Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?

Perguntado por: Gonçalo Figueiredo de Esteves  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

  • REVISÃO DE LITERATURA. ...
  • 2.1 Exame de esfregaços corados. ...
  • 2.1.1 Coloração de Gram. ...
  • 2.1.1.1 Coloração Ácido-Resistente. ...
  • 2.4.1 Multiplex PCR. ...
  • 2.4.2 Nested PCR. ...
  • 2.4.3 PCR em tempo real. ...
  • CONCLUSÃO.

Como podemos fazer a identificação laboratorial das bactérias?

Os meios mais utilizados para diagnósticos laboratoriais são: exame histopatológico de Ziehl-Neelsen, Reação Polimerase em Cadeia (PCR), ELISA e Exame Bacteriológico (Ágar MacConkey, Ágar Xilose-Lisina-Desoxicolato (XLD), Ágar Entérico de Hektoen (HE) e Ágar Verde Brilhante).

Como é a identificação das bactérias?

Técnicas de coloração: na técnica de Gram ou na técnica de Ziehl-Neelsen, colônias bacterianas são espalhadas numa lâmina, onde são fixadas e coloridas. Em seguida, as bactérias são observadas ao microscópio óptico e identificadas pela morfologia e coloração.

Quais as principais características utilizadas para a identificação dos milhares de espécies de bactérias?

Os milhares de espécies de bactérias são diferenciados através de análise de diferentes características, tais como morfologia, presença e tipo de flagelos, composição química da parede celular (Gram), requerimentos nutricionais, atividades bioquímicas e fonte de energia e seqüência de nucleotídeos do DNA genômico.

Qual o princípio da aplicação dos testes bioquímicos para identificação das bactérias?

O teste bioquímico IMViC, normalmente é utilizado para identificação de enterobactérias a partir da capacidade de produção de indol, gás sulfídrico, acetoína; da capacidade de utilizar o citrato como única fonte de carbono e da motilidade.

Video Aula 7 - Microbiologia / Identificação de bactérias

30 questões relacionadas encontradas

O que são testes bioquímicos?

Os testes bioquímicos são utilizados com a finalidade de avaliar a multiplicidade de funções metabólicas desempenhadas pelos órgãos e tecidos do animal. ... As dosagens bioquímicas podem ser realizadas com o soro sanguíneo, sendo que algumas delas podem ser feitas com o plasma, urina e/ou líquidos cavitários.

Por que os testes bioquímicos são importantes para a classificação bacteriana?

testes bioquímicos, que permitem a identificação de bactérias, de acordo com suas propriedades metabólicas que são únicas para cada espécie. Favorece o crescimento de alguns organismos, mas suprime o crescimento de outros. ... Contém nutrientes especiais que favorecem o crescimento de um organismo específico.

Quais são as características principais das bactérias?

Principais características das bactérias

As bactérias são microrganismos unicelulares que possuem membrana e citoplasma, mas que não têm núcleo definido. O material genético é o ácido desoxirribonucleico (DNA) que se encontra disperso no citoplasma. Há bactérias parasitas que causam doenças como cólera e pneumonia.

Quais as características específicas apresentadas pelas bactérias Gram-positivas que as diferenciam das Gram-negativas?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Como identificar bactérias no meio de cultura?

Um exemplo de meio de cultura especial é o Manitol, um meio salino com indicador de pH que tem a sua cor alterada quando ocorre o processo de fermentação e produção de ácido. Nesse meio é possível a identificação da bactéria Staphylococcus aureus.

Como observar bactérias no microscópio?

Visualização de bactérias ao Microscópio Óptico (Microscopia de imersão, aumento de 1000X). A maioria dos microrganismos são “incolores” ao microscópio óptico (M.O.). Para ficarem evidentes quanto a sua forma e eventual agrupamento devem estar corados. Existem inúmeros métodos para coloração.

Como identificar e diferenciar os estafilococos estreptococos e enterococos?

IDENTIFICAÇÃO PRELIMINAR

A identificação dos estreptococos e estafilococos é baseada na morfologia que apresentam em meios líquidos. Sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos mostrando-se em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados.

Como identificar bactérias Gram negativas?

As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul.

Quais os métodos mais utilizados para detecção de patógenos?

Vários métodos sorológicos são usados para identificar e detectar bactérias fito- patogênicas em sementes, desde os mais simples, como aglutinação em lâminas, até os mais complexos, como enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA) e imuno- fluorescência (IF).

Qual a importância da identificação bacteriana?

Isso proporciona um dimensionamento efetivo de projetos de remediação, ajustando-se as condições geoquímicas do meio às taxas ótimas de crescimento bacteriano e catabolização dos compostos orgânicos de interesse.

Quais outros métodos podem ser utilizados para realizar quantificação bacteriana?

Há dois métodos para a realização da contagem de bactérias em placa, que são eles: método de espalhamento em placa e método pour plate.

Quais as características específicas apresentadas pelas bactérias Gram-positivas?

As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.

O que são bactérias Gram-positivas e negativas?

As bactérias Gram-positivas são classificadas pela cor que adquirem após aplicação de um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-positivas adquirem coloração azul quando essa coloração é aplicada a elas. As outras bactérias adquirem coloração vermelha. Elas são chamadas de Gram-negativas.

Qual dos seguintes componentes está presente em bactérias Gram-positivas mas não nas Gram-negativas?

Um dos elementos presentes nas Bactérias Gram-positivas que não faz parte das Gram-negativas é o Acido Teicóico. O componente em questão é o Ácido Teicóico.

Quais são as principais estruturas das bactérias?

Estrutura Celular das Bactérias
  • Cromossomos. O cromossomo que está presente nas bactérias é circular e possui uma única molécula de DNA. ...
  • Plasmídeo.
  • Hialoplasma. Bactérias. ( ...
  • Ribossomos. ...
  • Grânulos de Reserva. ...
  • Membrana Celular. ...
  • Parede Celular. ...
  • Cápsulas.

Qual a importância das provas bioquímicas?

A investigação das atividades metabólicas das bactérias “in vitro” é chamada de Provas Bioquímicas e servem para auxiliar o microbiologista a identificar grupos ou espécies de bactérias ou leveduras através da verificação das transformações químicas, que ocorrem num determinado substrato, pela ação das enzimas de um ...

Quais são os principais exames bioquímicos?

Exames Bioquímicos
  • Ureia.
  • Creatinina.
  • Ácido úrico.
  • Amoníaco.
  • Proteínas plasmáticas.
  • Lipídeos plasmáticos.
  • Corpos cetônicos.
  • Bilirrubina.

Qual prova bioquímica tem a capacidade de verificar se a bactéria possui a urease?

A capacidade do microorganismo de produzir a enzima urease é verificada através da hidrólise da ureia contida no meio de Ureia Christensen deixando-o alcalino. Todas as enterobactérias possuem enzimas capazes de desaminar a fenilalanina em ácido fenil pirúvico, que é detectado pela adição do cloreto férrico a 10%.

O que é um teste imunológico?

Os testes detectam a presença de anticorpos contra parasitas, fungos, bactérias ou vírus. Podem também detectar a presença dos antígenos desses agentes, indicando diretamente a sua presença no hospedeiro. Os testes imunológicos podem ainda ser utilizados para a detecção de hormônios ou outras substâncias químicas.

Para que serve o teste de citrato?

O teste do citrato é um teste de microbiologia usado para identificar se um dado microrganismo é capaz de utilizar citrato como única fonte de carbono.

Artigo anterior
O que é o nome genérico?
Artigo seguinte
Qual é pior diesel ou gasolina?