Quais são os objetivos da Portaria 2048 de 5 de novembro de 2002?
Perguntado por: Rui Artur Cardoso | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)
· Dar retaguarda às unidades básicas de saúde e de saúde da família; · Diminuir a sobrecarga dos hospitais de maior complexidade que hoje atendem esta demanda; · Ser entreposto de estabilização do paciente crítico para o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.
Qual o principal objetivo da Portaria GM 2048?
O que diz a Portaria 2048? Basicamente, a Portaria 2048 de 2002 fala sobre o atendimento pré-hospitalar (APH) que nada mais é do que o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes. De acordo com a legislação, há dois tipos de APH: o Fixo e o Móvel.
Quais os objetivos da Política Nacional de Atenção às Urgências?
A Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência (PNAU) tem como objetivo intermediar a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade. ... Isso se deve às dificuldades que os entes federativos enfrentam com a pactuação exigida e por questões políticas presentes no planejamento e gestão.
Quais os tipos de ambulância Portaria 2048?
...
Viatura Tipo E
- 01 Condutor;
- 01 Enfermeiro;
- 01 Médico.
Qual o principal objetivo da Portaria nº 1600 de 7 de julho de 2011?
PORTARIA Nº 1.600, DE 7 DE JULHO DE 2011. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atençãoàs Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). ... 1° Esta Portaria reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).
PORTARIA Nº 2048, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2002
Qual objetivo do Componente Atenção Básica em saúde na urgência e emergenciais?
o Componente Atenção Básica em Saúde, que tem por objetivo a ampliação do acesso, o fortalecimento do vínculo e a responsabilização, desde o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção.
Qual a finalidade da RAU?
No Brasil, a Rede de Atenção às Urgências (RAU) foi instituída buscando superar essa fragmentação da atenção às urgências e com a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos ...
Quais são os tipos de ambulância?
- Ambulância tipo A. Esse tipo de ambulância, presente em nossa frota, é usada para o transporte de pacientes sem risco de vida, remoções simples e de caráter eletivo. ...
- Ambulância tipo B. ...
- Ambulância tipo C. ...
- Ambulância tipo D. ...
- Aeronave de Transporte Médico. ...
- Embarcação de Transporte Médico.
Qual a classificação das ambulâncias?
- Ambulância tipo A: destinada ao transporte de pacientes sem risco de vida, remoções simples e caráter eletivo. ... - Ambulância Tipo B: destinada ao suporte básico, transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida, sem necessidade de intervenção médica local.
Como são classificadas as ambulâncias?
TIPO A - Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo. ... TIPO F - Embarcação de Transporte Médico: veículo motorizado aquaviário, destinado ao transporte por via marítima ou fluvial.
Qual o objetivo do programa Samu?
SAMU (192) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situações de urgências ou emergências, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
Quais os princípios básicos da assistência urgência em qualquer paciente?
Vermelho (atendimento imediato, com risco de vida; emergência) Laranja (o paciente pode aguardar até 30 minutos; urgência) ... Verde (o paciente pode aguardar até 2 horas; não urgente) Azul (o paciente pode aguardar até 4 horas; ordem de chegada)
Quais são os casos de urgência e emergência?
São exemplos de emergência: cortes profundos, acidente de ordem elétrica, picada ou mordida de animal peçonhento, queimaduras, afogamentos, infarto do miocárdio, entre outros. Já os casos de urgência são: fraturas, luxações, torções, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos, mas não cede.
Quais são os atributos principais Segundo a Portaria 2048 para o atendimento pré-hospitalar móvel?
Considera-se como nível pré-hospitalar móvel na área de urgência, o atendimento que procura chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas), que possa levar a sofrimento, sequëlas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, ...
O que é e qual a função da regulação médica de urgência e emergência?
A regulação médica das urgências é um sistema de acolhimento de solicitações de ajuda efetuado por auxiliares de regulação médica e um médico com o propósito de triar, distribuir e monitorar o socorro de forma efetiva, com recursos apropriados, de acordo com um interrogatório sistematizado.
Qual Portaria regulamenta o funcionamento do sistema de urgência e emergência no Brasil?
A portaria 2048 de 2002 é, em resumo, um documento instituído pelo Ministério da Saúde, onde se estabelece os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência.
Qual a função da ambulância tipo B?
Ambulância Tipo B
A segunda ambulância da lista serve para carregar pacientes que estão com risco de vida, mas não precisam de atendimento no local. Ela vem tripulada por um técnico de enfermagem e uma pessoa responsável por dirigir a ambulância.
O que têm em uma ambulância tipo B?
TIPO B – Ambulância de Suporte Básico ou Pré-Hospitalar: Veículo destinado ao transporte Inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento Pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante ...
Quem é o pai do APH?
O atendimento pré-hospitalar teve início no final dos anos 1700 através do médico chefe militar francês de Napoleão, o Barão Dominique Jean Larrey (o pai do APH).
Quais tipos de ambulância podem ser divididas pelos seguintes tipos de função?
As ambulâncias podem ser divididas pelos seguintes tipos de função: ... Ambulâncias de cuidados intensivos - são um tipo mais avançado de ambulâncias de emergência. São guarnecidos com uma tripulação e equipamento capazes de aplicarem medidas de suporte avançado de vida.
O que diferencia a ambulância básica da USA?
“A grande diferença entre as motolâncias para as USBs e USAs é que elas não podem realizar a remoção do paciente até a unidade hospitalar de referência para o atendimento do paciente. Por ser um veículo de menor porte, as Motolâncias chegam até a ocorrência em menor tempo e antecipam o atendimento.
Qual a diferença entre ambulância e Samu?
As ambulâncias do SAMU, que prestam atendimento à população, dividem-se em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo a última popularmente conhecida como UTI móvel.
Qual a finalidade da organização da rue?
Buscando sempre o acolhimento com classificação de risco e resolutividade, a organização da Rede de Urgência e Emergência (RUE) tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência ...
Quais são os componentes da rue?
Componentes da RUE: UPA, Samu, Portas Hospitalares SOS, Leitos de Retaguarda e Atenção Domiciliar - programa Melhor em Casa.
Como funciona a rue?
A RUE, como rede complexa e que atende a diferentes condições (clínicas, cirúrgicas, traumatoló- gicas, em saúde mental etc.), é composta por diferentes pontos de atenção, de forma a dar conta das diversas ações necessárias ao atendimento às situações de urgência.
Qual a diferença entre ganache e trufa de chocolate?
Onde Thomas Shelby nasceu?