Quais são os métodos contraceptivos tratados no texto?

Perguntado por: Igor Mota de Amaral  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

Os métodos contraceptivos tratados no texto são, respectivamente: a) Preservativo (camisinha), pílulas anticoncepcionais e dispositivo intrauterino.

Como é classificado o método contraceptivo?

Os métodos contraceptivos podem ser classificados em cinco tipos básicos: comportamentais, hormonais, de barreira, intrauterinos e definitivos.

Qual dos métodos a seguir é considerado um método de barreira *?

Os contraceptivos de barreira impedem a entrada do esperma no útero. Eles incluem preservativo, diafragma, capuz cervical e esponja contraceptiva.

São vários os métodos contraceptivos dentre eles a pílula anticoncepcional que é um método contraceptivo a base de hormônios impede a gravidez porque?

As pílulas anticoncepcionais contêm hormônios femininos sintéticos. Pílulas anticoncepcionais: podem ser combinadas e conter estrogênio e progesterona sintéticos ou conter apenas progesterona. Elas atuam impedindo a ovulação e também garantindo o espessamento do muco cervical.

De quem deve ser a responsabilidade da escolha é do uso do método contraceptivo e de prevenção?

A escolha do método contraceptivo deve ser feita de forma conjunta entre a usuária e o médico, sendo respeitado o desejo da mulher, analisando se não há contra-indicação do uso do remédio e que seja mais adequada para a paciente.

Métodos contraceptivos | Ao Vivão #06

44 questões relacionadas encontradas

De quem deve ser a responsabilidade da escolha é do uso?

Esses direitos devem ser usufruídos por homens, mulheres, adultos, jovens e vale ressaltar que o homem dever ser cada vez mais envolvido e corresponsável pela escolha e pelo uso do método contraceptivo, isto não é somente uma responsabilidade feminina.

Quem deve ficar como responsável pela escolha e utilização do método escolhido?

A mulher deve optar pelo método que melhor se adeque ao seu organismo, para que seja mais confortável para si mesma e que melhor se identifique. Métodos de barreira ou hormonais podem ser utilizados.

Quais são os anticoncepcionais hormonais?

As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo. Esses métodos têm altas taxas de eficácia, mas eleger um método que seja difícil para você usar corretamente poderá levar à gravidez indesejada (1).

Quantos métodos contraceptivos existem?

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção ...

Quais são os anticoncepcionais à base de progesterona?

No Brasil existem 3 formulações diferentes de minipílula, cada uma com uma progestina diferente:
  • Noretisterona 0,35 mcg (nomes comerciais: Norestin, Micronor).
  • Desogestrel 0,075 mcg (nomes comerciais: Cerazette, Nactali, Juliet, Kelly).
  • Linestrenol 0,5 mcg (nomes comerciais: Exluton).

Quais são os métodos de barreira?

São chamados métodos de barreira por impor obstáculos mecânicos ou químicos à ascensão dos espermatozoides no canal cervical. Os métodos conhecidos são os preservativos, também chamados códon ou camisinha (feminina e masculina); o diafragma e os espermicidas químicos.

Quais são os métodos contraceptivos femininos e masculinos?

Conheça os principais métodos anticoncepcionais
  • Pílula Anticoncepcional. É o método anticoncepcional mais usado em todo o mundo. ...
  • Camisinha Masculina. ...
  • Camisinha Feminina. ...
  • Anel Vaginal. ...
  • Diafragma. ...
  • DIU de Cobre. ...
  • DIU Hormonal. ...
  • Contraceptivos Injetáveis.

Qual é o método contraceptivo mais adequado?

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

Quais são os tipos de anticoncepcionais que existem?

Os tipos de contraceptivos
  • Pílula. Contraceptivo oral que geralmente combina estrogênio e progesterona. ...
  • Injeção mensal. Produzida à base de progesterona e estrogênio, contém a dose indicada para um mês de contracepção. ...
  • Anel vaginal. ...
  • Adesivo. ...
  • Sistema intrauterino (SIU) ...
  • Implante. ...
  • DIU de cobre. ...
  • Preservativo masculino e feminino.

Qual a melhor opção para não engravidar?

O anticoncepcional oral, também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado pelas mulheres para evitar a gravidez, pois possui hormônios que são semelhantes àqueles produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra e não exista um óvulo pronto para ser fecundado.

Quais são os nomes de anticoncepcional?

Medicamentos Anticoncepcionais
  • Cerazette 3x28 Comprimidos. ...
  • Qlaira Bayer 28 Comprimidos. ...
  • Evra 3 adesivos. ...
  • Iumi 3x24 Comprimidos Revestidos. ...
  • Elani 28 3x28 Comprimidos Revestidos. ...
  • Desogestrel 75mcg Genérico Neo Química 84 Comprimidos. ...
  • Drospirenona Genérico 3mg + Etinilestradiol 0,02mg EMS 72 Comprimidos Revestidos.

Qual o melhor anticoncepcional hormonal?

A progesterona mais indicada e usada é levonorgestrel, justamente devido a sua ação androgênica.

O que são os métodos contraceptivos hormonais?

Tipos de contraceptivos hormonais

Conheça, abaixo, os principais tipos de contraceptivo hormonal.

Quais os anticoncepcionais mais indicados pelos ginecologistas?

Acetato de ciproterona: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis (indicada para tratamento de ovários policísticos devido a grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita)

Quem deve fazer o planejamento familiar?

Art. 1º O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposto nesta Lei. Art. 2º Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Como o planejamento familiar?

Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção.

Como os métodos contraceptivos podem ser usados no planejamento familiar?

Espermaticida: são produtos para serem colocados na vagina antes da relação sexual. Eles impedem que os espermatozoides penetrem no útero, evitando assim, a gravidez. Os espermaticida podem ser usados sozinhos, porém são mais seguros quando usados junto com outros métodos (camisinha, diafragma, tabela).

Qual o método contraceptivo que traz menos danos à saúde?

Os preservativos são o único método contraceptivo que protege contra a gravidez e as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis)

Qual é mais eficaz pílula ou DIU?

3. Qual é o mais seguro, a pílula ou o DIU? O DIU é o melhor contraceptivo. Enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%.

Qual a diferença entre vasectomia e laqueadura?

A laqueadura, ou ligadura, consiste no corte das tubas uterinas, também conhecidas como trompas de falópio. Já na vasectomia, o que se corta são os canais deferentes, que levam os espermatozoides até a vesícula seminal.

Artigo anterior
Como duplicar prancheta?
Artigo seguinte
Quem faz hemodiálise o rim voltar a funcionar?