Quais são os métodos de irrigação?

Perguntado por: Gaspar Vítor Sousa  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.

Quais os métodos de irrigação?

Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.

O que são as técnicas de irrigação?

A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas para que estas possam produzir de forma adequada.

Qual é a técnica de irrigação?

O sistema de irrigação mais utilizado é o gotejamento subsuperficial, no qual as linhas gotejadoras são enterradas a uma profundidade de 25 centímetros, entre as fileiras duplas das plantas. Apresenta elevada eficiência de aplicação de água - 90% a 95 %.

Quais são as principais características de irrigação?

A irrigação é uma técnica que tem como objetivo suprir as necessidades hídricas de uma área plantada em decorrência à baixa disponibilidade hídrica ou a má distribuição das chuvas. Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.

Sistema de irrigação para pequenos produtores

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as técnicas de irrigação mais utilizadas no Brasil?

Os principais sistemas de irrigação localizados são o gotejamento, a microaspersão e o gotejamento subsuperficial. A seguir, apresentar-se os sistemas mais usados.

Qual é o melhor sistema de irrigação?

O tipo ideal para esse caso é a irrigação por aspersão. Quando falamos em irrigação para pequenos e médios agricultores, os irrigadores por aspersão também são os mais indicados — mas não os convencionais.

Qual é a diferença de métodos e sistemas de irrigação?

O método de irrigação é a maneira pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Já o sistema se refere à disposição dos elementos que funcionam como uma estrutura organizada para possibilitar a irrigação. A partir do método escolhido, há vários sistemas de irrigação que podem ser empregados.

Qual o objetivo da técnica de irrigação?

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

Quais são os métodos de irrigação por aspersão?

O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão, do qual derivaram todos os demais. É classificado em portátil, semiportátil e fixo, dependendo do grau de movimentação em campo.

Quais as vantagens da irrigação?

Elevada eficiência de aplicação, como a água é aplicada diretamente na raiz, ocorrem poucas perdas por evaporação; Facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação; Grande adaptação aos diferentes tipos de solo; Mantém o solo uniformemente úmido e com oxigênio.

Qual a origem da irrigação?

No ano de 3.100 a.C. foi desenvolvido o primeiro projeto de irrigação pelo Faraó Menes no qual consistia em represas e canais com a finalidade de reutilizar as águas do rio Nilo em um lago novo. Já no México e na América do Sul, o seu desenvolvimento ocorreu pelas civilizações Maias e Incas há mais de 2000 anos.

Que vantagem a técnica de irrigação pode oferecer?

A irrigação, quando utilizada de forma complementar à chuva, principalmente nas regiões onde o total de precipitação natural permite o desenvolvimento e a produção das culturas, proporciona melhor aproveitamento, aumentando a eficiência do uso da água aplicada pela chuva.

Qual o método de irrigação mais antigo?

A irrigação por superfície é o método mais antigo e o mais utilizado em todo o mundo. De acordo com Cuenca (1989), a história da irrigação começa com a aplicação de água ao solo utilizando-se a sua superfície para o escoamento por gravidade.

O que seria irrigação?

A irrigação é a prática agrícola capaz de suprir a deficiência total ou parcial de água para as plantas. Na agricultura irrigada, equipamentos e técnicas específicas são utilizadas para fornecer água de forma artificial, garantindo a produção da lavoura mesmo quando não há uma oferta natural de água.

Como é o método de irrigação por superfície?

A irrigação por superfície é um método que se baseia na cobertura do solo com uma lâmina de água que irá infiltrar no perfil do solo. A água é aplicada diretamente na superfície a ser irrigada, e isso acontece através da gravidade. Por isso, esse método também é conhecido como irrigação por gravidade.

O que é a irrigação na agricultura?

Sistema onde a água é aplicada diretamente na área da raiz das plantas. Muito utilizado em irrigação de frutas, flores e hortaliças. Vantagens: Maior eficiência na aplicação de água, baixo consumo de energia, facilidade de automação e fácil aplicação de fertilizantes.

O que é irrigação moderna?

A economia da água em sistemas de irrigação moderna, as técnicas para melhorar a infiltração de água da chuva ou as colheitas melhoradas resistentes à seca são todas as formas de cuidar desse recurso tão essencial à vida.

Qual a importância da água para a irrigação?

A qualidade da água para irrigação é um dos principais fatores a serem considerados na elaboração de um projeto de irrigação. Independentemente da fonte de água que será utilizada, a irrigação cumprirá o importante papel de suprir, no solo, a demanda de água que será apresentada pelas plantas.

Quais os tipos de sistemas de irrigação por superfície?

No método de irrigação por superfície, a água pode ser aplicada por meio dos seguintes sistemas: sulcos, corrugações, faixas ou inundação.

O que é processo de irrigação do solo?

O mais comum no planeta é a irrigação por superfície, quando a água é aplicada diretamente no solo através de faixas e sulcos cavados no terreno ao redor das plantas. A água se move de uma fonte através da gravidade, para isso o terreno precisa ser nivelado e ter uma declividade projetada corretamente.

Como funciona o sistema de irrigação automático?

O sistema de irrigação automático gera água na quantidade exata que as plantas precisam. Logo, não é necessária a influência humana ou das chuvas para deixá-las úmidas. Ele é conveniente, por exemplo, para o produtor que viaja ou que não tem tempo hábil para aguar a lavoura.

Quantos tipos de irrigação existe?

Conheça, a seguir, como funcionam os diferentes tipos de irrigação mais utilizados no Brasil!
  1. Tipos de Irrigação – Pivô central. ...
  2. Tipos de Irrigação – Aspersão. ...
  3. Tipos de Irrigação – Microaspersão. ...
  4. Tipos de Irrigação – Gotejamento. ...
  5. Tipos de Irrigação – Inundação, sulcos e sulcos camalhão.

Qual é o sistema de irrigação mais barato?

O sistema de irrigação por aspersão é o tipo mais barato de sistema de irrigação. Além de ser econômico, ele também possui outras vantagens, como: fácil adaptação em diferentes topografias, flexibilidade e versatilidade, e controle do volume de água utilizado.

Qual sistema de irrigação mais barato?

Irrigação por aspersão

Além de ser o tipo de irrigação de pasto mais barata, ele também tem outras vantagens como: Fácil adaptação em diferentes topografias; Sistema muito flexível e versátil; Controle do volume de água utilizado.

Artigo anterior
Quais são os objetivos do uso de aditivos químicos nos alimentos?
Artigo seguinte
Qual diferença entre jeans e sarja?