe no real e só seria apreensível através do simbólico. E é também através do simbólico e do imaginário que há a tentativa de preenchê- la.

Quais os primeiros resultados de Freud na psicanálise?

Freud foi o primeiro a afirmar que os primeiros anos da vida são os mais importantes para o desenvolvimento da pessoa e o desenvolvimento do indivíduo se dá em fases ou estádios psico-sexuais. Freud foi, assim, o primeiro autor a afirmar que as crianças também têm uma sexualidade.

Por que Freud é considerado o pai da psicanálise?

Basicamente, Freud é o pai da Psicanálise porque ele é o criador dela. Sigismund Schlomo Freud (ou Tio Freud para nós, os íntimos) foi um austríaco que viveu entre 1856 e 1939. ... Porém, Freud logo abandona a hipnose e modifica o método catártico.

Quais são as 4 características da pulsão descritas por Freud em 1915?

Na sua obra Pulsões e Destinos das Pulsões, de 1915 Freud expõe de maneira sistemática esta sua primeira teoria das pulsões. Define a pulsão como um conceito de fronteira entre o psíquico e o somático. ... Sigmund Freud afirmou que as pulsões possuem quatro elementos: a pressão, o alvo, o objeto e a fonte.

Quais os tipos de pulsão?

As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.

Artigo anterior
Como ocorre o atendimento inicial ao trauma?
Artigo seguinte
O que é o valor da ação em um processo?