Quais são os parâmetros do TENS convencional?

Perguntado por: Cátia Renata Nunes Brito  |  Última atualização: 25. November 2024
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

TENS Convencional Esse tipo de TENS opera em frequência alta (80 a 100 Hz), intensidade baixa e duração menor de 200 µs. Ele é indicado para dores agudas, pois se baseia no manejo da dor estudado pela teoria do portão ou de controle da dor.

Como configurar o TENS?

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Quais os modos de aplicação do TENS?

Apesar disso, os estudos que investigam o efeito de diferentes parâmetros da TENS na modulação da dor apresentam resultados divergentes5,6. A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.

Qual é o principal efeito terapêutico do TENS?

A TENS em pacientes com OA de joelhos tem como objetivo terapêutico provocar a diminuição da dor e, assim, melhorar a atividade funcional. Com a utilização de escalas de dor, que facilitou o entendimento da doença, é possível tratar e diminuir os sintomas que limitam muito os indivíduos.

Quais os tipos de correntes do TENS?

Correntes mais usadas para fins terapêuticos
  • TENS: analgesia;
  • galvânica: analgesia, anti-inflamatória e para a permeação de ativos;
  • interferencial: anti-inflamatória e analgesia;
  • diadinâmicas: analgesia e anti-inflamatória;
  • FES: fortalecimento muscular;
  • russa: fortalecimento muscular;
  • polarizada: permeação de ativos;

Parâmetros do TENS - Como usar o TENS para dores aguda e crônica

39 questões relacionadas encontradas

O que é o TENS convencional?

TENS convencional

São correntes pulsadas com alta frequência e intensidade, que acabam sendo mais eficazes para atuar de maneira seletiva em fibras de diâmetro maior, causando uma parestesia (sensação de dormência) confortável e relaxante para os pacientes. Por isso mesmo, suas indicações são as mais diversas.

Qual a frequência da corrente TENS?

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma corrente de baixa intensidade que produz impulsos elétricos com frequência entre zero e 200 Hz, eficaz no tratamento de desordens musculoesqueléticas e por influenciar e modular processos de neurocondução da dor3.

Como usar o TENS na fisioterapia?

Para aplicar corretamente o TENS, é preciso que o fisioterapeuta proceda da seguinte maneira:
  1. verificar se o paciente apresenta alguma contraindicação;
  2. testar a sensibilidade da pessoa ao aparelho antes de iniciar a terapia;
  3. ajustar os parâmetros e conectar os eletrodos ao paciente antes de ligar o aparelho;

Onde colocar os eletrodos do TENS?

Os eletrodos também precisam ser posicionados adequadamente, podendo ser colocados diretamente no local da dor, ao lado da ferida cirúrgica (criando uma corrente cruzada) ou no trajeto do nervo. O importante, contudo, é evitar o seu uso nas proeminências ósseas.

O que o TENS faz no músculo?

O TENS é um método de fisioterapia que utiliza impulsos elétricos para exercer ação analgésica no sistema nervoso, ajudando no tratamento de dores crônicas e/ou agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.

Onde não usar TENS?

Os eléctrodos nunca devem ser colocados sobre feridas ou áreas com sensibilidade anormal, também não é recomendado o uso de TENS na parte da frente do pescoço para não provocar um espasmo da laringe.

Como o TENS promove a analgesia?

Estimulação elétrica transcutânea (TENS) é uma modalidade terapêutica que promove analgesia, através da emissão de estímulos elétricos à pele por meio de eletrodos posicionados nas áreas dolorosas ou próximas a elas.

Pode colocar o TENS na coluna?

Embora as dores agudas respondam melhor à eletroanalgesia, a TENS possui efeitos relevantes nas síndromes dolorosas crônicas. As corretas avaliações diagnósticas médica e fisioterapêutica são fatores fundamentais para indicação da TENS. Em casos de dor na coluna vertebral, bursites e tendinites, pode ser muito útil.

Quais os parâmetros do TENS para uma dor aguda é uma dor crônica?

A intensidade da frequência é indicada de acordo com cada tipo de lesão. Por exemplo, se sua dor é crônica pode ser utilizado uma frequência baixa, cerca de 25Hz. Já em casos de dor aguda pós-operatória, a frequência pode ser mais alta, cerca de 100 a 200Hz.

O que é o VIF no TENS?

Detalhes do Produto O TENS VIF 993 Dual Quark é um estimulador elétrico neuromuscular transcutâneo multifuncional e foi projetado para fornecer ao profissional da área de fisioterapia, ampla gama de recursos, máxima confiabilidade e facilidade de utilização.

Quantas vezes por dia eu posso usar o TENS na mesma pessoa?

Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes ao dia, de 20 minutos a algumas horas de estimulação. Em geral, os pacientes são ensinados a utilizar o equipamento de TENS e decidir se devem aplicar o tratamento.

Quem tem placa e parafuso pode usar o TENS?

O TENS não tem problema porque não é uma corrente intensa.

Porque o TENS alivia a dor?

Possui pequenos eléctrodos que são colocados em contacto com a pele na região da dor, fazendo com que a corrente eléctrica atinja os músculos e nervos. Os impulsos eléctricos de baixa frequência estimulam a produção de endorfina, que promove o alívio da dor.

Como aplicar o TENS no joelho?

No caso do joelho, o tratamento com choque no joelho (TENS) pode ser aplicada através de eletrodos colocados na pele sobre ou ao redor da área dolorida. Esses eletrodos estão conectados a um dispositivo que gera impulsos elétricos suaves.

Pode colocar TENS na virilha?

Na região inguinal: Os eletrodos podem ser colocados na região inguinal, próximo às bordas da púbis, para tratar a dor na região inguinal. Na região lombar: Os eletrodos podem ser colocados na região lombar, próximo às bordas da púbis, para tratar a dor na região lombar.

Quem pode utilizar o TENS?

Recorrentemente, operadoras de planos de saúde costumam negar a Estimulação Elétrica Transcutânea (EET - codificação TUSS 31602185) realizada por fisioterapeuta.

O que é largura de pulso no TENS?

Quanto maior a largura de pulso menor o conforto da corrente no paciente. Freqüência – simbolizado através da letra “f ” é o número de pulsos por segundo, expresso em hertz (Hz).

Qual o melhor aparelho de TENS?

Existem vários aparelhos de TENS de qualidade no mercado. Alguns produtos destacados são: BEURER Eletroestimulador Muscular Beurer EM49 - Considerado o melhor eletroestimulador do ranking. BELIFU Eletroestimulador Belifu - Ótima opção de eletroestimulador TENS.

Quais são os efeitos fisiológicos do TENS?

Os efeitos fisiológicos da eletroterapia sobre o sis- tema neuromúsculo-esquelético são: analgesia, esti- mulação muscular, vasodilatação, redução de edema, diminuição da inibição reflexa, facilitação na cicatri- zação de lesões em tecidos moles e facilitação da con- solidação de fraturas (19).

Qual a melhor corrente para dor?

A eletroestimulação pode ser realizada por vários tipos de corrente elétrica. As mais conhecidas são o TENS, FES e Corrente Russa. O TENS é o mais conhecido para o alívio das dores, o FES para ganho de trofismo e força muscular, e a Corrente Russa para a realização de drenagem linfática e melhora da circulação.

Artigo anterior
Qual queijo é bom para tomar com cerveja?
Artigo seguinte
Quando o INSS não cumprir uma decisão judicial?