Quais são os períodos da Grécia Antiga?

Perguntado por: Ana Liliana Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...

Quais são os 5 períodos da Grécia Antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego.

Quantos períodos tem a Grécia Antiga?

Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.

Quais são os períodos da história grega?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia antiga?

O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C. O período grego não mencionado nas alternativas foi o Arcaico (800-500 a.C.).

Grécia antiga: os períodos históricos

36 questões relacionadas encontradas

Quando estudamos a história grega como é dividido o seu período *?

Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C. Homérico – do século XII ao século VIII a.C. Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.

Quais são as três fases de desenvolvimento da Grécia?

Conheça os principais acontecimentos e avanços das fases da história da civilização grega.
  1. 1 - Pré-Homérico - entre 2000 a.C. e 1.100 a.C.
  2. 2 - Período Homérico - entre 1.100 a.C. e 800 a.C.
  3. 3 - Período Arcaico - entre 800 a.C. e 500 a.C.
  4. 4 - Período Clássico - entre 500 a.C. e 338 a.C.

O que foi o período pré Homerico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.

Quais foram os períodos da história da Grécia antiga Cite as principais características de cada uma delas?

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

O que significa o termo Oikos?

O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.

Quais são as principais características da Grécia Antiga?

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). A principal característica da civilização grega é sem dúvida a cidadania.

Como foi o Período Homérico?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.

O que aconteceu no Período Homérico?

A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.

Quais foram as principais características do Período Homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Quando surgiu a civilização grega?

A Civilização Grega desenvolveu-se a partir de 800 a.C. e viveu o seu auge no chamado período clássico, entre 500 e 300 a.C.

Qual período ficou marcado pelo surgimento das pólis?

O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma ...

Quais são os legados gregos?

O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.

Quais as três regiões que fazem parte da Grécia Antiga?

Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

O que provocou a primeira diáspora grega?

A Primeira Diáspora Grega foi marcada pelas invasões na Hélade. Entre 1500 e 1150 a.C. ocorreu o florescimento da Civilização Micênica. Os invasores dórios foram responsáveis por uma nova organização e divisão social na região.

Quando estudamos a história grega?

História Geral

O mundo grego se compõe por diferentes tempos históricos, tendo o seu início aproximado em 2000 a.C.. Dentre eles podemos destacar: período Homérico, período Arcaico e período Clássico.

Qual foi o período em que a Grécia vivenciou a monarquia?

1.3 Séculos VII e VI a.C.

O que foi a pólis grega?

Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico.

Quais são as principais características dos períodos homérico é arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Quais mudanças sociais temos no período homérico?

Nessa época, temos a formação do genos, propriedades em que uma grande família se matinha unida em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. Não havendo um proprietário, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes.

Artigo anterior
Qual a diferença entre esfoliante químico e físico?
Artigo seguinte
Quais celulares carrega por indução iPhone?