Quais são os objetos diretos?
Perguntado por: Marco Vasco Teixeira Araújo Torres | Última atualização: 6. März 2025Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)
Os objetos diretos podem ser representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos e orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
O que é o objeto direto exemplos?
O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.
Como identificar o objeto direto?
Para identificar um objeto direto, você precisa encontrar um verbo transitivo direto — justamente o verbo que não precisa de preposição para ter sentido completo, como veremos adiante. Matheus limpava as cadeiras — limpava o que? As cadeiras.
Quando o se é objeto direto?
d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”. Ex: A garota penteou-se diante do espelho.
O que é um objeto direito?
O objeto direto é um termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto. Na frase acima, o termo sublinhado é um objeto direto preposicionado.
O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)
O que é objeto direto e indireto exemplo?
- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. Ex.: A notícia interessava-lhes.
O que é o objeto indireto?
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido.
Como identificar o objeto em uma frase?
Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.
Como saber se é OD ou OI?
Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).
Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
Como saber se é verbo transitivo ou intransitivo?
Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.
O que é um objeto indireto exemplos?
O objeto indireto é um termo integrante da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Observe os termos em destaque na seguinte oração: Preciso de um sapato novo.
Como saber se é objeto direto preposicionado?
1. O Objeto Direto deve ser Preposicionado quando os Verbos Transitivos Diretos forem um dos Pronomes Pessoais Tônicos, como: mim, ti, ele, eles, ela, elas. Se deres ouvido a ele, ofenderás a mim.
Qual das frases abaixo se classifica como objeto direto?
Resposta verificada por especialistas. A frase que se classifica como objeto direto é: Nero apreciava doces gelados. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa B.
Qual a diferença entre objeto direto e complemento nominal?
O complemento nominal completa o sentido de um nome, podendo esse ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Por sua vez, o complemento verbal completa o sentido de um verbo. O complemento verbal pode ser um objeto direto ou indireto, a depender da necessidade ou não de preposição regendo o verbo.
O que é um verbo transitivo indireto?
Conheça o verbo transitivo indireto. O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.
Quando o pronome lhe é objeto indireto?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
O que é direto e indireto?
O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.
Como identificar o núcleo do objeto direto?
Como “demandas” é a palavra que dá significado a entrega ela é chamada de núcleo do objeto direto. Nesse caso, em particular, temos um verbo bitransitivo. Quem entrega, entrega algo a alguém. Por isso “aos clientes” é o objeto indireto (e “clientes” é o núcleo).
Quais são os verbo intransitivo?
- Verbo nascer;
- Verbo morrer;
- Verbo viver;
- Verbo voltar;
- Verbo chegar;
- Verbo andar;
- Verbo chorar;
- Verbo cair;
Quais são os principais fatores que estão envolvidos com a mudança da fase vegetativa para a reprodutiva?
Como voltar a cor normal do WhatsApp?